quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Salvador (BA) - Via Expressa Baía de Todos os Santos mais perto da concretização

Maior obra viária de Salvador nos últimos 30 anos, a Via Expressa Baía de Todos os Santos está mais próxima da concretização. Quarta-feira (26), a Comissão de Licitação, integrada por representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Secretaria de Desenvolvimeto Urbano (Sedur), Secretaria de Infra-estrutura (Seinfra) e Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia (Derba), divulgou as propostas dos 11 proponentes que participaram desta etapa.

“Foi um ato público, com a presença de representantes de todas as empresas e consórcios concorrentes”, disse o presidente da Comissão de Licitação, Bruno Miranda.
O próximo passo será a análise das planilhas de custos apresentadas pelos proponentes. “Vamos verificar se os dados apresentados pelos proponentes correspondem aos parâmetros da licitação”, explicou.

Só a partir daí, ocorrerá a divulgação do nome da vencedora, decisão a ser publicada no Diário Oficial do Estado. Depois disso, as empresas e consórcios que tiverem suas propostas deferidas terão prazo de cinco dias úteis para recorrer.
A primeira sessão pública de licitação ocorreu em 26 de setembro, quando 14 empresas entregaram, em envelopes lacrados, propostas à Comissão Licitação. Três foram desabilitadas tecnicamente. Restaram 11, cujas propostas financeiras foram conhecidas quarta-feira.

Projeto melhorado

A Via Expressa Baía de Todos os Santos, obra do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, ligará a BR-324 ao Porto de Salvador, além de assegurar outras intervenções que garantirão melhorias para o trânsito na Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula, Largo dos Dois Leões e Baixa de Quintas.
Com 4,3 quilômetros, a via terá 10 faixas de tráfego (quatro para veículos de carga, quatro para veículos leves e duas exclusivas para ônibus), além de três túneis e 14 viadutos, que vão proporcionar, também, sensível redução do tráfego de carretas nas regiões das avenidas San Martin e Bonocô.

Neste governo, o projeto passou por um processo de requalificação. Planejada em administrações anteriores, a obra inicial previa apenas pistas exclusivas para o tráfego de caminhões e veículos pesados.
Agora há uma comunicação muito mais interativa com o espaço urbano e a população da região metropolitana, uma vez que serão construídas pistas para veículos de passeio, solucionando problemas viários estruturais de Salvador.
Equipamentos de infra-estrutura e lazer também foram previstos na sua concepção, a exemplo de ciclovia, com três metros de largura, 35,5 mil metros quadrados de passeio e quatro passarelas interligando bairros situados em sua área de influência.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524