sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Lula será testemunha no processo do mensalão no STF.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, enviou ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o comunicar de que ele será testemunha de defesa no processo do mensalão, esquema denunciado em 2005 em que parlamentares supostamente recebiam dinheiro em troca de apoio político ao governo.

Lula foi incluído como testemunha do processo a pedido de dois réus, os ex-deputados Roberto Jefferson, atual presidente do PTB, e José Janene, ex-líder do PP.

Roberto Jefferson reponde ao processo por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Janene é réu pelos mesmos crimes e também por formação de quadrilha. O esquema foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) e virou ação penal no Supremo em agosto de 2007.

O MPF classifica o mensalão como um esquema que se especializou em “desviar dinheiro público e comprar apoio político”, com o objetivo de “garantir a continuidade do projeto de poder” do PT.

Lula ainda terá de se manifestar sobre sua opção entre ser ouvido pessoalmente ou por escrito. O Código de Processo Penal faculta ao presidente que preste depoimento em local, dia e hora previamente ajustados com o juiz. O MPF e os advogados dos 39 réus do processo poderão fazer perguntas a Lula. As questões, no entanto, precisam ser aprovadas pelo relator antes de serem enviadas ao presidente.

De acordo com o STF, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), também foi arrolado como testemunha no mensalão. O peemedebista será testemunha de José Rodrigues Borba, que responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524