sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Saiba como o apagão afetou os estados do Nordeste.

A falta de energia elétrica que afetou oito estados do Nordeste, na madrugada desta sexta-feira (4), ainda causa transtornos a moradores de algumas áreas. O apagão teve início por volta das 23h30 (0h30, no horário de Brasília), e alguns estados só tiveram a situação normalizada às 4h. Em pelo menos três estados a queda de energia afetou o abastecimento de água.

A pane que atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira (3) e início da madrugada desta sexta ocorreu devido a uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco. Segundo o diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Mozart Bandeira Arnaud, o abastecimento de luz já foi normalizado em todos os estados.

Paraíba
Apesar do restabelecimento do sistema de energia elétrica, moradores da Região Metropolitana de João Pessoa e de algumas cidades do interior da Paraíba estão sem água, segundo a Companhia de Água e Esgoto do estado (Cagepa).

Devido à falta de energia, o nível dos reservatórios de água do estado caiu e algumas cidades estão sem água. Segundo a Cagepa, ainda não há informações sobre o número de moradores afetados. A distribuição começou a ser normalizada por volta das 12h (horário local) na Região Metropolitana e até o fim do dia o abastecimento deve ser normalizado. Nas demais áreas do estado, ainda não há previsão para que a situação seja normalizada.

Ainda na Paraíba, alguns caixas eletrônicos e terminais de bancos estão fora de funcionamento. Clientes de algumas agências enfrentam dificuldades para efetuar saques.

Telefones de delegacias e o sistema de comunicação da Secretaria de Segurança Pública da Paraíba também ficaram fora do ar durante a madrugada.

Na Paraíba, mais de 1,2 milhão de consumidores ficaram sem luz, de acordo com a Energisa. O problema ocorreu às 23h29 e começou a ser normalizado às 2h03.

Bahia
A falta de energia que afetou os estados nordestinos comprometeu parte do fornecimento de energia do Complexo Básico do Pólo Petroquímico de Camaçari. Algumas empresas tiveram que paralisar suas atividades, de acordo com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic).

Por conta disso, um plano de emergência foi acionado e as vias internas do Pólo foram bloqueadas. Funcionários de algumas das empresas que paralisaram suas atividades foram liberados, por medida de segurança.

Apesar das medidas de prevenção, o Cofic afirma que não foram registrados acidentes ou vazamentos. O bloqueio das vias internas do Pólo já foi liberado. As atividades das empresas estão sendo restabelecidas gradualmente.

Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a falta de energia elétrica ainda prejudica o abastecimento de água nos municípios baianos de Conceição da Feira, Feira de Santana, Santa Bárbara, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho e Santanópolis. Estas cidades são atendidas pela Estação de Tratamento (ETA) de Conceição da Feira.

A Embasa informou que está tentando solucionar o problema e recomenda uso racional da água das caixas d’água. Em nota, a Empresa informou ainda que o serviço de manutenção na ETA, previsto para este sábado (5), foi suspenso. Não haverá interrupção de fornecimento.

Só na Bahia, segundo a Companhia de Eletricidade do estado (Coelba), 4,2 milhões de consumidores foram afetados. O sistema foi completamente normalizado às 3h36 (horário local).

Alagoas
Em grande parte do estado, moradores enfrentam falta d'água nesta sexta-feira. Em Maceió, segundo a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), cerca de 900 mil pessoas estão sem água, devido à queda de energia. A previsão é que a situação comece a ser normalizada na noite desta sexta-feira.

Segundo a Casal, ainda não é possível afirmar quantos moradores do estado sofrem com a falta d'água.

Pernambuco
Um preso foi morto e outro ficou ferido, na madrugada desta sexta, em um tumulto no presídio Aníbal Bruno, no Recife. De acordo com a Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (Seres), a briga entre os detentos do pavilhão D ocorreu durante o apagão.

O detento foi morto a golpes de faca artesanal por outro preso, segundo a Seres. Um terceiro detento que tentou separar a briga ficou ferido e teve que ser encaminhado ao Hospital da Restauração.

Rio Grande do Norte
O apagão também prejudicou as operações no Aeroporto de Natal, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

De acordo com a Infraero, um voo que pousaria em Natal precisou ser transferido para Fortaleza e outros dois voos foram cancelados. Os transtornos ocorreram porque os geradores do aeroporto demoraram para entrar em funcionamento. O aeroporto já opera normalmente, segundo a Infraero.

Os voos nos demais aeroportos do Nordeste fluíram normalmente durante a madrugada. Eventuais atrasos e cancelamentos, segundo a Infraero, foram causados por outros motivos.

No Rio Grande do Norte, os 167 municípios do estado foram afetados. Segundo a Companhia Energética do estado (Consern), mais de 1,1 milhão de consumidores ficaram sem energia elétrica.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524