terça-feira, 11 de novembro de 2008

Itabuna (BA) - Falta d’água atrasa liberação de corpos no DPT

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) está sendo diretamente afetado pela falta d’água em Itabuna. Em alguns casos, a liberação dos corpos está sofrendo atraso devido à impossibilidade de se efetuar a necropsia sem a utilização de água, utilizada para limpar o defunto. O abastecimento da unidade está sendo feito periodicamente pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA).

Segundo relato concedido por um funcionário da instituição, identificado através do nome “Marco”, a realização da necropsia requer a utilização de 200 a 300 litros de água. Atualmente, o DPT é responsável em atender cerca de 28 município baianos, demanda considerada muito alta para a capacidade de abrangência da referida unidade. A conclusão do processo de necropsia dura em torno de 2h a 3h, dependendo do estado de conservação do corpo analisado.

“Marco” enfatiza a deficiência do sistema de comunicação intermediado entre o DPT e as autoridades policiais responsáveis em comunicar ao órgão sobre as determinadas ocorrências averiguadas pela cidade. A demora para recolhimento de alguns corpos se deve basicamente a esse fator, apontado como a principal dificuldade enfrentada pelo órgão. “Marco” relata que em alguns casos, a falta de documentação necessária para confirmação da identidade do morto acaba retardando a liberação do corpo.

O Governo da Bahia expôs recentemente sua pretensão em reformar e ampliar a unidade do DPT em Itabuna. A realização de um concurso público para extensão das vagas da unidade está sendo viabilizado pelo governo estadual.A seca que atinge parte da região Nordeste já levou inúmeros municípios da Bahia a decretar situação de emergência. Sem chuva, os moradores de Itabuna (BA) já enfrentam o racionamento de água e alguns serviços públicos prestados à comunidade passam por sérios problemas devido à forte estiagem que atingi o município.

Fonte: Blog Maisomeno

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524