terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Itabuna (BA) - Dengue é caso de calamidade, dizem técnicos.


Uma reunião de técnicos dos governos federal e estadual foi encerrada há pouco e definiu um plano de ação emergencial para o enfrentamento da dengue em Itabuna. Segundo Edenilton “Tita” Oliveira, da Funasa/Ministério da Saúde, a situação em Itabuna é de calamidade. “Não há mais controle do número de casos na cidade”, disse em entrevista exclusiva ao Pimenta.

Segundo ele, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) decidiram iniciar imediatamente a aplicação de “fumacê” em toda a cidade. A decisão foi tomada após a análise dos números de casos notificados, que bateu em 600 até o início da tarde de hoje.

A aplicação de fumacê em toda a cidade foi feita entre junho e julho do ano passado e, em condições normais, não deveria ser repetida num intervalo inferior a um ano. “Mas agora temos um quadro mais do que adverso”, informam os técnicos Jorge Monteiro e Edenilton Tita.
A aplicação deve começar nesta semana, quando deverão chegar veículos da Secretaria Estadual de Saúde, usados para a aplicação do fumacê. Antes, a aplicação do inseticida estava limitada às áreas onde eram notificados casos de dengue, seja clássica ou hemorrágica. “Com esse quadro de calamidade, teremos que adotar a pulverização em toda o município”.

Itabuna registra em 2009, com menos de dois meses transcorridos, a marca de 900 casos de dengue. O número equivale a quase 50% de todas as notificações do ano de 2008, quando foram somados 2 mil casos suspeitos.
Os dados foram divulgados hoje à tarde, na Câmara de Vereadores, pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Lidia Maria Oliveira.

Fonte: Pimenta na Muqueca.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524