sexta-feira, 4 de julho de 2008

Economia & Negócios - Produção de veículos bate recorde no semestre


Como era esperado, tendo em vista o desempenho de vendas no primeiro semestre, a produção da indústria automobilística nacional registrou recorde no semestre de 1,68 milhões de veículos produzidos. O volume é 21,3% maior em relação ao período de janeiro a junho de 2007. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (04) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O resultado é reforçado pelo desempenho da produção em junho, quando foram fabricados 303,8 mil veículos. O crescimento é de 4,8% sobre maio e de 23% sobre junho de 2007. Em destaque, a produção de automóveis e veículos leves chegou a 1.578.405 unidades no semestre, um volume 21,1% superior ao mesmo intervalo de 2007.

Somente em junho saíram das linhas de montagem 284.478 unidades de carros. O aumento da capacidade produtiva das montadoras nacionais mostra o reflexo dos investimentos anunciados desde o ano passado, que possibilita o reajuste das linhas para atender o mercado interno e as exportações, mesmo com a chegada de novos produtos. Entretanto, apesar do esforço, no que se refere a automóveis a lista de espera continuam a “atormentar” o consumidor, principalmente para compras de modelos lançados este ano.

De acordo com a Anfavea, de janeiro a junho foram vendidos 1,41 milhão de veículos no Brasil, sendo que, deste total, 1,37 milhão se unidades são de automóveis e comerciais leves. Este volume representa um crescimento de 30% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Em relação à espera do consumidor pelo carro novo, representantes de concessionárias sustentam que as filas são pontuais, muitas vezes causadas pela requisição especifica de opcionais e cores.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524