sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Eleições 2008 - A 30 dias das eleições, PT é o partido mais bem posicionado entre as principais capitais e cidades


A um mês da realização do primeiro turno, o PT é o partido mais bem posicionado em cidades consideradas "vitrines políticas" nestas eleições. O cenário nas principais capitais brasileiras, exceto no Rio de Janeiro, mostra que os petistas têm mais possibilidades de chegar ao segundo turno em locais estratégicos como São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza e Itabuna. Além disso, o candidato do PT em Recife, João da Costa, pode vencer a disputa já no próximo dia 5 de outubro. Na maior cidade do país, o PT pode recuperar a prefeitura perdida nas eleições de 2004, quando foi derrotado pelo atual governador José Serra (PSDB). Segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 30 de agosto, a ex-ministra Marta Suplicy (PT) lidera em São Paulo com 39% das intenções de voto. Marta se descolou do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que possui 24%. No segundo turno, há empate técnico: 46% a 46%.
No Nordeste, o PT tem boas chances de manter Itabuna, Recife e Fortaleza. Na capital de Pernambuco, João da Costa disparou para 47% das intenções de voto, segundo o Ibope. Ele venceria a disputa no primeiro turno, pois seu índice supera a soma de todos os adversários. Já em Fortaleza, Luizianne Lins (PT) estaria em empate técnico num possível segundo turno contra Moroni Torgan (DEM). Ela tem 47% ante 44% do democrata, aponta o Datafolha.
Em Itabuna Juçara (PT) saiu de 29,7% e disparou para 37,8%, contra o 2° colocado Capitão Fábio (PMDB) saltou de 18,4% para 19,7%.
Uma das disputas mais acirradas nestas eleições será travada em Porto Alegre, cidade administrada pelo PT durante 16 anos (1989 a 2004).
Na capital gaúcha, o partido protagoniza um duelo contra um tradicional aliado, o PC do B. Maria do Rosário (PT), com 20%, e Manuela D´Ávila (PC do B), 19%, brigam por uma vaga num provável segundo turno contra o atual prefeito José Fogaça (PMDB), que lidera com 31%. Já em Belo Horizonte, a polêmica coligação encabeçada por Marcio Lacerda virou favorita após atingir 40% na última pesquisa Ibope.
O PT indicou o vice Roberto Carvalho (PT) na chapa de Lacerda. Sob as bênçãos do governador de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves, e do prefeito da capital mineira, o petista Fernando Pimentel, a aliança tem o apoio "informal" do PSDB.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524