terça-feira, 25 de maio de 2010

Mais de 130 cidades estão em estado de emergência por seca no Piauí.

Pelo menos 137 cidades do semiárido do Piauí decretaram estado de emergência por causa da seca que atinge o estado desde março. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 130 mil famílias foram afetadas pela falta de chuva.

“Ainda não há registro de falta de água para consumo humano, mas a seca prejudicou a produção agrícola e já começa a faltar água para consumo animal. Estimamos que, em média, 80% das safras tenham sido perdidas”, diz Romoaldo dos Santos, diretor de programas especiais da Defesa Civil do Piauí. Os principais produtos cultivados no semiárido do Piauí são feijão, milho, arroz e mandioca, segundo o diretor.

O período chuvoso na região do semiárido nordestino ocorre, anualmente, entre fevereiro e maio. “Desde dezembro de 2009 era prevista uma condição desfavorável a chuvas na região, e isso é preocupante porque justamente a estação chuvosa teve pouca chuva”, diz o meteorologista Lincoln Alves, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). Para os próximos meses, a previsão é de tempo ainda mais seco.

O que provoca as chuvas no semiárido do Nordeste neste período é a Zona de Convergência Intertropical, uma banda de nuvens entre os trópicos que, entre os meses de fevereiro e maio, costuma atingir sua posição mais ao sul, causando chuva no Nordeste.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524