sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Ibicaraí (BA) - Comerciante encontra batata gigante no quintal

Um morador da cidade de Ibicaraí á 39,3 km de Itabuna, no Sul do estado da Bahia, teve uma surpresa quando colhia algumas verduras no quintal. Entre as verduras, estava uma batata-doce fora do normal, uma batata gigante. Ela pesa quase 17kg e resultado de uma plantação feita há um ano.
Segundo Wilson Pimentel, dono da batata, “foi muito curioso encontrar uma batata gigante no meu quintal”. De acordo com informações do site RankBrasil, até maio deste ano, a maior batata doce colhida em solo brasileiro foi de 4,2 kg, no estado de Santa Catarina.

A batata colhida em Ibicaraí é quatro vezes maior. O fato se tornou notícia. Os moradores do local ficaram curiosos e a todo instante querem ver para crer. “Eu vim observar para ver se é realidade mesmo”, declara um morador.

De acordo com um engenheiro agrônomo, a batata é uma raiz tuberosa e geralmente funciona como órgão de reserva da planta. Por isso, às vezes, pode ocorrer das reservas serem canalizadas só para uma raiz, fazendo com que cresça além do normal.
Os fatores de crescimento podem estar relacionados ao terreno ou ao adubo. O fenômeno ocorrido em Ibicaraí é raro: o terceiro registrado no país. A batata do comerciante Wilson pode ser comida normalmente.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524