Lula foi questinado em entrevista ao jornal Diário do Pará sobre a dificuldade do PT em montar alianças nos Estados, em especial no Pará. O presidente respondeu:
- Se dependesse exclusivamente da minha vontade, cada estado encontraria um jeito de acomodar todos os aliados em um só palanque. Mas também não quero interferir. A palavra final cabe as lideranças políticas e às direções partidárias.
Lula, entretanto, evitou citar nomes ou dar uma solução para o problema. Ana Júlia Carepa (PT) vai tentar a reeleição ao governo do Pará e deve enfrentar uma disputa complicada, por conta dos abalos na aliança com o PMDB no Estado. Ana Júlia se elegeu em 2002 depois de se aliar ao deputado federal Jader Barbalho (PMDB).
O presidente disse esperar tranquilidade nas campanhas:
- Os partidos podem disputar regionalmente, mas mantendo o compromisso com o projeto nacional. Espero apenas que a disputa local seja pautada pela civilidade, pelo respeito mútuo, e que as divergências se limitem às propostas para o estado.
Lula viaja hoje à Belém para a cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Estímulo à Produção de Óleo de Palma. O presidente visita a comunidade Quatro Bocas, onde vai entregar títulos provisórios de terras e licenciamento ambiental para 3,7 mil agricultores familiares da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário