quinta-feira, 22 de maio de 2008

Tapetes de Corpus Christi tomam as ruas de Norte a Sul do país

Católicos de todo o Brasil participam das procissões de Corpus Christi nesta quinta-feira (22). A festa, que celebra o mistério da eucaristia, lembra a crença de que o pão e o vinho ofertados durante a missa tornam-se corpo e sangue de Jesus.

Em Matão (SP), os tapetes de Corpus Christi fazem parte de uma tradição de 60 anos. Eles são feitos por voluntários. O capricho é grande. A maior parte das peças é inspirada no tema da campanha da fraternidade "Escolhe, pois, a vida". Por isso, foram usadas muitas figuras de crianças.

Do alto, é possível ter uma noção da grandeza dessa homenagem, feita em 12 quadras. Oitenta mil pessoas devem passar pela região. Às 15h30, uma processão vai percorrer as ruas da cidade cobertas com tapetes coloridos.

Em Itabuna (BA), A catedral de São José realizou mais uma vez o tapete de 2km que fica em frente a catedral na Avenida Nações Unidas, Centro, O tapete será desmontado ás 16:00 quando uma procissão sairá da Avenida do Cinquentenério até o local do tapete.

Em São Paulo, a Catedral da Sé ficou lotada durante a missa celebrada pelo cardeal arcebispo Dom Odilo Scherer. Ele lembrou o gesto de Jesus de repartir o pão como uma mensagem sobre a importância da solidariedade.

Em Sabará (MG), nem o frio da madrugada espantou os fiéis na preparação das ruas do centro histórico para a comemoração. Voluntários usaram diversos material, como serragem colorida, cal e plástico para a confecção dos tapetes que ficam nas vias por onde passa a procissão.

No Norte do país, em Capanema (PA), 20 mil fiéis acompanharam a tradicional procissão pelas ruas do município. Um grande tapete retratava a sagrada eucaristia. A celebração é realizada há 32 anos.

Já em Flores da Cunha (RS), 20 mil pessoas devem passar pela cidade para ver 26 tapetes coloridos. Foram usados 19 mil quilos de serragem. A festa é uma das mais tradicionais do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524