quinta-feira, 9 de julho de 2009

Casos de dengue caem pela metade entre janeiro e junho, diz Saúde.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quinta-feira (9) uma redução de 50% nos casos de dengue no país entre 1º de janeiro e 13 de junho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério da Saúde, houve uma redução de 70% nos óbitos. Foram 131 mortes neste ano, contra 436 no mesmo período de 2008.

O estado com maior redução no número de casos da doença foi o Rio de Janeiro, com uma queda de 96% em relação ao mesmo período do ano passado. No Rio Grande do Norte, a redução foi de 93%.

Apesar da queda nestes estados, houve aumento no número de casos em outros sete: Acre, Roraima, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: eles concentraram 56,3% dos casos. Só no Acre, o aumento no número de pessoas infectadas por dengue subiu 804% em relação ao mesmo período de 2008.

O ministro José Gomes Temporão atribuiu à "falta de continuidade administrativa" o aumento de casos em alguns estados. "Houve problemas de continuidade administrativa após a eleição. Houve um impacto", disse. Temporão afirmou também que, na região Norte, há a presença dos três sorotipos da doença, o que, segundo ele, causou uma "sobrecarga" nos serviços de saúde.
Os índices divulgados nesta quinta são consolidados. No começo de junho, o ministério havia anunciado uma redução de 52,3% nos casos de dengue após uma apuração preliminar.

Temporão disse que o ministério vai usar a web no combate à doença. Orkut e Twitter serão usados no trabalho de divulgação sobre formas de prevenção, a exemplo do que já é feito com a influenza A. A notificação de casos e morte também passará a ser online.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524