terça-feira, 8 de janeiro de 2008

(Rio de Janeiro - RJ) - Termina operação na Mangueira


Na operação denominada Carnaval, 280 policias civis destruíram na manhã desta terça (8) uma fortaleza de traficantes do Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio.

Segundo a polícia, foram apreendidas uma tonelada de maconha e quantidade ainda não especificada de crack e cocaína. Dez motos e um carro roubados, uma pistola e um fuzil com mira especial também foram encontrados. Quatro pessoas foram presas e nove detidas. O objetivo da operação era cumprir nove mandados de prisão. Um deles era contra o traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar, que está preso em Bangu 3. Ele receberia o benefício da liberdade provisória na segunda-feira (7), mas continuou preso por causa do novo pedido de prisão. Outro suspeito procurado era Francisco Paulo Testas Monteiro, o Tuchinha, que está em liberdade condicional e não foi encontrado. Dos nove mandados, dois foram cumpridos.

A investigação policial para a realização da ação levou seis meses. Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça comprovam o envolvimento de Tuchinha com o tráfico no morro.

Ônibus queimado
O clima foi tenso desde cedo nos arredores dos Morros da Mangueira e do Telégrafo. Segundo os policiais, em represália à ação, um ônibus foi incendiado na Rua São Luiz Gonzaga, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, por volta das 10h. Ninguém ficou ferido.

Na hora não dá tempo de pensar em nada. Eu só queria sobreviver”, disse o técnico de operação de rádio e TV, Fábio Miquelino, 29 anos, que estava dentro do ônibus que incendiado.

“A ação foi muito rápida. De repente, eu ouvi alguém gritando para todo mundo descer. Não deu nem para ver quem estava gritando, porque quando olhei para frente o ônibus já estava pegando fogo. Na hora não dá tempo de pensar em nada. Eu só queria sobreviver. O motorista abriu as portas e todos saíram rapidamente”, disse Fábio, ressaltando que não sabe se outras pessoas participaram do crime.

Ainda segundo Fábio, o ônibus da linha 472 (Triagem-Leme) pegou fogo rapidamente. “Em menos de um minuto o ônibus já estava totalmente em chamas. A sorte é que o ônibus não estava cheio, e por isso deu tempo de todo mundo sair antes que acontecesse uma catástrofe. As autoridades têm que tomar alguma atitude quanto a isso. Esses marginais não podem tomar conta da nossa cidade. O Rio está ficando uma cidade violenta a cada dia que passa”, disse. Segundo a assessoria dos Bombeiros, as chamas do ônibus foram controladas, e ninguém ficou ferido.

Polícia encontra fortaleza do tráfico da Mangueira
Policiais encontraram e destruíram uma casa utilizada como base dos traficantes da região. Ela fica no alto do morro e tem uma boa visibilidade das vias de acesso à favela. A construção, usada como fortaleza, é cercada por um muro de concreto, com buracos feitos para os traficantes atirarem com fuzis.
Policiais também encontram em Vila Miséria o "microondas" (espécie de forno feito de pedras e pneus para queimar cadáveres) onde policiais recolheram um crânio queimado que será encaminhado ao Instituto de Criminalista Carlos Éboli para tentar a identificação.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524