segunda-feira, 20 de julho de 2009

Manaus (AM) - Esgoto contamina praias fluviais de Manaus, revela pesquisa.

Uma análise da água de três praias do Rio Negro, nos arredores de Manaus, revelou que duas delas ficam impróprias para banho nos períodos de seca, pois têm coliformes fecais em quantidade acima da recomendada pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).A análise foi realizada entre 2007 e 2009, e mais de 60 amostras de água foram captadas. Durante o período de cheias, as praias do Tupé, da Lua e Ponta Negra apresentaram boas condições para banho.

No período de seca, contudo, a medição revelou que nas praias de Ponta Negra e da Lua – pontos turísticos importantes da capital amazonense – havia mais de 2.000 bactérias do tipo Escherichia coli em cada 100 ml de água . O padrão estipulado pelo Conama é de no máximo mil bactérias para cada 100 ml para o local ser considerado próprio para banho.

Segundo o biólogo Alexandre Arcos, que analisou a água nos laboratórios do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), a principal causa da poluição é o esgoto. “Ele vem de embarcações que vão para esses locais e de efluentes não-tratados que são jogados na praia”, explica. O trabalho de Arcos foi apresentado na seção de pôsteres da reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em Manaus.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524