terça-feira, 18 de novembro de 2008

Itabuna (BA) - Prefeito é acusado de sonegação e emprestimos fraudulentos

A Procuradoria Regional da República da 1ª Região denunciou o prefeito baiano de Itabuna, Fernando Gomes de Oliveira, por utilização indevida de recursos da Cooperativa de Crédito Rural Grapiúna (Credicoograp). O prefeito obteve, num período de quatro anos, 58 empréstimos que somados chegam a mais de quatro milhões de reais.
A denúncia contra Fernando foi oferecida pelo procurador Ronaldo Meira de Vasconcelos Albo ao desembargador Tourinho Neto, da segunda seção do Tribunal Regional Federal.

Os financiamentos oferecidos por essa cooperativa tem o objetivo de melhorar a estrutura e a produtividade das propriedades rurais.
Porém as investigações realizadas mostram que os recursos não foram utilizados para o fim destinado. Fernando Gomes apresentou recibos sem assinatura dos prestadores dos serviços, com valores declarados maiores que os creditados e com datas anteriores às datas de prestação dos serviços.

Outro indício é a falta de débitos, saques e compensações de cheques que indiquem transações com terceiros durante o período da prestação de serviços.
Segundo informação técnica emitida pelo Núcleo Pericial da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, o prefeito teria obtido liberação de empréstimos em datas que coincidiam com términos de financiamentos anteriores.
Esta prática demonstraria que os sucessivos empréstimos eram na verdade renovações de financiamentos, contrariando a finalidade social destes empréstimos.

Se a denúncia for acatada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e o prefeito for condenado, terá que cumprir pena de dois a seis anos de reclusão, podendo chegar a 10 anos por ter cometido o crime diversas vezes.

Um comentário:

Ricky Mascarenhas disse...

Mais uma vez não vai dar em nada, absurdo.

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524