“Onde eu vou ficar com as minhas filhas, sem ter para onde ir?”, desespera-se a dona de casa Gessé Alves. A água que tomou conta da periferia está chegando às avenidas importantes da cidade. O Rio Parnaíba, que também corta Teresina, não para de subir. A situação se agravou com a liberação de água da represa Boa Esperança, no sul do estado, que nesta quinta atingiu 100% da capacidade. A vazão é de 1,5 mil m³ por segundo. Com isso, o nível do Parnaíba subiu seis metros. “A situação está totalmente sob controle”.
Quinze municípios já decretaram situação de emergência. Na Região Norte, estradas foram destruídas pelas enchurradas. Muitas comunidades estão isoladas. “Quando fica alguém doente, a ambulância não atravessa, aí fica ruim”, lamenta o agricultor José Maria dos Santos.
Maranhão
No Maranhão, a Justiça decidiu converter penas alternativas em pagamento de cestas básicas para os desabrigados pelas enchentes. Quatro rodovias federais continuam parcialmente interditadas no estado. A Defesa Civil intensificou a distribuição de donativos em Trizidela do Vale, uma das cidades das mais atingidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário