quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mundo - Obama diz que novo teste norte-coreano é "grave preocupação".

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta segunda-feira que o novo teste nuclear norte-coreano, junto com um teste de mísseis de curto alcance, é uma "grave preocupação para todas as nações" e deveria ser alvo de medidas da comunidade internacional.

"As tentativas da Coreia do Norte para desenvolver armas nucleares, bem como seu programa de mísseis balísticos, constituem uma ameaça à paz e à segurança internacionais", disse Obama em comunicado depois dos testes norte-coreanos.

A Coreia do Norte representa um grande desafio diplomático ao governo Obama, num momento em que ele enfrenta a crise econômica global e se empenha em conter o programa nuclear iraniano, que o Ocidente suspeita que esteja voltado para a eventual produção de armas -- algo que Teerã nega.

A Coreia do Norte havia realizado seu primeiro teste nuclear em outubro de 2006, e em abril deste ano o país lançou um foguete, o que supostamente violou a proibição de que testasse mísseis de longo alcance.
De acordo com ele, a Coreia do Norte está violando as leis internacionais e "desafiando direta e imprudentemente a comunidade internacional."

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524