quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dilma diz que pré-sal vai antecipar a saída de pessoas da pobreza.

A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta terça-feira (22) que a receita obtida com a exploração de petróleo na camada pré-sal vai permitir que as pessoas antecipem sua saída da pobreza no Brasil. A ministra participa do seminário “Pré-Sal e o Futuro do Brasil”, em Brasília.

Segundo ela, os números da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad) mostram que já há um movimento no Brasil de “redução das desigualdades” e “aumento da classe média”. “Não podemos nos deslumbrar com essa riqueza. O pré-sal pode permitir que antecipemos essa saída da pobreza”, salientou. A ministra voltou a afirmar que o Brasil não pode se tornar um mero exportador de óleo bruto e precisa desenvolver a industria naval e de exploração de petróleo.

“Esse bilhete premiado que é o pré-sal para se transformar em fonte de riqueza tem que evitar algumas coisas, como a maldição do petróleo, ou a doença holandesa, que reside no fato de exportar petróleo bruto e não desenvolver a cadeia de petróleo”, discursou.

Dilma salientou ainda que ainda não há como mensurar o tamanho das reservas brasileiras nos campos do pré-sal. “Ainda não temos ideia de quanto seguramente há de petróleo em termos de bilhões de barris equivalentes de petróleo no pré-sal. Uns, mais pessimistas, falam em 30 bilhões, outros em 50 bilhões e outros até em 100 bilhões de barris. Temos certeza de que há um volume imenso de petróleo que pode levar o Brasil a se transformar em uma grande potência petrolífera do mundo”, afirmou.

Segundo a ministra, o Brasil leva vantagem em relação a países que descobriram grandes reservas de petróleo e não tinham tecnologia de exploração. “Nos desenvolvemos tecnologia de busca de petróleo em águas profundas, não importamos essa tecnologia. Nós estávamos maduros para explorar. É diferente de outros países que descobriram o petróleo em águas ultraprofundas e tiveram que importar tecnologia para explorar”, comentou.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524