quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Salvador (BA) - Lavagem do Bonfim deve reunir 1 milhão de pessoas nesta quinta-feira.

A Lavagem do Bonfim deve reunir 1 milhão de pessoas nesta quinta-feira (14), em Salvador. O evento é considerado a principal festa religiosa da Bahia e é realizado desde 1754. Os fiéis participarão da procissão de oito quilômetros entre a Basílica da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, e a Colina Sagrada. Muitos aproveitam para agradecer as graças alcançadas e fazer novos pedidos.

Nem mesmo o sol forte de Salvador previsto para esta quinta-feira deve diminuir a quantidade de pessoas no evento. "A cidade está lotada para a Lavagem do Bonfim. Os hotéis estão cheios. Muito turistas estrangeiros e nacionais vieram para a Bahia participar desse ato religioso que une povos", disse Fernando Ferrero, diretor de relações nacionais do Governo da Bahia.

A organização do evento prevê que mais de 500 baianas devem perfumar o trajeto da procissão com água de cheiro e colorir as ruas com flores e fitinhas do Senhor do Bonfim, padroeiro dos baianos. As homenagens também serão feitas a Oxalá, deus da paz, harmonia e do amor.

Durante a procissão, os fiéis, todos vestidos de branco, serão animados pelo som de violas, que darão o ritmo da lavagem das escadarias e do adro da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada. Uma rampa de acesso foi construída para deficientes na igreja.

Segundo Ferrero, durante a lavagem deste ano, pela primeira vez, será realizada uma segunda procissão. A caminhada de fiéis sairá da Igreja Nossa Senhora da Mãe de Deus com destino à Igreja do Bonfim. Antes da missa campal, prevista para as 18h desta quinta-feira, os fiéis darão três voltas no templo. "A inovação faz jus aos três nós que os fiéis dão nas fitinhas ao fazer seus pedidos."

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524