sábado, 2 de maio de 2009

Lula pede que ministros apresentem marco regulatório para pré-sal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e para o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que apresentem logo um marco regulatório para definir como será a exploração na camada pré-sal. As regras devem estar prontas em até 60 dias.

"O ministro Lobão e a ministra Dilma têm prazo para me apresentar o novo marco regulatório para exploração de petróleo e isso é urgente", disse.
A declaração foi dada nesta sexta-feira (1), no Rio de Janeiro, durante solenidade de comemoração pelo início das operações no pré-sal da Bacia de Santos. O campo de Tupi, situado em águas profundas da Bacia de Santos, é o primeiro que a Petrobras começa a explorar na camada de pré-sal.

“Essa descoberta coloca o Brasil numa posição de respeitabilidade maior. Então precisamos definir logo as regras e poderemos decidir o que nós queremos desse petróleo daqui a 40 anos”, disse Lula. Lula não pôde ir à jazida e participar do início das extrações porque as condições meteorológicas adversas atrapalharam os planos do presidente.
Ele disse que se sentiu frustrado por não ter conseguido embarcar na plataforma de Tupi para a primeira extração do óleo. "Sou como o noivo que foi para a Igreja, mas a noiva não apareceu", disse ele, arrancando gargalhadas da plateia.

Durante a cerimônia realizada na Marina da Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro, Lula afirmou que nas últimas semanas foram feitos vários esforços para que ele fosse à plataforma, mas "cada hora aparecia um problema".
A Petrobras apresentou um pequeno barril de petróleo que foi extraído na manhã desta sexta-feira da jazida.

Bem-humorado, Lula brincou com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, dizendo que a estatal vai ter que fazer uma série de réplicas do barril de petróleo extraído hoje de Tupi e que ele recebeu na comemoração do início das operações na área. "Vou presentear toda autoridade de outro país que vier aqui com este regalo", disse.
O barril que recebeu na cerimônia Lula repassou para o vice-presidente José Alencar. O presidente o homenageou dizendo ele merece participar desta "nova era" que se inicia hoje, e cedeu parte do seu tempo em discurso para que Alencar também se pronunciasse.

O campo de Tupi, situado em águas profundas da Bacia de Santos e a cerca de 300 km do litoral do Rio, é o primeiro que a empresa começa a explorar na camada de pré-sal.
A fase inicial de extração de Tupi, de testes, será realizada a partir de uma plataforma com capacidade para processar 30 mil barris diários de petróleo.
A Petrobras pretende iniciar no próximo ano o projeto-piloto em Tupi, para o que elevará a extração até 100 mil barris de petróleo e 4 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

2 comentários:

Taciana disse...

Parabéns pelo blog
informativo e consequentemente produtivo :)
muiito bom mesmo!

Unknown disse...

parabens pelo blog.

muito bom,vai longe

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524