quinta-feira, 10 de julho de 2008

Ibama multa Vale em R$ 5 milhões por usar madeira ilegal

A mineradora Vale do Rio Doce foi multada nesta quarta-feira (9) em mais de R$ 5 milhões pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão afirma que a empresa vendeu ilegalmente cerca de 9,5 mil metros cúbicos de madeira e mantinha, também de forma ilegal, 612 metros cúbicos de madeira em tora, no município de Paragominas, no sudeste do Pará. Segundo o coordenador da operação, Paulo Maués, além dessas infrações a empresa não apresentou registro no Cadastro Técnico Federal (CTF) do Ibama, o que custou à mineradora R$ 9 mil em multas. A companhia também foi autuada por não ter apresentado ao órgão ambiental responsável os relatórios do CTF referentes aos anos de 2006 e 2007. De acordo com Maués, a mineradora precisa desmatar muitas áreas verdes para avançar suas frentes de lavra e essa atividade gera volumes de madeira de diversas essências.

Outro lado

Segundo a Vale, o problema ocorreu a partir de um erro em um inventário sobre a quantidade de madeira que seria removida da área de lavra, que previa a retirada de 11 mil metros cúbicos de vegetação. A quantidade removida, no entanto, chegou apenas a 2,7 mil metros cúbicos, o que teria levado o Ibama a entender que a empresa teria vendido ilegalmente a diferença.

O diretor de meio ambiente da empresa, Luiz Claudio Castro, admitiu que houve erro na elaboração do inventário, que resultou na demissão dos responsáveis. "A remoção, na verdade, foi quatro vezes menor do que estava previsto", afirmou.

Castro afirmou que a empresa levará as explicações da empresa ao Ibama para tentar chegar a um consenso. "Eventualmente, nós podemos fazer um recurso administrativo ao Ibama", disse. A empresa afirma que contratará empresa independente "para fazer uma revisão completa de todos os inventários feitos na região. E se houver erro, vamos comunicar ao Ibama".

Um comentário:

Anônimo disse...

por favor,eu não aguento,mais tanta malvadeza para os bichinhos,na região em que morro,por mais que eu pessa,as pessoas não deicha,de prender pasarinho,o pior eles mts veses morrem de fome,emquanto eu coloco comida,nas árvores para eles estes malvados vão,com os alçapo~es e pegam,ainda mts veses ameação,por isto quero saber,como denumciar, e se vcs,vem mesmo,mas sem dar alarme,pq,se começar a pegar os passaros na cidade,logo eles são avisado na roça,pq alguem manda um moto-taxi avisar é assim que eles fazem quando vcs vem prender as madeiras.vou deichar o meu email para resposta. espero não sofrer represalias por isso se for bem seguro eu digo a onde e como,chegar,inclusive quando os medereiros estiver fasendo festa,na mata, ate na minha eles entraram,para retirar madeira.foi briga demais ,eu não deixei,eas que eles cortarão não deichei levar,hora eu planto as arvores para o futuro.já plantei,50 cedros,10 mogino,30 vinhatico,e mais outras dentro da pequena capoeira, que eu tenho.grata pela atenção ,fico no aguardo.

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524