quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

São José do Rio Preto (SP) • Criminosos levam mais de R$ 300 mil de instituto penal.

Em São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, ladrões invadiram o Instituto Penal Agrícola (IPA) e roubaram o dinheiro, mais de R$ 300 mil, que seria distribuído aos presos liberados pelo benefício da saída temporária.

Cerca de 23 mil presos que cumprem regime semi-aberto em São Paulo saem nesta quinta-feira das penitenciárias e institutos de ressocialização para passar Natal e Ano Novo em casa. Ao menos 4,6 mil vão usar tornozeleiras de monitoramento.

Logo no início da manhã desta quinta-feira (23), o movimento de parentes em frente à unidade prisional já era grande. A saída atrasou por causa de um roubo que aconteceu dentro do IPA.
Os ladrões entraram fortemente armados numa van, como se fossem transportar presos. Eles renderam funcionários e roubaram o malote com o dinheiro dos beneficiados com a saída temporária. Os assaltantes abandonaram a van e fugiram em um carro.

Homens da Polícia Militar e da Civil participaram das buscas. O helicóptero Águia da PM também foi acionado. Os presos foram liberados aos poucos em ônibus, vans e carros. Ao todo, 719 reeducandos do IPA e 63 presas do Centro de Ressocialização Feminino deixaram as unidades prisionais graças ao benefício da saída temporária. As mulheres vão passar 12 dias fora e os homens, 13.

Eles voltarão direto para o CPP - Centro de Progressão Provisória - que vai substituir o IPA. Segundo o promotor Antonio Baldin, 10% dos presos que saem nesta época não retornam às unidades. Desde o início do ano, mais de 5.100 detentos não voltaram depois da saída temporária.

O Centro de Ressocialização Feminino já recebeu uma cota de tornozeleiras eletrônicas, que deverão ajudar no monitoramento durante as saídas. Mas, por enquanto, este equipamento não vai ser utilizado.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524