sábado, 24 de janeiro de 2009

Política - Itabuna (BA): Entrevista com Juçara Feitosa


Durante essa semana o blog Políticos do Sul da Bahia entrevistou a ex-candidata a prefeita de Itabuna, Juçara Feitosa (PT). Na entrevista ela comentou a eleição municipal, a vitória de Azevedo, as perspectivas em relação ao governo do Capitão e Azevedo e sobre o seu futuro político.

BLOG. O que levou a você sair candidata a prefeita de Itabuna na última eleição?

Juçara Feitosa: Em primeiro lugar, o desejo de fazer mais por Itabuna, de melhorar os serviços e colocar a prefeitura a serviço dos itabunenses e do povo mais humilde. Trazer de volta a cidade como referencia em saúde, educação e desenvolvimento e cuidado com os bairros, além do olhar feminino e a sensibilidade de mulher. O desejo de colocar em prática a nossa experiência e realizar projetos que não foram possíveis quando fui secretária de desenvolvimento social. Tive também o apoio do meu partido o PT que saiu unido em torno do nosso nome e por ter apoios importantes que me incentivaram a seguir em frente. Além de Sena, meu vice, um político correto, com uma trajetória de lutas em defesa dos trabalhadores e da população itabunense..,

BLOG. A senhora liderou as pesquisas durante todo o processo eleitoral. Houve algum fato determinante para a vitória do candidato do DEM, Capitão Azevedo?.

Juçara Feitosa: Fiz uma campanha ousada, submeti o nosso nome para ser julgado pelo conjunto de filiados do PT, busquei apoios importantes dos partidos, fiz inúmeras reuniões com os diversos segmentos da sociedade (operários, associações de bairros, pequenos empresários , sindicatos, lideranças etc.), fiz corpo a corpo pelos bairros, conversei com o povo. O problema que foi a administração de Fernando Gomes, sinalizava que o povo estava cansado daquela modelo desastroso, mas infelizmente, ao mesmo tempo parte da sociedade se empenhava na sua manutenção, o que resultou na vitória do candidato que durante quatro anos foi vice e compactou com o próprio Fernando Gomes.

BLOG. A senhora fez uma campanha propositiva, apresentando projetos para a cidade. As pessoas não assimilaram essas mensagens?.

Juçara Feitosa: Falei de propostas possíveis, de cuidar das pessoas mais humildes, de aplicar bem o dinheiro público, de fazer auditorias, de não enganar o povo. Infelizmente as falsas promessas de 20 mil bolsas famílias municipais, as carteiras de motorista gratuitas, as promessas de terrenos, empregos e outras facilidades tiraram a atenção para o principal problema dessa cidade que era desvio de recursos.

BLOG. A senhora teve o apoio do governador Jaques Wagner e do presidente Lula. Na sua concepção, o que faltou para a vitória?.

Juçara Feitosa: Foram apoios importantes, tive apoios de diversos secretários de estado, de Geraldo Simões, do nosso conjunto de vereadores da nossa coligação e embora com uma expressiva votação não atingimos o objetivo, portanto nas avaliações sempre se estará achando que faltou algo, que existiram erros.

BLOG. Mesmo não conseguindo obter êxito, o que você conseguiu tirar de positivo da última eleição?.

Juçara Feitosa: Tivemos um contato extraordinário com o povo, envolvemos famílias, crianças, jovens. Além de ser a primeira mulher candidata a prefeita. Tivemos vereadores da nossa coligação vitoriosos e com estupenda votação Loiola, Claudevane, Roberto de Souza, Wenceslau, Raimundo Pólvora, Rose de Castro. Tivemos mais de 40.000 votos, foi uma demonstração de apoio de uma expressiva parcela da população ao nosso projeto.

BLOG. Quais são seus planos para o futuro, pretende continuar na vida pública?.

Juçara Feitosa: Gosto da política, de vivenciar os problemas e de como ajudar o povo. Certamente continuarei trabalhando nesse sentido.

BLOG. Segundo os comentários na cidade, provavelmente você será candidata a Deputada Estadual em 2010. Está nos seus planos essa candidatura?.

Juçara Feitosa: Estou empenhada na reeleição de Geraldo para deputado federal e ajudar o governo Wagner a ter mais acertos e fazer sucessor de Lula, que poderá ser uma mulher e eu espero que o Brasil não tenha o preconceito em ter uma mulher comandando os seus destinos, até porque vários países já avançaram nesse sentido.

BLOG. Qual sua avaliação da última administração do ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes (DEM)?.

Juçara Feitosa: Lamentável. Foi responsável por muito sofrimento e perdas de vidas, abandono dos bairros e enganação. Foi o governo do engodo, da mentira, que forjou a candidatura do vice-prefeito como alguém que de nada participou durante a gestão, mesmo sendo secretário.

BLOG. Em sua opinião, o que é necessário fazer para solucionar os problemas de Itabuna, como por exemplo, Saúde e o déficit de água?.

Juçara Feitosa: Fazer uma boa política de saúde é pensar no povo e não quanto a clinica A ou B irá receber; Itabuna teve muito dinheiro na gestão anterior mas a sua aplicação foi pífia e o que vimos foi muito sofrimento, polícia federal investigando , descredenciamento, caos. É preciso recuperar a credibilidade da gestão com transparência. A questão da água, o governo Lula mandou o dinheiro e o que se viu foi “corpo mole” para resolver o problema, A questão é que o governo Fernando Gomes decidiu pela privatização da Emasa e ai interesse em resolver o problema foi zero. É importante construir a barragem do Rio Colônia.

BLOG. O atual prefeito fez várias promessas durante a campanha, como distribuir bolsas famílias municipais de 100 reais por mês para 20 mil famílias carentes. Essas promessas serão cobradas?.

Juçara Feitosa: O povo irá cobrar, porque não aceitará mais enganação. Mas não tenho esperanças, pois seu governo aproveitou boa parte do secretariado do governo anterior, manteve o salário de maior marajá do país, está de cabeça baixa, começou de maneira desastrosa. Isso é ruim para a população, para a cidade.

BLOG. Qual político brasileiro você mais admira e se inspirou para entrar na política?.

Juçara Feitosa: Admiro Lula pela sua coragem em lutar pelos trabalhadores e de por estar entre as pessoas mais influentes do mundo. Gosto também do estilo de Geraldo. Educado,cortês, mas muito firme e obstinado em suas convicções.

BLOG. Para finalizar, gostaria que você definisse em uma palavra algumas personalidades da política.
Geraldo Simões: Simples
Lula: Vencedor
Fernando Gomes: Velho Marajá
Capitão Azevedo: Novo Marajá
Luís Sena: Gente fina
Jaques Wagner: Articulador
Juçara Feitosa: Guerreira

Um comentário:

lugiordani disse...

Como pode uma pessoa tão arrogante como Juçara Feitosa dizer que se candidatou ao cargo de prefeita para ajudar os humildes? Para ajudar a classe menos favorecida, não precisa fazer parte da vida pública remunerada nem tão pouco ocupar cadeira nenhuma de qualquer segmento político, basta ter boa vontade e querer fazer a ação. Quando o marido dela que hj tem uma vida confortável em função dos cargos políticos já ocupados, fora prefeito dessa cidade Itabuna, ela ao invés de fazer "mais" pelos humildes, vivia esbanjando as peças de ouros que o seu corpo largo(gordura mesmo!) abrigava?.
Dentro da sua casa FAMÍLIA, FILHOS, ESTÃO NECESSITADOS DE MAIS AJUDA. Afinal, o Thiago feitosa, perdeu a direção da humildade e rumo de decência, dona Juçara.

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524