quarta-feira, 23 de abril de 2008

Brasília (DF) - UnB descarta tsunami após tremor de terra


De acordo com a universidade de Brasília, abalo ocorreu às 21h e durou cerca de cinco segundos.Epicentro foi registrado no fundo do Oceano Atlântico.

Geólogos da Universidade de Brasília (UnB) descartam a possibilidade de um tsunami (onda gigante gerada por distúrbios sísmicos) provocado pelo tremor de terra sentido no fim da noite desta terça-feira (22) em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Segundo Cristiano Shimpliganond, do Observatório de Sismologia da universidade, o epicentro do abalo ocorreu no fundo do Oceano Atlântico, a 270 quilômetros de São Paulo e a 218 quilômetros de São Vicente.


Segundo ele, ainda estão sendo analisados os registros do tremor para avaliar os possíveis danos na área litorânea de São Paulo, pelo fato de a região estar mais próxima do epicentro. "Podem ter ocorrido algumas ondas maiores do que as habituais, mas nada que possa ter provocado danos. Um tsunami acontece quando o tremor ocorre em falhas inversas e ainda não temos informações sobre essa hipótese".


O tremor atingiu 5,2 graus na escala Richter. De acordo com a universidade, ocorreu às 21h e durou cerca de cinco segundos.

Segundo Jorge Sand, coordenador do observatório da UnB, essa região tem uma atividade sísmica grande por ser uma plataforma continental, com interfaces de regiões mais densas e menos densas.


O tremor foi sentido em vários pontos da capital paulista e de cidades do interior e do litoral. Sand acredita que as cidades de São Vicente, a 74 km de SP, e São José dos Campos, a 91 km da capital paulista, também tenham sentido os efeitos do tremor.

No Paraná, o tremor foi sentido em Curitiba e em São José dos Pinhais. Não há registros de danos em imóveis e nem feridos. A Defesa Civil de Florianópolis recebeu registro de ocorrências de três pontos da Grande Florianópolis. Houve, também, reclamações na região central de Joinville. Não houve reclamações sobre danos em imóveis e nem feridos.

No Rio de Janeiro, a Defesa Civil informou que recebeu chamados de tremor de terra em vários pontos do estado. Segundo o órgão, foram registrados casos em Vila da Penha, Brás de Pina, Ilha do Governador, no subúrbio do Rio, em Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Segundo Joaquim Ferreira, coordenador do laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), informações do Serviço de Geologia dos Estados Unidos confirmam que o tremor de terra sentido em São Paulo teve 5,2 graus na escala Richter e o epicentro ocorreu próximo do mar, no litoral paulista.

O Corpo de Bombeiros da cidade de São Paulo informou que sentiu o tremor no prédio da corporação. Segundo os bombeiros, várias ligações de diversos pontos da cidade foram registradas sobre o tremor. A Polícia Militar informou que recebeu várias ligações da região de Santana, Cerqueira César, Avenida Paulista e Aeroporto, com relatos de pessoas que sentiram os prédios nos quais estavam tremer.

► Interior


Moradores de Santos, Peruíbe, São Bernardo e São Caetano do Sul, Paranapiacaba e Limeira também sentiram o fenômeno. Segundo a PM, em Mogi das Cruzes, dois edifícios ficaram trincados por causa dos tremores. O Corpo de Bombeiros está no local está e vai avaliar a necessidade de esvaziar os prédios.

Sand informou que o abalo pode ser reflexo de um tremor de terra mais forte em outro país da América do Sul ou mesmo um tremor de terra localizado, como já foi registrado na década de 20 no interior de São Paulo.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524