segunda-feira, 21 de setembro de 2009

São Paulo tem três assaltos com reféns sob tortura em uma semana.

Três assaltos marcados pela brutalidade marcaram São Paulo nos últimos cinco dias. Neste domingo (20), três assaltantes foram presos no momento em que roubavam uma casa no Jardim das Flores, em Osasco. Cinco pessoas foram feitas reféns durante o assalto e torturadas. No sábado (19), uma família foi mantida refém por pelo menos meia hora após três homens invadirem a casa e anunciarem um assalto. Na quarta-feira (16), outra família foi feita refém e sofreu ameaças. Três assaltantes invadiram a casa e renderam um casal e o filho deles, de 4 anos. As vítimas foram torturadas durante a ação.

"Quem passa por um tipo de experiência deste teor, costuma dizer que jamais vai ser a mesma pessoa, porque há uma quebra da dignidade humana", diz o psiquiatra Eduardo Ferreira Santos, especialista em transtornos pós-traumaticos.

O coronel José Vicente da Silva, especialista em segurança pública, acredita que é preciso combater o crime com mais severidade. "É necessário aumentar o custo do crime para os criminosos, com uma polícia eficiente e um judiciário severo, que tenha leis severas, para que eles sejam rapidamente aprisionados sem chance de voltar para as ruas."

No crime deste sábado, dois funcionários foram agredidos. Um jardineiro levou coronhadas na cabeça e uma copeira recebeu socos e tapas no rosto. Os dois foram levados a um hospital particular e passam bem. A casa, de altíssimo padrão, de propriedade de um advogado, fica ao lado do Jockey Club. Os homens conseguiram entrar pulando um muro dos fundos.

"Eu fiquei com receio de que ele ia matar. Porque ele falou várias vezes que no final ele ia me matar. Me ameaçava. E falava que eu não ia escapar", disse a vítima.
Os criminosos conseguiram roubar cinco celulares, um notebook, a carteira do dono da casa com documentos e cartões de crédito e dois relógios importados. Os objetos foram recuperados após a PM chegar ao local e prender os três homens, que ainda tentaram fugir. Um revólver calibre 38 foi apreendido.

Segundo o sargento Luís Antonio Bazarin, da PM, a corporação foi avisada do roubo por uma pessoa que estava na casa e conseguiu correr para um dos cômodos no momento do anúncio do assalto. Na chegada da Polícia Militar, um dos homens tentou pular um muro de seis metros e acabou quebrando as duas pernas. Um outro homem desistiu de pular e foi preso dentro da casa. O outro foi preso dentro do Jockey Club. Bazarin diz que um outro homem que estava em um Fiat Uno na porta da casa conseguiu fugir ao avistar o carro da PM. O homem que quebrou as pernas foi levado ao Hospital das Clínicas e teve de engessá-las. O caso foi registrado no 34º DP, para onde os presos foram levados.

No crime de quarta-feira, o dono da casa escapou da morte porque a arma do criminoso falhou. A polícia chegou rápido, e cercou o local. Dois suspeitos fugiram e um rapaz de 18 anos foi preso. Os dois fugitivos levaram joias, dinheiro, celulares e cartões de crédito da família.

"Ele amarrou o menino de 4 anos, trancou no armário, ficou ameaçando molestar sexualmente o menino. Ele mandou encher a banheira, pegou um secador de cabelo para fazer tortura", disse a vítima. O homem conta que escapou da morte por sorte. "Encostou o revólver na minha cabeça, atirou na minha cabeça. Tem aqui a marca, mas a bala não disparou."

De acordo com o delegado Celso Lahoz Garcia, do 89º Distrito Policial, no Portal do Morumbi, de janeiro até 16 de setembro, ocorreram 23 registros de roubo a residência na região. “Desses 23 casos, três deles foram esclarecidos com quatro presos”, disse o delegado. Nesse mesmo período em 2008, foram 34 casos desse mesmo tipo de crime. Em todo o ano passado, foram 42 ocorrências.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524