sábado, 16 de maio de 2009

Chuvas deixam 53 municípios do Amazonas em situação de emergência.

No Amazonas, 53 municípios, o que equivale a 85% do estado, estão em situação de emergência devido às chuvas e cheia dos rios.

Em Manaus, o rio Negro ultrapassou a cota de alerta, que é a média das maiores cheias já registradas. Segundo o Serviço Geológico do Brasil, vem chovendo muito nos últimos quatro anos na bacia Amazônica. Parte da água que deveria ter corrido para o oceano se acumulou na região. Os alertas são dados com a ajuda de ribeirinhos. Há 30 anos, dona Rosa faz parte de uma rede de 360 observadores que todos os dias anotam, centímetro a centímetro, a subida da água. “O que a gente pode fazer? Tem que esperar a natureza”, diz dona Rosa. A chuva fez estradas desaparecerem, como a que ligava uma comunidade ao município de Careiro da Várzea.

Na cidade, há três domingos não há missa. O rio agora passa por dentro da igreja. A principal praça da cidade foi invadida pelas águas há duas semanas. A cidade inteira deve continuar alagada por pelo menos mais um mês. E os moradores vão tentando manter a rotina mesmo vivendo em cima d' água. Nas lojas, as mercadorias estão próximas ao teto.

A cidade inteira caminha sobre pontes estreitas. Para continuar trabalhando, donos de lanchonetes subiram o piso para os clientes, mas continuam muito perto da água. Com os moradores permanecendo nas casas alagadas, cresceu o risco de acidentes com animais venenosos. Segundo o Função de Medicina Tropical do Amazonas, nos quatro primeiros meses do ano aumentou 40% o número de acidentes.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524