Os dados do BC mostram forte crescimento no uso dos cartões de débito que, pela primeira vez, ultrapassaram a quantidade de operações com cheques no país. Em 2008, houve 2,1 bilhões de transações com cartões de débito, contra 1,94 bilhão de operações com cheques. Em 2007, as transações com cartões de débito somaram 1,7 bilhão, e aquelas com cheque totalizaram 1,99 bilhão.
De acordo com o BC, a quantidade de transações realizadas com cartões de crédito, que cresceu à taxa média anual de 19%, de 2003 a 2007, teve sua taxa de expansão reduzida para 14,8% em 2008. Para cartões de débito, as respectivas taxas de crescimento foram de 27% e 23,5%, acima, portanto, das correspondentes taxas dos cartões de débito em circulação, o que indica aumento no percentual de utilização por cartão de débito.
"Embora a quantidade de transações por cartão de crédito seja similar àquela observada nas economias mais desenvolvidas - 18,4 transações por cartão por ano - a de cartões de débito ainda é relativamente pequena - 9,3 transações por cartão por ano - o que mostra que ainda há espaço para aumento na utilização desse instrumento de pagamento", avaliou o BC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário