Apucarana completou em 2009, 65 anos de emancipação política. Fundada em 28 de janeiro de 1944, localiza-se a 370 quilômetros de Curitiba, capital do Estado, 460 quilômetros do principal Porto Marítimo do Sul do País, o de Paranaguá. Devido à sua altitude - 983 metros - é chamada de Cidade Alta e com uma população superior a 110 mil habitantes, tem o melhor clima da região, registrando temperatura média anual de 20ºC. Desde 2001, também é chamada de “Cidade-Educação”, por adotar o ensino integral em todas as escolas da rede municipal.
Apucarana é também município pólo do chamado Vale do Ivaí, composto por 28 cidades. Privilegiada por sua posição geográfica e com área de mais de 544 quilômetros quadrados, está entre as três mais importantes cidades em desenvolvimento do Norte do Estado.
O nome “Apucarana” tem origem na língua dos índios Guaianases: Apó (a base), Caarã (semelhante à floresta), Anã (imensa).
Colonizada a partir de 1934, para cá vieram ucranianos, japoneses, italianos, alemães, portugueses, libaneses, dentre outras nacionalidades e pátrios de todos os estados brasileiros.
* Foto de Edson Denobi Caldeira/PMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário