terça-feira, 28 de julho de 2009

Inmet registra julho mais chuvoso em SP desde 1943.

O mês de julho de 2009 já é considerado o mais chuvoso desde que começaram as medições pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em 1943. De 1º de julho até as 9h desta segunda-feira (27), foram acumulados 163 milímetros de índice pluviométrico no Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, a estação meteorológica que faz as medições na capital.

O recorde anterior era de 1976, com um total de 153 milímetros em todo o mês de julho daquele ano. A média de chuva é de cerca de 40 milímetros, mas há casos excepcionais, como no ano passado quando o índice pluviométrico acumulado foi zero. Ou seja, não choveu o suficiente na região do Mirante de Santana para se registrar qualquer índice, o que não significa que não tenha ocorrido precipitações fracas em outras regiões da cidade.

De acordo com Franco Vilela, meteorologista do Inmet, as frentes frias que chegaram a São Paulo neste mês são as principais responsáveis pela quantidade de chuva nesta época do ano. “Esta frente fria, por exemplo, chegou na quinta-feira (23) e está atuando até agora”, disse, sobre as chuvas quase ininterruptas do final de semana.

“Quando estas frentes frias vêm do Sul nesta época do ano, elas perdem intensidade quando chegam. Mas estas avançaram com potencial de chuva sobre os estados do Sudeste e também não desviaram para o Atlântico. Terão de ser feitos estudos para saber o motivo disso”, explicou Vilela. E a previsão é de mais chuva para os próximos dias, pois uma nova frente fria passará pelo litoral do estado.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524