sexta-feira, 30 de julho de 2010

Eleições 2010 • Pesquisa Ibope mostra Dilma (PT) na frente com 39% para Presidente.

A candidata Dilma Rousseff (PT) lidera com cinco pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta sexta (30) pela TV Globo. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 39% das intenções de voto; José Serra (PSDB), 34%; e Marina Silva (PV), 7%.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de segunda (26) a quinta (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter entre 37% e 41%; José Serra, entre 32% e 36%; e Marina Silva, entre 5% e 9%.

Dentre os demais candidatos - Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) -, nenhum alcançou 1% das intenções de voto. Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 7% e os que se disseram indecisos, 12%.

A pesquisa foi encomendada ao Ibope pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 20809/2010.

Segundo turno

Na simulação de um eventual segundo turno Dilma também lidera, o Ibope apurou que Dilma teria 46% (considerando a margem de erro, tem de 44% a 48%) e Serra, 40% (de 38% a 42%). Votariam nulo ou em branco 6% dos eleitores. Os que se disseram indecisos somam 8%.

Na virada de maio para junho, Dilma tinha 42%. Depois, foi a 45%, a 43% e agora tem 46%. Serra tinha 42%, foi a 38%, depois 43% e agora 40%.

Avaliação do governo Lula

A pesquisa também mostrou como os eleitores avaliam o governo Lula. Para 77%, o governo é ótimo ou bom; para 18%, regular; para 4%, ruim ou péssimo. Dentre os entrevistados, 1% não souberam ou não responderam.

Eleições 2010 • Rio de Janeiro: Sérgio Cabral (PMDB) tem 58% das intenções de voto para o governo.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), que disputa a reeleição, tem 58% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (30). A pesquisa foi encomendada pela TV Globo em parceria com o jornal “O Estado de S. Paulo”.

O candidato do PV, Fernando Gabeira, aparece com 14% das intenções de voto. De acordo com o levantamento, Eduardo Serra (PCB) tem 2% das intenções de voto. Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Peregrino (PR) aparecem com 1% das intenções de voto cada um. Jefferson Moura (PSOL) não alcançou 1%.

Dentre os entrevistados, 12% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Os indecisos somaram 11%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de julho. Foram realizadas 1.204 entrevistas. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro sob o protocolo nº 62.183/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo nº 20797/2010.

Eleições 2010 • São Paulo: Geraldo Alckmin (PSDB) lidera com 50% para governador, aponta Ibope.

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta (30) aponta o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, em primeiro lugar, em condições de vencer a disputa no primeiro turno, se a eleição fosse hoje.

É a primeira pesquisa do Ibope para governador de São Paulo após a oficialização das candidaturas.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. As entrevistas foram realizadas entre terça-feira (27) e quinta-feira (29).

Os resultados da pesquisa estimulada são os seguintes:

Geraldo Alckmin (PSDB) 50%
Aloizio Mercadante (PT) 14%
Celso Russomanno (PP) 9%
Fabio Feldmann (PV) 1%
Paulo Bufalo (PSOL) 1%
Skaf (PSB) 1%
Anaí Caproni (PCO) 0%
Igor Grabois (PCB) 0%
Mancha (PSTU) 0%
Brancos e nulos 10%
Indecisos 13%

O levantamento ouviu 1.204 pessoas no estado de terça (27) a quinta (29). A margem de erro é de três pontos percentuais. Isso significa que Alckmin, por exemplo, pode ter entre 47% e 53%. Nos casos em que o percentual é 0%, isso significa que o candidato pode ter sido citado, mas não atingiu 1%.

Rejeição
O Ibope ouviu os eleitores sobre aquele candidato em quem não votariam de jeito nenhum. Os resultados da taxa de rejeição foram os seguintes:

Aloizio Mercadante (PT) 17%
Mancha (PSTU) 17%
Geraldo Alckmin (PSDB) 13%
Celso Russomanno (PP) 12%
Paulo Bufalo (PSOL) 11%
Skaf (PSB) 9%
Anai Caproni (PCO) 8%
Igor Grabois (PCB) 8%
Fabio Feldmann (PV) 6%
Poderia votar em todos 9%
Não sabe/ Não respondeu 32%

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) sob o protocolo 57764/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo 20791/2010.

Eleições 2010 • Minas Gerais: Pesquisa Ibope mostra Hélio Costa (PMDB) com 39% das intenções de voto.

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (30) sobre a intenção de voto para o governo de Minas Gerais mostra o candidato Helio Costa (PMDB) na frente, seguido por Antonio Anastasia (PSDB). A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Os resultados da pesquisa estimulada são:

Helio Costa (PMDB) 39%
Antonio Anastasia (PSDB) 21%
Vanessa Portugal (PSTU) 2%
Professor Luiz Carlos (PSOL) 1%
Pepê (PCO) 1%
Fabinho (PCB) 1%
Edilson Nascimento (PT do B) 1%
Branco ou nulo 8%
Indecisos 25%

A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Para o levantamento, foram entrevistadas 1.806 pessoas, entre 26 a 29 de julho. O levantamento foi registrado no TRE/MG sob protocolo nº 54379/2010 e no TSE sob o nº 20792/2010.

Eleições 2010 • Distrito Federal: Ex-governador Joaquim Roriz (PSC) lidera disputa pelo governo com 38%.

O ex-governador Joaquim Roriz (PSC) lidera a disputa pelo governo do Distrito Federal com 38% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". O ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz (PT) aparece em segundo, com 27%. Toninho do PSOL (PSOL) somou 1%.

Eduardo Brandão (PV), Frank (PCB), Newton Lins (PSL), Ricardo Machado (PCO) e Rodrigo Dantas (PSTU) não alcançaram 1%. De acordo com a pesquisa, indecisos somaram 19% e brancos e nulos, 14%.

As respostas foram à pesquisa estimulada –em que o entrevistador mostra um cartão com os nomes dos candidatos.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de julho. O Ibope entrevistou 1.610 eleitores acima de 16 anos.

Eleições 2010 • Pernambuco: Eduardo Campos (PSB) lidera pesquisa para governo com 60% diz Ibope.

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (30) sobre a intenção de voto para o governo de Pernambuco mostra o candidato Eduardo Campos (PSB) na frente, seguido por Jarbas Vasconcelos (PMDB). A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Os resultados da pesquisa estimulada são:

Eduardo Campos (PSB) 60%
Jarbas Vasconcelos (PMDB) 24%
Anselmo Campelo (PRTB) 1%
Edilson Silva (PSOL) 1%
Jair Pedro (PSTU) 0%
Roberto Numeriano (PCB) 0%
Sérgio Xavier (PV) 0%
Branco/ Nulo 5%
Indecisos 8%

A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE/PE sob protocolo número 34524/2010 e no TSE sob número 20803/2010.

Últimas da Tv • Audiência da Globo volta a cair após a Copa do Mundo.

Após a Copa do Mundo, a audiência da Globo voltou a registrar baixos índices de audiência na Grande São Paulo.

De acordo com os dados do Ibope, a média mensal da emissora, até o dia último dia 25, é 16 pontos contra 7 da Record e 6 do SBT.

Os períodos matutino e noturno são os que mais vem apresentando baixa. À noite, novela Passione segue estacionada em 32 pontos e, pela manhã, o "Mais Você" registra 6 pontos, perdendo para os telejornais da Record (8 pontos).

Eleições 2010 • 'Esquerda faz oposição; a direita tenta dar golpes', diz Lula em comício.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira (29), em discurso em Porto Alegre ao lado da candidata do PT, Dilma Rousseff, que a direita “tenta dar golpes a cada 24 horas” e que os dois mandatos de seu governo foram repletos de “provocações, ataques e infâmia”.

“A esquerda pensa que sabe fazer oposição, que sabe fazer barulho. Mas foi no governo que nós aprendemos que a esquerda faz oposição, a direita tenta dar golpes a cada 24 horas nesse país para não permitir que as forças que governassem esse país da forma democrática como governamos pudessem continuar nesse país”, afirmou.

O presidente disse que viveu momentos de crise no governo e que Dilma não "pestanejou" em nenhum momento. "A gente conhece quando uma pessoa é leal pelos olhos", elogiou. Ele voltou a dizer que as mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho e acabaram com preconceitos e pediu "uma chance à maioria".

Lula também pediu votos para o ex-ministro Tarso Genro (PT), candidato ao governo do estado, e para os candidatos a senador na chapa, Paulo Paim (PT) e Abgail Pereira (PC do B). Disse ao público presente ao estádio onde foi realizado o comício que é importante eleger parlamentares da base aliada. "Senão será muito difícil governar o Brasil. Não quero que a Dilma passe pelo que eu passei."

'Embrião' da campanha


Ao fim do discurso de 35 minutos, Lula mandou um recado à oposição. Sem citar nomes, disse que seus adversários estão “estão fazendo tudo para não permitir” que ele “apareça na televisão” pedindo votos para a candidata petista.

“Agora, eles vão ter que ver muitas vezes a minha cara na televisão pedindo voto pra minha companheira Dilma Rousseff. E vão ver muitas vezes a minha cara na televisão pedindo voto para o companheiro Tarso Genro pra governador do Rio Grande do Sul. Quero lembrar a vocês que isso que nós fizemos aqui é apenas um embrião de uma campanha. A campanha está começando agora. Vai ter muitos comícios, vai ter muitos atos, vai ter muito programa de televisão”, avisou.

O presidente já participou de comícios com Dilma no Rio de Janeiro e em Garanhuns (PE).

Dilma critica oposição


Dilma discursou antes de Lula e também fez ataques à oposição. “Eles têm duas caras: uma nas eleições, outra na hora de governar. Porque, quando chega a hora de governar, eles governam não para todos os brasileiros, mas para apenas um terço da nossa população”, afirmou.

A candidata do PT citou dois programas do governo, o ProUni e o Bolsa Família, como exemplo. “Muitas vezes, eles chamaram o Bolsa Família de bolsa esmola. Durante o período eleitoral, eles, que quando governam diminuem a transferência de renda para os mais pobres, quando chega a eleição, dizem que vão dobrar, multiplicar o Bolsa Família.”

Em outro momento, a candidata do PT afirmou que o Brasil está “preparadíssimo” para ter uma mulher na Presidência e que isso não se deve às “heroínas” do país, mas sim às “mulheres anônimas”.

“As mulheres que cuidam das suas casas, dos seus lares, que apoiam seus filhos, que saem das suas casas para o mundo do trabalho (...) são mulheres trabalhadoras, lutadoras e guerreiras. É por causa delas que eu posso ser a primeira presidente da República.”

Dilma afirmou ainda que, assim como já disse o presidente Lula em relação ao governo dele, não poderá errar se for eleita. “Porque as mulheres desse país têm que seguir tendo como uma de suas oportunidades ser presidente da República”.

Pássaros silvestres são encontrados em bagageiro de ônibus na Bahia.

Trinta pássaros silvestres foram apreendidos, na quinta-feira (29), em um ônibus que iria de Xique-Xique, na Bahia, para São Paulo. A apreensão ocorreu no quilômetro 544 da BR-116, próximo a Milagres (BA).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), parte dos animais estava em gaiolas no bagageiro do ônibus, e os demais estavam em duas sacolas também contendo gaiolas. O homem que transportava os pássaros foi encaminhado à polícia e deve responder por tráfico de animais silvestres.

Os pássaros, que não tinham documentação, serão encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Eleições 2010 • Bahia: Vox Populi aponta reeleição de Jaques Wagner (PT) com 43%.

O governador Jaques Wagner, do PT, é o líder nas intenções de votos para o governo da Bahia, segundo pesquisa Vox Populi/Band/IG divulgada na terça-feira. O candidato aparece com 43% das intenções de voto.

O candidato do DEM, Paulo Souto, tem 21% e é o segundo colocado. Geddel Vieira Lima, do PMDB, é o terceiro na preferência dos eleitores, com 10%. Luiz Bassuma, do PV, apresenta 1% das intenções.

Votos brancos e nulos somam 6%. Já os eleitores indecisos são 19%.

A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 20 de julho e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 19.923/10. Para o levantamento, foram entrevistadas 800 pessoas. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Eleições 2010 • Paraná: Pesquisa Vox Populi aponta empate entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT).

A pesquisa Vox Populi/Band/IG que consultou a preferência dos eleitores em relação ao governo do Paraná aponta uma disputa apertada entre os dois primeiros colocados. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira e traz o tucano Beto Richa com 42% das intenções de voto e Osmar Dias, do PDT, com 37%.

Os candidatos Avanilson (PSTU), Luiz Felipe Bergmann (PSOL) e Paulo Salamuni (PV) têm 1% cada. Os votos brancos e nulos somam 4%. Já eleitores indecisos são 14%.

O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 20 de julho e consultou 800 pessoas. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR) sob o número 15.744/10 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19.928/10. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Eleições 2010 • Rio Grande do Sul: Vox Populi aponta empate técnico entre Tarso Genro (PT) e Fogaça (PMDB).

Uma nova rodada da pesquisa Vox Populi/Band/IG, divulgada nesta quarta-feira, mostra empate técnico na disputa para o governo do Rio Grande do Sul. De acordo com o levantamento, Tarso Genro, do PT, aparece com 34% das intenções de voto e José Fogaça, do PMDB, 28%. Os dois resultados estão dentro da margem de erro do levantamento.

A pesquisa aponta ainda que a atual governadora, Yeda Crusius (PSDB), aparece com 12% e Pedro Ruas, do PSOL, tem 1%. Os votos brancos e nulos somam 5%. Eleitores indecisos são 20% dos entrevistados.

O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 20 de julho e consultou 800 pessoas. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional do Rio Grande do Sul (TRE-RS) sob o número 31.984/10, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número 19.924/10. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Eleições 2010 • Minas Gerais: Hélio Costa lidera disputa em Minas, diz Vox Populi.

Pesquisa Vox Populi/Band/IG divulgada nesta terça-feira mostra que o candidato do PMDB, Hélio Costa, é líder na disputa pelo governo do Estado de Minas Gerais. De acordo com o levantamento, Costa tem 42% das intenções de voto contra 18% do segundo colocado, Antonio Anastasia (PSDB).

A candidata Vanessa Portugal, do PSTU, aparece em seguida com 2%. Edilson Nascimento (PT do B), Zé Fernando Aparecido (PV) e o professor Luiz Carlos (PSOL), apresentam 1% cada.

Do total dos entrevistados, 6% declararam que votariam em branco ou anulariam. Os indecisos somam 29%.

A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 20 de julho e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 19.921/10. Para o levantamento, foram entrevistadas mil pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Eleições 2010 • Ciro deve participar ‘intensamente’ da campanha, afirma Dilma.

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta quinta-feira (29), depois de almoçar com o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), que ele deve participar “intensamente” de sua campanha. Foi o primeiro encontro da petista com o deputado desde que o PSB decidiu apoiar Dilma e abrir mão da candidatura de Ciro ao Palácio do Planalto.

“Foi um encontro muito bom. A impressão que eu tenho é que ele vai participar intensamente da campanha no Ceará. Vai fazer a minha campanha, a do Cid [Gomes, candidato à reeleição para o governo do Ceará], e tenho certeza de que o que eu precisar vou poder contar com ele”, afirmou Dilma após a conversa com Ciro.

Antes de a petista conceder entrevista aos jornalistas que a aguardavam em seu escritório político, no Lago Sul, em Brasília, o próprio Ciro já havia sinalizado com a possibilidade de atuação na campanha de Dilma. “Sobre o meu apoio político para Dilma, nunca houve dúvida. Meu partido tem posição formada e eu sou disciplinado”, afirmou.

O deputado, no entanto, fez questão de afirmar que a sua adesão à campanha não será imediata. “Quanto ao meu entusiasmo [para fazer campanha para Dilma], na medida em que as minhas preocupações com o futuro do país vão se revelando, eu vou incrementando o meu entusiasmo”, argumentou.

Apesar de se referir a Dilma como “velha amiga” e se identificar como “admirador” e “companheiro” da petista, Ciro também disse que ficou “bastante triste” com a decisão do PSB de vetar a sua candidatura ao Planalto.

“No primeiro momento, fiquei bastante triste com a posição que o meu partido tomou. Considero ainda que meu partido não tomou a posição correta. Acho que foi uma posição errada. A democracia perdeu a oportunidade de ampliar o debate e a discussão. Mas como eu amo a democracia, não são as opiniões individuais, por mais mérito que tenham, que devem prevalecer”, afirmou.

Dilma e Ciro almoçaram reservadamente durante 1h30. Dilma chegou por volta das 12h30 e Ciro às 12h45. Ciro Gomes prometeu receber Dilma quando ela for fazer campanha no Ceará.

“Você acha que se chegar uma pessoa como a Dilma, de quem sou amigo de tantos anos, de quem sou companheiro e admirador, a quem o meu partido está apoiando, eu deixaria de recebê-la?”, declarou.

Na mesma linha do deputado, Dilma se disse “amiga de Ciro” e afirmou que ele foi "pessoa corajosa e leal” em momentos difíceis. “Sou amiga do Ciro e respeito o Ciro. Tenho uma imensa consideração, porque ele foi uma pessoa leal e corajosa na hora que a gente mais precisava, na hora difícil”, disse Dilma.

A petista afirmou que “deu liberdade” para Ciro fazer o que desejar na campanha. “Dei a ele a única coisa que posso dar a uma pessoa que tenho na mais alta conta: absoluta liberdade para ele fazer o que quiser. Não exigi nada, não pedi nada.”

Após o encontro com Ciro, Dilma viajou para Porto Alegre, onde à noite participa de evento de campanha com Luiz Inácio de Lula Silva.

Manifestantes invadem e depredam prefeitura de cidade no Pará.

O prédio da prefeitura de Ipixuna do Pará (PA) foi depredado por manifestantes nesta quinta-feira (29). Dois homens e uma mulher foram detidos. Não há registro de feridos.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 200 pessoas invadiram a prefeitura e conseguiram depredar pelo menos uma sala. Computadores foram destruídos. O prédio foi apedrejado e vidros das janelas ficaram destruídos.

Os três presos foram levados para a delegacia, onde prestam depoimento.

Segundo a Polícia Militar, o protesto começou ainda na quarta-feira (28). Cerca de 400 pessoas bloquearam a BR-010 ainda pela manhã e a rodovia só foi liberada de madrugada. Integrantes do mesmo grupo teriam invadido a prefeitura nesta quarta-feira.

Ainda de acordo com a polícia, a manifestação seria um ato contra a cassação do prefeito de Ipixuna do Pará, Evaldo Cunha, que é suspeito de irregularidades nas últimas eleições.

A polícia permanece na cidade para fazer a segurança até a situação ser normalizada.

Cinco morrem em acidentes pelo país.

Quatro pessoas morreram e outras sete ficaram feridas em um acidente entre dois carros no interior de Pernambuco.

Os veículos bateram de frente numa rodovia federal. Os feridos foram levados para hospitais do Recife e de Caruaru (PE).

Já no Rio Grande do Sul, no município de Alegrete, um ônibus com 45 adolescente que voltavam de uma excursão ao Uruguai bateu em um caminhão. O motorista morreu. Alguns passageiros tiveram ferimentos leves.

Recife (PE) • Motorista perde controle de carro, atropela e mata mulher.

Um motorista de 19 anos perdeu o controle do carro que dirigia, atingiu um poste, subiu na calçada, arrancou parte da grade de uma clínica e atropelou duas mulheres, por volta das 5h30 desta quinta-feira (29), no Recife. Uma delas morreu no local. A outra, que está grávida de 5 meses, ficou ferida, segundo informações do Corpo de Bombeiros da capital pernambucana.

De acordo com a Polícia Militar, o motorista apresentava sinais de embriaguez e foi levado para um Distrito Policial da região. A assessoria de imprensa da corporação não informou se foi feito exame de dosagem alcoólica ou um exame clínico para checar se o motorista estava mesmo embriagado.

O tráfego de veículos na Avenida 17 de Agosto foi interrompido para a retirada dos destroços da fachada da clínica, que ficaram espalhados pela via, além do reboque do carro. O isolamento do local foi necessário para que o corpo da mulher, morta no atropelamento, fosse levado por funcionários do serviço funerário da capital.

A mulher que está grávida sofreu ferimentos e foi levada para o Hospital da Restauração, onde permanece sob cuidados médicos até ser transferida para outro hospital no Recife.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Eleições 2010 • Lula diz por que Dilma deve ser presidente.

Pela segunda vez no palanque com Dilma Rousseff desde o início da campanha eleitoral, o presidente Lula atribuiu o sucesso de seu governo à competência de sua candidata. No encontro com prefeitos em sua terra natal, Garanhuns (PE), Lula classificou como óbvia a escolha de Dilma para disputar sua sucessão.

“Na política, o óbvio sempre dá certo. O que a gente inventa não dá certo. Foi assim quando escolhi esta companheira para ser a futura presidente desse país”, disse.

O presidente afirmou que a nomeação de Dilma Rousseff para o Ministério de Minas e Energia afastou o risco de apagão de energia no Brasil. Mas não foi sempre assim, lembrou Lula. “Se ela fosse ministra no tempo do FHC não teria tido apagão. Agora, não vai ter, porque estamos construindo as usinas de Jirau, Santo Antônio e Belo Monte.”

Lula ressaltou que os eleitores terão, pela primeira vez, a chance de eleger uma mulher presidente da República. Então, disse que os eleitores devem fazer a melhor escolha. “Por isso eu peço a vocês para não vacilar no dia 3 de outubro.”

Já passava das 23 horas quando Dilma sucedeu Lula no microfone, mas ninguém deixou o ginásio de esportes. Prefeitos e militantes permaneceram para ouvi-la dizer que estavam enganados os que foram tomados pelo medo apregoado pelos adversários nas eleições anteriores.

“O Brasil que o presidente Lula construiu é esse Brasil que cresce a quase 7% ao ano. É esse Brasil que gerou emprego. É esse Brasil que abriu mais de 1,5 milhão de vagas no ensino universitário. Mas, sobretudo, é esse Brasil que transformou os brasileiros em pessoas que querem o futuro”, afirmou Dilma, acrescentando: “O futuro é o avanço do projeto iniciado pelo governo Lula. E eu assumo esse compromisso”.

Eleições 2010 • Marina defende atuação de Dilma na ditadura e critica rótulo de 'terrorista'.

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, defendeu nesta segunda-feira (26) a atuação da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) na luta armada durante o regime militar (1964-1985).

Em sabatina promovida pelo portal Terra, Marina afirmou discordar de avaliações que classificam a adversária na corrida presidencial como "terrorista", em razão de sua militância no período em organizações clandestinas de esquerda.

"Acho que ela [Dilma] lutou pela por democracia. Tinha um grupo de jovens que foi à luta por um direito sagrado. Não acho que seja correto ficar chamando de terrorista", disse Marina.

Ainda sobre os conflitos da ditadura, a candidata do PV afirmou defender a manutenção da anistia "para todos" os envolvidos. Ressaltou, contudo, ser favorável à instalação de uma Comissão da Verdade para apuração de crimes políticos. "Temos que tirar esses cadáveres do armário."

Relação no governo
Ministra do Meio Ambiente de 2003 a 2008, Marina também minimizou eventuais conflitos com Dilma quando ambas integravam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. "Minhas divergências com a ministra Dilma não eram diferentes das que tinha com [Reinhold] Stephanes [ex-ministro da Agricultura], com o ministro dos Transportes."

A candidata do PT foi titular das pastas de Minas e Energia e da Casa Civil, e supostas divergências entre a área ambiental e o setor "desenvolvimentista" representado por Dilma em torno da concessão de licenças para grandes obras foram apontadas como causas da saída de Marina do governo.

Marina reafirmou que deixou o governo em razão de resistências internas e externas ao plano de combate ao desmatamento impulsionado pela pasta do Meio Ambiente à época.

"Dilma e Serra têm essa coisa do 'eu, eu, eu'"
Mas a candidata também procurou se diferenciar dos adversários. Afirmou que Dilma e o candidato do PSDB, o ex-governador José Serra, são "muito parecidos", citando o "perfil gerencial e desenvolvimentista" dos oponentes, crítica recorrente em suas últimas declarações. Subiu um tom nesta segunda ao apontar personalismo excessivo nos rivais petista e tucano: "Tem essa coisa assim, do estilo eu, eu, eu."

Caso Battisti
Marina Silva disse ainda ser favorável à manutenção do status de refugiado político ao escritor e ex-ativista político italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios. "O Brasil tem tradição de dar abrigo, já deu até para ditadores. Por que seria diferente em dar abrigo a ele [Battisti]?", questionou. A candidata disse que não coloca em dúvida as instituições italianas, mas afirmou que a política externa brasileira deve prezar pela manutenção de princípios.

Preso em 2007 no Rio de Janeiro, Battisti teve refúgio concedido pelo Ministério da Justiça em 2009. O entendimento foi que ele sofria perseguição política na Itália. Ainda em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela legalidade do pedido de extradição feito pelo governo italiano, mas deixou a decisão final com o presidente da República.

Voto e religião
Evangélica integrante da Assembleia de Deus, Marina defendeu ações de orientação política a fiéis por parte de líderes religiosos. "Será que a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], a UNE [União Nacional dos Estudantes], os jornalistas e os professores não influenciam as pessoas no voto? Por que os cristãos seriam pessoas que devem ser verdadeiras folhas em branco, que não têm opinião sobre nada? O que não pode é ter voto de cabresto [troca de favores e pressão por votos]", questionou.

Aracaju (SE) • Mulher morre após ser atingida por marquise de prédio.

Uma mulher morreu após ser atingida pela marquise de um prédio, nesta segunda-feira (26), na região central de Aracaju.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a fachada de uma loja que estava em reforma se soltou e atingiu a mulher, que não resistiu e morreu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Duas crianças que estavam com a vítima ficaram levemente feridas e foram levadas ao Hospital Urgências de Sergipe.

Equipes da Defesa Civil fazem uma avaliação do local, que foi isolado e receberá escoramento para evitar novos desabamentos.

Itabuna (BA) • Expectativa de um público de 40 mil pessoas no show do centenário.

Um público de cerca 40 mil pessoas é esperado para o show do centenário, a ser realizado na terça-feira, dia 27, na avenida Princesa Isabel, com a participação confirmada do Chiclete com Banana, Fábio Júnior, Lordão e Banda Vera Cruz.

Os dois grandes palcos, camarotes, dois telões laterais e toda a infraestrutura do evento são resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna, Grupo Chaves e Jequitibá Plaza Shopping.

Para Josias Miguel, contratado pelo grupo Chaves para coordenar a programação e pela montagem das estruturas (palcos e camarotes) que dão suporte ao evento, o acontecimento reúne dois shows de nível nacional com Fábio Júnior, que se apresenta às 22 horas e Chiclete com Banana a partir de zero hora. A programação inclui também duas grandes bandas regionais como as bandas Lordão e Vera Cruz, que prometem atrair um grande público.

Na área técnica, ele destaca a infraestrutura, com serviços de saúde, segurança e espaço para vendedores ambulantes: “Como estamos trabalhando com shows com uma alta qualidade de produção visual, cada uma das apresentações terá o seu sistema de iluminação e efeitos digitais. Já o sistema de som foi dimensionado para um público de 50 mil pessoas”, argumentou.

Josias Miguel explica que a prefeitura tem cuidado de todos os detalhes para o sucesso do evento, inclusive com a mobilização da Secretaria, da Indústria e Comércio e numa parceria institucional com o 15º Batalhão da Polícia Militar que deve montar um esquema especial de segurança: “O objetivo é fazer no show do centenário uma grande festa de confraternização e de amor por Itabuna”, concluiu.

sábado, 24 de julho de 2010

Eleições 2010 • Pesquisa Datafolha mostra empate entre Serra com 37% e Dilma 36%.

Pesquisa Datafolha para presidente da República divulgada neste sábado (24) mostra uma situação de empate técnico entre os candidatos José Serra (PSDB), com 37% das intenções de voto, e Dilma Rousseff (PT), com 36%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Serra pode ter entre 35% e 39% e Dilma, entre 34% e 38%.

Esta é primeira pesquisa Datafolha após a oficialização das candidaturas a presidente e a terceira consecutiva do instituto que aponta empate entre os dois candidatos, na de maio, ambos tinham 36% e na do início deste mês, Serra aparecia com 39% e Dilma, com 37%.

O Datafolha realizou 10.905 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, dos dias 20 a 23, em 379 municípios. O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número 19890/2010.

A candidata Marina Silva (PV) aparece em terceiro lugar na pesquisa, com 10% das intenções de voto. Nos dois levantamentos anteriores, ela tinha 10% e 9%.

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Zé Maria (PSTU) têm 1% das intenções de voto cada um, segundo a pesquisa. Nenhum dos demais presidenciáveis (Rui Costa Pimenta, PCO, Ivan Pinheiro, PCB, Levy Fidelix, PRTB, e Eymael, PSDC) chega a 1%. Dentre os entrevistados, 10% se dizem indecisos e 4% pretendem votar em branco ou anular o voto.

Resposta espontânea
Na intenção de voto espontânea (quando o pesquisador não exibe para o entrevistado o cartão com os nomes dos candidatos), 46% disseram não saber em quem votar. Dilma aparece com 21% (tinha 22% na pesquisa anterior) e Serra com 16% (tinha 19%). Embora não seja candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve 4% das citações, mesmo percentual de Marina Silva.

Segundo turno
A simulação de segundo turno efetuada pelo Datafolha aponta Dilma com 46% e Serra com 45%. Os indecisos são 5%, e outros 5% votariam em branco ou anulariam o voto.

De acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno, 41% dos eleitores de Marina Silva optariam por Serra, e 39%, por Dilma. Dentre os eleitores de Marina, 15% votariam em branco ou anulariam o voto em um segundo turno entre Serra e Dilma.

Rejeição
A pesquisa mostra que não votariam em José Serra em hipótese alguma 26% dos entrevistados (eram 24% no levantamento anterior). A taxa de rejeição de Dilma Rousseff é de 19% (era 20%) e a de Marina Silva, de 13% (era 14%).

Eleições 2010 • Bahia: Pesquisa aponta reeleição do governador Jaques Wagner (PT) com 44%.

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), seria reeleito no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Ele lidera a disputa pelo governo do estado com 44% das intenções de voto, enquanto que somados, os seus adversários alcançam 37%, de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

A pesquisa revela que o petista tem 21 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Paulo Souto (DEM), que tem 23%. Em terceiro lugar aparece Geddel Vieira Lima (PMDB), com 12%. Os candidatos Luiz Bassuma (PV) e professor Carlos (PSTU) têm 1% cada. Marcos Mendes (PSOL) e Sandra Santa Bárbara (PCB) não pontuaram. Não opinaram 13% dos eleitores, e outros 6% disseram que votarão nulo ou em branco.

Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistador não mostra a lista de candidatos, o governador tem vantagem ainda maior sobre os oponentes. Wagner é citado por 26% dos entrevistados. Souto tem 7%, e Geddel 4%.

O levantamento é o primeiro realizado pelo Datafolha depois da oficialização das candidaturas. Foi feito de terça-feira (20) a sexta (23), com 1.086 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleições 2010 • Rio Grande do Sul: Tarso Genro (PT) lidera pesquisa com 35%.

O petista Tarso Genro lidera a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul com 35% das intenções de voto, contra 27% do candidato do PMDB, José Fogaça, de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Segundo a pesquisa, os dois são os mais cotados para disputar o segundo turno para o Palácio Piratini.

A governadora Yeda Crusius (PSDB), que tenta a reeleição, tem 15% das intenções de voto. Entre todos os estados pesquisados, este é o pior desempenho de um governador que tenta reeleição.

O candidato do PSOL, Pedro Ruas, aparece com 1% das intenções de voto. Humberto Carvalho (PCB), Aroldo Medina (PRP), Julio Flores (PSTU), Montserat Martins (PV), Schneider (PMN) e professor Guterres (PRTB) foram citados, mas não chegaram a pontuar.

Brancos ou nulos somam 3% dos entrevistados, e outros 18% disseram ainda não saber em quem votar.

Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistador não mostra a lista de candidatos, Tarso tem 12%, contra 7% de Yeda e 6% de Fogaça.

Em Porto Alegre, o petista aparece 43%, contra 30% do peemedebista. Os dois já foram prefeitos da capital, onde Yeda aparece com 9%. No interior, Tarso tem 33%, contra 27% de Fogaça. Yeda tem 17% das intenções de voto.

O Datafolha peguntou em quem os gaúchos não votariam de jeito nenhum. Yeda lidera o ranking com 42%, seguida de Tarso com 13%, e Fogaça com 12%.

O levantamento é o primeiro realizado pelo Datafolha depois da oficialização das candidaturas. Foi feito de terça-feira (20) a sexta (23), com 1.215 entrevistas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleições 2010 • Paraná: Datafolha mostra empate técnico na disputa pelo governo.

Pesquisa Datafolha sobre a intenção de voto ao governo do Paraná mostra um empate técnico entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT). O levantamento foi encomendado pela RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná, e pelo jornal "Folha de S.Paulo" e foi divulgado nesta sexta-feira (23) no "Paraná TV - 2ª Edição".

De acordo com o Datafolha, Richa tem 43% das intenções de voto e Dias, 38%. Pela margem de erro, de três pontos percentuais, o candidato tucano pode variar entre 40% e 46% das intenções de voto e Osmar Dias pode ter entre 35% e 41%.

Paulo Salamuni, do PV, ficou com 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 3%, e não souberam responder 14% dos entrevistados.

Avanilson Araújo, do PSTU, Luiz Bergmann, do PSOL, Robinson de Paula, do PRTB, e Amadeu Felipe, do PCB, não atingiram 1% das intenções.

A pesquisa ouviu 1.225 eleitores entre os dias 20 e 23 de julho e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE 20158/2010).

Eleições 2010 • Minas Gerais: Hélio Costa (PMDB) lidera preferência dos eleitores com 44%.

O senador ex-ministro Hélio Costa (PMDB) lidera a disputa pelo governo de Minas Gerais, com 26 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o atual governador Antonio Anastasia (PSDB), de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

Hélio Costa (PMDB) 44%
Antonio Anastasia (PSDB) 18%
Professor Luiz Carlos (PSOL) 2%
Vanessa Portugal (PSTU) 2%
Fabinho (PCB) 1%
Pepê (PCO) 1%
Zé Fernando Aparecido (PV) 1%
Edilson Nascimento (PT do B) 1%
Em branco/ nulo/ nenhum 7%
Não sabe 23%

O levantamento é o primeiro realizado pelo Datafolha depois da oficialização das candidaturas. Foi feito de terça-feira (20) a sexta (23), com 1.269 entrevistas em 52 municípios.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 51.059/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 20.164/2010.

Pesquisa espontânea

O Datafolha também divulgou o resultado da pesquisa espontânea, na qual o entrevistador não mostra a lista de candidatos. Nesse ponto do levantamento, 73% dos entrevistados não souberam dizer o nome do candidato em que pretendem votar.

Hélio Costa foi citado por 10% dos entrevistados; Anastasia, por 7%; e o ex-governador Aécio Neves (PSDB), que é candidato a senador, por 4%. Houve 4% de outras respostas, e 3% disseram que vão votar em branco/nulo/nenhum.

Rejeição

Dos entrevistados, 19% disseram que votariam em qualquer candidato (não rejeitam nenhum), 4% afirmaram que não votariam em nenhum (rejeitam todos) e 27% não souberam responder. As taxas de rejeição dos candidatos são: Pepê, 19%; Antonio Anastasia, Vanessa Portugal e Fabinho, 14% cada um; Hélio Costa e Zé Fernando Aparecido, 10% cada um; Professor Luis Carlos, 9%; e Edilson Nascimento, 8%.

Eleições 2010 • Pernambuco: Pesquisa aponta para a reeleição de Eduardo Campos (PSB) com 59%.

O governador Eduardo Campos (PSB) lidera a disputa para o governo de Pernambuco com 31 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Eduardo Campos (PSB) 59%
Jarbas (PMDB) 29%
Sérgio Xavier (PV) 1%
Edilson Silva (PSOL) 0%
Jair Pedro (PSTU) 0%
Anselmo Campelo (PRTB) 0%
Roberto Numeriano (PCB) 0%
Em branco/ nulo/ nenhum 4%
Não sabe 7%

O levantamento é o primeiro realizado pelo Datafolha depois da oficialização das candidaturas. Foi feito de terça-feira (20) a sexta (23), com 1.098 entrevistas.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) com o número 32333/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 20140/2010.

Rejeição

Dos entrevistados, 8% disseram que votariam em qualquer candidato (não rejeitam nenhum), 2% afirmaram que não votariam em nenhum (rejeitam todos) e 13% não souberam responder. As taxas de rejeição dos candidatos são: Jarbas, 34%; Edilson Silva, 30%; Sérgio Xavier, 29%; Jair Pedro, 27%; Roberto Numeriano, 26%; Anselmo Campelo, 26%; Eduardo Campos, 15%.

Eleições 2010 • Rio de Janeiro: Pesquisa aponta reeleição de Sérgio Cabral (PMDB) com 53%.

O governador Sérgio Cabral (PMDB) lidera a disputa para o governo do Distrito Federal com 35 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o deputado federal Fernando Gabeira (PV), de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Sérgio Cabral (PMDB) 53%
Gabeira (PV) 18%
Cyro Garcia (PSTU) 3%
Eduardo Serra (PCB) 3%
Fernando Peregrino (PR) 1%
Jefferson Moura (PSOL) 1%
Em branco/ nulo/ nenhum 9%
Não sabe 12%

O levantamento é o primeiro realizado pelo instituto depois da oficialização das candidaturas. Foi feito de terça-feira (20) a sexta (23), com 1.264 entrevistas, em 29 municípios.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) com o número 59.653/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 20.161/2010.

Rejeição

Dos entrevistados, 9% disseram que votariam em qualquer candidato (não rejeitam nenhum), 4% afirmaram que não votariam em nenhum (rejeitam todos) e 14% não souberam responder. As taxas de rejeição dos candidatos são: Gabeira, 31%; Sérgio Cabral, 18%; Cyro Garcia, 18%; Jefferson Moura, 14%; Eduardo Serra, 14%; Fernando Peregrino, 12%.

Eleições 2010 • Distrito Federal: Joaquim Roriz (PSC) lidera pesquisa Datafolha com 40%.

O ex-governador Joaquim Roriz (PSC) lidera a disputa para o governo do Distrito Federal com 13 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz (PT), de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Roriz (PSC) 40%
Agnelo (PT) 27%
Toninho do PSOL (PSOL) 3%
Eduardo Brandão (PV) 1%
Rodrigo Dantas (PSTU) 1%
Ricardo Machado (PCO) 0%
Newton Lins (PSL) 0%
Em branco/ nulo/ nenhum 11%
Não sabe 18%

O levantamento é o primeiro feito pelo Datafolha depois da oficialização das candidaturas. Foram realizadas 706 entrevistas, de terça-feira (20) a sexta (23). A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) com o número 51059/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 20164/2010.

Pesquisa espontânea

O Datafolha também divulgou o resultado da pesquisa espontânea, na qual o entrevistador não mostra a lista de candidatos. Nesse ponto do levantamento, 59% dos entrevistados não souberam dizer o nome do candidato em que pretendem votar.

Roriz foi citado por 18% dos entrevistados; Agnelo, por 15%. Houve 1% de outras respostas e 6% disseram que vão votar em branco/nulo/nenhum.

Rejeição

Dos entrevistados, 9% disseram que votariam em qualquer candidato (não rejeitam nenhum), 5% afirmaram que não votariam em nenhum (rejeitam todos) e 18% não souberam responder. As taxas de rejeição dos candidatos são: Roriz, 34%; Agnelo, 19%; Toninho do PSOL, 15%; Eduardo Brandão, 7%; Newton Lins, 6%, Rodrigo Dantas, 6%, Ricardo Machado, 6%.

Eleições 2010 • São Paulo: Alckmin (PSDB) lidera com 49%, e Mercadante (PT) tem 16%, indica Datafolha.

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) lidera a disputa para o governo de São Paulo com 33 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o senador Aloizio Mercadante (PT), de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Geraldo Alckmin (PSDB) 49%, Aloízio Mercadante (PT) 16%, Celso Russomanno (PP) 11%, Paulo Skaf (PSB) 2%, Fabio Feldmann (PV), Mancha (PSTU), Paulo Búfalo (PSOL) e Anaí Caproni (PCO) tem 1% cada, Igor Grabois (PCB) não foi citado por nenhum eleitor na pesquisa. Em branco/nulo/nenhum 6%, Não sabe 13%.

O levantamento é o primeiro feito pelo Datafolha depois da oficialização das candidaturas. Foram realizadas 2.083 entrevistas em 58 municípios, de terça-feira (20) a sexta (23).

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) com o número 51059/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 20164/2010.

Rejeição

Dos entrevistados, 13% disseram que votariam em qualquer candidato (não rejeitam nenhum), 4% afirmaram que não votariam em nenhum (rejeitam todos) e 18% não souberam responder. As taxas de rejeição dos candidatos são: Mancha, 21%; Mercadante, 20%; Paulo Búfalo, 18%; Russomanno, 16%; Alckmin, 14%; Skaf, 14%; Igor Grabois, 13%; Feldmann, 11%; Anaí, 11%.

Eleições 2010 - Dilma dispara em pesquisa e abre 8 pontos a frente de Serra, com 41%.

Dilma Rousseff disparou na liderança da corrida presidencial, segundo a mais recente pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta sexta, 23/07. Tanto no primeiro quanto no segundo turno, Dilma abriu 8 pontos de vantagem em relação a Serra, como mostra o levantamento. A margem de erro é de 1,8 ponto. Esta é a primeira pesquisa divulgada após a oficialização das candidaturas à Presidência.

No primeiro turno, na pesquisa estimulada, Dilma (PT) aparece com 41% das intenções de voto, seguida por Serra (PSDB), com 33%, e Marina Silva (PV) com 8%. Os demais candidatos somaram 1%. Os votos brancos e nulos chegaram a 4%, e 13% dos entrevistados se declararam indecisos ou não responderam.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Dilma tem 28%, Serra 21% e Marina 5%. Mesmo fora da disputa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado por 4% dos entrevistados.

Segundo Turno

Segundo o Vox Populi, Dilma venceria Serra em um possível segundo turno por 46% a 38%.

Rejeição

O indicador de rejeição, que mede em quem o eleitor não pretende votar de jeito nenhum, traz Serra com a maior rejeição 24%, Marina Silva 20% e Dilma 17%.

Evolução

Dilma cresceu entre maio e junho, passando de 38% para 41% das intenções de voto. No entanto, em julho, seu índice permaneceu estável (41%). Já Serra passou de 35% em maio para 36% em junho, porém caiu dois pontos neste mês, atingindo 34%. Marina Silva, por sua vez, subiu para 9% em julho, após ter mantido o índice de 8% nos dois meses anteriores.

A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 20 de julho, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19.920/10. Foram feitas 3.000 entrevistas em 219 cidades de todas as regiões do país.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Eleições 2010 • Minas Gerais: Pimentel rebate acusações de Serra sobre o caso Eduardo Jorge e ameaça processá-lo.

O ex-prefeito de Belo Horizonte e candidato ao Senado, Fernando Pimentel (PT), rebateu a acusação de José Serra, candidato à Presidência pelo PSDB, que em entrevista ao jornal Zero Hora acusou o mineiro de estar envolvido na quebra de sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge. O petista ainda ameaçou processar o tucano pelas declarações.

“Repudio com veemência as declarações do candidato à presidência, José Serra, concedidas à imprensa ontem, 22, as quais fazem referências ao meu nome como articulador de uma operação inexistente e à qual repilo com a convicção dos meus 40 anos de trajetória política”, disse o petista em nota.

Pimentel classificou as declarações de Serra de “falsas e caluniosas” e atribuiu o comentário do tucano a um “desespero”.

“Há dias, o candidato da oposição tem demonstrado desequilíbrio ao disparar insinuações caluniosas e ultrapassar os limites da responsabilidade de quem se declara um homem público experiente e preocupado com as questões maiores do Brasil”, diz a nota.

O petista disse que pretende tomar providências judiciais contra Serra. Via Twitter, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, se mostrou favorável à decisão. "Todo apoio à decisao do Pimentel de processar o Serra", postou ele.

Manaus (AM) • Lixo é recolhido das margens do Rio Negro.

Uma operação para limpar o rio acumulado às margens do Rio Negro, em Manaus, teve início na quinta-feira (22). A previsão da Secretaria Municipal de Limpeza Pública é recolher cerca de 60 toneladas de detritos em três dias. Pelo menos 25 operários trabalham no local e contam com a ajuda de escavadeiras. Além da retirada do lixo, a prefeitura pretende fazer uma campanha para conscientizar os moradores da região.

Rio Branco (AC) • Avião faz pouso de emergência no aeroporto.

Um avião da AeroSur, uma companhia aérea boliviana, teve de fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Rio Branco, no Acre, por volta de 5h desta sexta-feira (23).

O superintendente da Infraero no aeroporto, Raimundo Daniel Pereira, explicou que a aeronave teve problemas técnicos quando passava pela região e solicitou permissão para pouso.

“O avião saiu de Miami e seguia para a Bolívia, mas teve problemas técnicos e pousou para garantir a integridade de todos os passageiros”, disse.

Segundo Pereira, o pouso ocorreu normalmente. No total, 122 passageiros estavam a bordo. Ninguém ficou ferido.

A empresa enviará outra aeronave para prosseguir com a viagem dos passageiros até a Bolívia. O avião que apresentou problemas passará por manutenção e deve decolar para o país ainda nesta sexta-feira, de acordo com Pereira.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Eleições 2010 • Oposição é incapaz de ampliar o Bolsa Família, Disse Dilma.

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse hoje que a oposição não é capaz de aumentar o alcance do programa Bolsa Família, como vem prometendo. Segundo ela, isso foi demonstrado na administração de programas sociais de São Paulo.

“Eu disse que é impossível que ele [o candidato da oposição] faça isso [duplicar o Bolsa Família]. Ele tinha três programas sociais em São Paulo no período que foi governador. O Renda Cidadã, que era o principal deles, reduziu-se. Não se ampliou”, disse, durante sabatina do Portal R7.

Segundo ela, o estado de São Paulo tem 1,1 milhão de pessoas que recebem o Bolsa Família, porém esse número deveria alcançar 1,4 milhão. “Nós não conseguimos cadastrar. Eles foram governantes do município e não conseguiram cadastrar 300 mil pessoas.”

Dilma disse que há uma diferença entre dizer e fazer. “Quando eles [a oposição] puderam mais, eles eram governo, fizeram menos. Nós, quando pudemos mais, fizemos mais. E fizemos isso na pior época. Quando a gente fez o [programa] Bolsa Família percebemos que tinha inflação em descontrole, uma dívida com o FMI [Fundo Monetário Internacional] e, além disso, não tínhamos dinheiro para nada.”

Os programas sociais do governo Lula, ressaltou ela, não são um anexo ou plataforma de eleição. Dilma voltou a lamentar as práticas políticas e a falta de propostas da oposição. “Eu espero que não seja uma guerra, espero que seja uma luta democrática”, disse.

Salário mínimo

Dilma assumiu o compromisso de manter a atual política de reajuste do salário mínimo, que já garantiu aos trabalhadores e aposentados aumento real de mais de 70% durante o governo Lula. Segundo ela, a valorização do salário mínimo, a geração recorde de empregos formais e as políticas sociais foram responsáveis pela saída de mais de 24 milhões de brasileiros da linha de pobreza e a ascensão de 31 milhões de pessoas para a classe média.

Forças Armadas no Brasil

A candidata do PT elogiou o papel das Forças Armadas no país hoje e disse que em muitos locais são eles que garantem o sentimento de nacionalidade e até são responsáveis pela saúde e a educação de qualidade. Segundo ela, os militares podem cumprir também um papel importante na estratégia e na indústria de defesa.

Aborto e Casamento para pessoas do mesmo sexo


A petista voltou a afirmar que o aborto deve ser tratado pelo aspecto da saúde pública e que não defende a prática. Segundo ela, o aborto é uma violência contra a mulher e que não conhece nenhuma mulher que defenda o aborto como prática. Segundo ela, nos casos previstos em lei, o Estado tem que garantir um tratamento adequado para as mulheres que precisam passar por esse procedimento. Ela disse novamente que defende que os direitos civis dos casais heterossexuais sejam estendidos para os casais homossexuais.

Eleições 2010 • Marina diz que relacionar PT às Farc é fazer 'acusação gratuita'.

A candidata do PV, Marina Silva, disse, nesta quinta-feira (22), que são “gratuitas” as acusações feitas contra o PT de ter relação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O candidato à Presidência do PSDB, José Serra, e seu vice, Indio da Costa (DEM-RJ), têm afirmado que o partido tem ligação com a guerrilha. O PT foi à Justiça contra os tucanos por conta das declarações.

“Eu não faço coro com aqueles que estão fazendo, no meu entendimento, acusações gratuitas ao presidente Lula, à ministra Dilma e ao partido dos Trabalhadores no que se refere a relações com as Farc. Fiquei 30 anos dentro do PT e nunca soube que tinha esse tipo de relação e no nível em que foram acusados”, afirmou, em entrevista após uma palestra para representantes do setor financeiro internacional, organizada pela BM&F Bovespa, em Nova York.

Política econômica

Para uma plateia de representantes do setor financeiro internacional, a candidata do PV voltou a defender a manutenção da estrutura da política da macroeconômica brasileira e o corte de gastos do governo. Foi o segundo contato com investidores em dois dias de visita a Nova York.

O encontro desta quinta foi organizado pela BM&F Bovespa. A bolsa já fez um evento semelhante, em maio, com Dilma Roussef. A idéia é avaliar o processo eleitoral, as perspectivas do Brasil e o cenário econômico que o novo governo vai enfrentar.

A senadora alertou que não se pode ter ilusões com os avanços na economia porque ainda há muito o que fazer. "Não devemos, é claro, ser pessimistas, mas também não podemos nos deixar embalar pela crença em atalhos que nos façam perder de vista desafios que temos pela frente. Apesar dos importantes avanços nos últimos anos, os problemas de fundo do nosso desenvolvimento não desapareceram e parecem tão desafiadores como antes", disse.

Banco Central

Marina Silva também reafirmou a defesa pela autonomia operacional do Banco Central. "A nossa posição é favorável à autonomia operacional do Banco Central. Existe uma polêmica se precisa ou não essa autonomia ser institucionalizada. Esse é um debate interessante que inclusive deve ser feito à luz de outras experiências fora do Brasil, mas, na realidade do Brasil, o fato de não termos a autonomia institucionalizada não significa que ela não aconteça na prática. E na prática está dando certo", respondeu.

Marina Silva foi aplaudida quando, respondendo a uma questão sobre meio ambiente, disse que é contra as mudanças no Código Florestal que estão sendo propostas de forma equivocada, na avaliação dela, porque não integram os avanços alcançados nos últimos 20 anos.

"Não devemos perdoar 47 milhões de hectares que foram destruídos ilegalmente. Aqueles que cumpriram a lei, que se comprometeram a cumprir o marco regulatório e fizeram investimentos, acreditando que o governo estava falando sério não merecem agora ver os seus concorrentes sendo perdoados e com a sinalizacão de que podem continuar desmatando" , disse.

'Pororoca mobilizatória' e mudanças no visual

Na entrevista, Marina comparou a sua campanha à do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que usou diversos recursos tecnológicos.

"Queremos fazer uma pororoca mobilizatória. Para os brasileiros, todos sabem o que é pororoca, mas quem não souber é só entrar no Google. Acho que os outros candidatos também vão usar as outras mídias, mas o que nos diferencia são as mensagens. A juventude não se envolve na busca do poder pelo poder, mas se coloca a serviço de projetos", comentou.

A candidata do PV foi questionada ainda se pretendia fazer alguma mudança no visual como fez a candidata do PT, Dilma Rousseff. Marina brincou e sinalizou que não pretende mudar a aparência. "Eu e Guilherme somos bastante simpáticos e acho que vamos continuar assim", disse, sorrindo.

São Caetano do Sul (SP) • Barra de ferro cai de prédio e quase atinge crianças.

Uma família de São Caetano do Sul, no ABC paulista, passou por um susto nesta quinta-feira (22): uma barra de ferro caiu de um prédio em construção e, por pouco, não atingiu duas crianças.

O prédio não tem tela de proteção. A barra de mais de três metros de comprimento caiu sobre o teto da casa, perfurou a laje do banheiro e foi parar no quintal onde duas crianças brincavam. Segundo os moradores da Rua Rio Branco, nesta quarta-feira (21) um pedaço de madeira caiu na casa de outro vizinho.

A Construtora Ubiratan diz que a queda da peça foi um incidente isolado. E que vai reparar os danos causados na casa. Já a Prefeitura de São Caetano informou que esteve no local e que vai embargar a obra se a construtora não tomar as medidas de segurança necessárias.

Desemprego no Brasil é o menor para um mês de junho já registrado.

O número de pessoas sem emprego recuou de maio para junho, caindo ao menor patamar já registrado para o mês no governo Luís Inácio Lula da Silva (PT). Divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta, a PME (Pesquisa Mensal de Empregos) verificou que a taxa de desocupação ficou em 7% no mês, menor em 0,5 ponto percentual à registrada em maio.

O instituto constatou que a população sem ocupação alguma foi de 1,6 milhão nas regiões metropolitanas analisadas. Neste ano, os empregos com carteira já registraram crescimento acumulado de 7,1%, o que, em termos reais, totaliza criação de 610 mil postos formais.

A massa salarial ficou em R$ 31,4 bilhões em junho. O rendimento médio pago aos trabalhadores foi de R$ 1.423. Subiu 3,4% no ano. Os trabalhadores empregados em atividades de educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social foram os que tiveram maior rendimento real, de R$ 2016,80.

Na outra ponta, trabalhadores domésticos foram os que tiveram menor rendimento, de R$ 535,10. Funcionários da construção foram os que tiveram maior acréscimo, de 5,1%, e com isso, fecharam o mês recebendo, em média, R$ 1227,40.

Recorde em quatro regiões metropolitanas

Ao fim de junho, quatro das seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE registraram menor taxa de desocupação recorde. Os menores índices de desemprego não se referem somente ao mês de junho, mas a toda a série histórica. Porto Alegre apresentou a menor taxa, de 5,1%. As outras recordistas foram Belo Horizonte (5,1%), Rio de Janeiro (5,8%) e São Paulo (7,4%). Recife registrou 8,6% e Salvador, 12%.

Eleições 2010 • TSE dá direiro de resposta ao PT por acusações de vice de Serra.

O Ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Henrique Neves concedeu, nesta quinta feira (22), direito de resposta ao PT pelas declarações do candidato à vice presidente na chapa do PSDB, Indio da Costa, que acusou o partido de envolvimento com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e com o narcotráfico. A resposta será publicada no mesmo site do PSDB em que foram divulgadas as acusações e deverá ficar no ar por dez dias.

Neves entendeu que a afirmação de que o PT está ligado “ao que há de pior” é “suficiente para a caracterização da ofensa e o deferimento do direito de resposta” . Ele lembrou também que, em 2002, o PSDB já havia relacionado o PT ao narcotráfico e o TSE concedeu direito de resposta.

Entretanto, o ministro censurou trechos da resposta elaborada pelo PT, por considerar que “extrapola os limites do permitido”, ao fazer ofensas ao PSDB e propaganda eleitoral em favor de Dilma Rousseff.

No início da semana, ao ser comunicado sobre as ações do partido adversário, o presidente tucano e coordenador de campanha de Serra, Sérgio Guerra, saiu em defesa de Indio. Para o senador, não houve crime e a relação do PT com as Farc é de "conhecimento público".

A ação do PT também não intimidou Indio da Costa. Nesta quarta-feira (21), em corpo a corpo ao lado do candidato à Presidência na sua chapa, José Serra, Costa reafirmou as acusações e desafiou a candidata à Presidência petista, Dilma Rousseff, a provar o contrário.

Ilhéus (BA) • Motorista mata ex-amante com três tiros.

O motorista José Roberto Oliveira Macedo, de 41 anos, matou a ex-amante Rosangela Maria de Jesus, de 38 anos, com três tiros. O crime ocorreu na madrugada desta quinta-feira (22), por volta de 1h00, próximo ao bairro Iguape, em Ilhéus, na Bahia.

O acusado chegou a atropelar duas pessoas que estavam em um ponto de ônibus e em seguida iniciou uma briga com a vítima, matando-a depois. A polícia encontrou o corpo de Rosangela dentro de um veículo Fiesta vermelho na localidade mencionada.

Segundo a delegada de plantão Lícia Vieira, a família da empregada doméstica Rosangela, informou que o assassino manteve um relacionamento extraconjugal por seis anos e estava há 1 ano separado. “Ele não aceitava a separação, por isso o motorista deixou uma carta afirmando que iria matá-la e se mataria, mas não teve coragem e fugiu”, explica.

Na carta, Roberto em determinados trechos direcionou aos pais dele. “Meu pai, vou embora pra sempre, pois não suporto a rejeição do amor da minha vida”, diz.

Famílias são retiradas de terreno em Pernambuco.

Cerca de 50 famílias tiveram de sair de um terreno em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, nesta quinta-feira (22). A Polícia Militar esteve no local para cumprir o mandado de reintegração de posse da propriedade, que era particular. O secretário de Direitos Humanos e Segurança Cidadã de Jaboatão dos Guararapes, Claudio Carraly, disse que a prefeitura ofereceu transporte para as famílias que foram para a casa de parentes e amigos. Cinco famílias que não tinham para onde ir foram levadas para abrigos da prefeitura. Segundo Carraly, as pessoas que tiveram de sair da área serão incluídas em um programa de habitação. As famílias moravam no local há três anos.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Eleições 2010 • Distrito Federal: Joaquim Roriz (PSC) lidera pesquisa com 37%.

Pesquisa do Instituto O&P Brasil sobre a eleição para governador do Distrito Federal indica que Joaquim Roriz (PSC) tem 37% das intenções de voto. Agnelo Queiroz (PT) tem 31%. Não souberam ou não quiseram responder à questão 15% dos eleitores e 12,5% vão anular, votar em branco ou em ninguém.

Candidatos menores também aparecem na pesquisa: Toninho (PSOL) tem 1,5%; Eduardo Brandão (PV) tem 1,2%; Rodrigo Dantas (PSTU) tem 0,7%; Ricardo Machado (PCO) tem 0,6%; Newton Lins (PSL) tem 0,4%.

Presidente

Para presidente da República, o O&P constatou que os eleitores do DF preferem Dilma Rousseff (PT). Ela tem 31,9% das intenções de voto. José Serra (PSDB) tem 26,3%. A diferença é de 5,6 pontos percentuais, superior à margem de erro de 2,8 pontos. Marina Silva (PV) tem 13,8%. Outros candidatos, somados, tem 2,5%. Não souberam ou não quiseram responder à questão 14,8% dos eleitores. Vão anular, votar em branco ou em ninguém 10,5%.

Senador

Os 2 senadores eleitos pelo DF, se as eleições fossem hoje, são Cristovam Buarque (PDT), com 41,3% dos votos, e Rodrigo Rollemberg (PSB), com 28,9%. Maria de Lourdes Abadia (PSDB) aparece com 19,5% e Alberto Fraga (DEM), com 7,5%. Juntos, outros candidatos têm 12,4% dos votos. Brancos, nulos e votos para ninguém são 41,8% do total. Não sabem ou não responderam à questão 48,6% dos entrevistados.

Na pesquisa sobre o voto para senador, os eleitores escolhem 2 candidatos. Por isso a soma dos percentuais deve ser 200% (ou números próximos) e não 100%, como na pesquisa para governador.

A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais (para mais ou para menos). A sondagem foi feita de 15 a 19.jul.2010 com 1.200 eleitores do Distrito Federal.

Eleições 2010 • Acre: Tião Viana (PT) lidera pesquisa com 63%.

Pesquisa realizada pelo Ibope e contratada pela Federação das Indústrias do Acre (Fieac), mostra que o candidato do PT ao governo do Estado, Tião Viena, e o presidenciável José Serra (PSDB) lideram as intenções de voto da região. Para o governo, o petista aparece com 63% dos votos e, para a presidência, o candidato tucano está na frente com 39%.

O Ibope aponta que o principal adversário de Tião Viana, Bocalom (PSDB), atinge 18% dos votos, seguido de Gouveia (PRTB), com 2%. Na hipótese de um segundo turno entre Tião Viana e Bocalom, o candidato do PT lidera com 66%, enquanto o tucano tem 18%. Os votos brancos e nulos totalizam 4% e os eleitores indecisos, 11%.

Nas eleições presidenciais, Marina Silva (PV) vem em segundo, com 29% da preferência, seguida da ex ministra Dilma Rousseff (PT), que aparece com 16%. Em caso de segundo turno com a candidata do PT, Serra alcança 59% dos votos, contra 26% de Dilma.

Senado

Para as duas vagas do Senado, o ex-governador Jorge Viana, do PT, está na frente com 67% dos votos. Em segundo lugar, Peteção (PMN) atinge 31%, seguido por Edvaldo Magalhães, do PC do B, com 27%, e João Correia (PT), com 11%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 19641/2010. Entre os dias 12 e 14 de julho foram entrevistados 602 eleitores nos 22 municípios do Acre. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

Cariacica (ES) - Mulher morre atropelada por moto.

Uma mulher morreu atropelada por uma moto nesta terça-feira (20), por volta das 20h, na rodovia BR-262, na altura do município de Cariacica (ES).

O policial rodoviário federal Eliomar Arcanjo disse que a mulher tentou atravessar a estrada fora da faixa de pedestre.

O motorista da moto sofreu lesões graves e foi socorrido.

Chega a 2,7 mil o número de animais mortos pelo frio no Mato Grosso do Sul.

O número de animais mortos por causa do frio em fazendas de Mato Grosso do Sul já chega a 2,7 mil. Segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), o prejuízo dos produtores rurais ultrapassa os R$ 4 milhões. Até agora, 15 municípios do estado já registraram mortes por causa da hipotermia, quando a temperatura do corpo do gado fica bem abaixo do normal.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Eleições 2010 • Eleitores acompanham Dilma pelas ruas de Uberlândia.

Em mais uma demonstração da popularidade de sua candidatura a presidência, Dilma Rousseff (PT) fez uma caminhada pelas ruas do centro de Uberlândia (MG), acompanhada por centenas de eleitores. A petista cumprimentou as pessoas, deu autógrafos, distribuiu abraços, tirou fotos e foi mais uma vez muito festejada pelos mineiros.

Dilma percorreu algumas ruas até chegar ao Real Café, tradicional ponto da cidade para tomar um café, comer uns pães de queijo e discutir política. Vendedores, funcionários de hotéis, balconistas pararam por alguns minutos suas atividades para ver a caravana de Dilma na cidade.

Ela tomou um café e comeu biscoito de polvilho, queijo e pão de queijo no café do seu Damião Ferreira Matos. E, novamente, recebeu o apoio caloroso dos eleitores. Agora a tarde, Dilma participa de uma plenária com prefeitos mineiros em Montes Claros, também em Minas Gerais.

Ponto de encontro

Damião, o dono do Real Café, conta que o local é visitado por políticos há anos e já recebeu outros candidatos à Presidência da República como Ciro Gomes (PSB). E por que o local atrai os postulantes nacionais? “Aqui é um ponto de debate político. As pessoas vêm aqui, tomam um café e conversam sobre política. É tradicional já”, explica.

Assim como fez com outros, o empresário colocará a foto de Dilma na parede para comprovar sua visita. Até Juscelino Kubitschek já passou pelos balcões do Real Café, segundo Damião.

Questionado sobre o que as pessoas discutem, ele revela que o papo gira em torno dos candidatos, porque o país vai bem. “O Brasil, graças a Deus, está muito bem. Melhorou para todo mundo. A gente vê pelas pesquisas de aprovação do Lula”, comenta.

Damião também dá seu palpite sobre o desfecho dessas eleições. “Pelo que escuto, a Dilma vai ganhar a eleição. Não tem líder político como o Lula no Brasil, e ele pode eleger o sucessor. O povo tem que reconhecer. Uberlândia tem obras e mais obras”, analisa.

Rio de Janeiro (RJ) • Filho da atriz Cissa Guimarães morre atropelado.

O filho mais novo da atriz e apresentadora Cissa Guimarães morreu atropelado no Rio de Janeiro nesta terça-feira (20). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Mascarenhas, de 18 anos, foi atropelado dentro do túnel Acústico, na Gávea, zona sul, na pista sentido Gávea, por volta de 1h50.

Rafael, que era estudante e o único dos três filhos de Cissa que ainda morava com ela no Jardim Botânico, sofreu traumatismos na cabeça, tórax, braços e pernas. Ele foi levado para o hospital Miguel Couto, no Leblon, onde chegou a ser operado. Ele morreu por volta das 8h.

Em nota, a CET-Rio informou que a pista do túnel estava fechada ao tráfego entre 1h10 e 4h. A assessoria de imprensa disse o motorista que atropelou Rafael, que estaria andando de skate, teria usado uma passagem de emergência, indo para a pista que estava fechada. Ele ainda não foi identificado. As imagens das câmeras de monitoramento instaladas na praça Sibélius já foram encaminhadas para a Polícia Civil.

O caso está sendo investigado pela Delegacia da Gávea. A assessoria de imprensa da Polícia Civil disse que só vai se manifestar depois que a investigação estiver concluída. O boletim de ocorrência não foi divulgado.

Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, só é permitido andar de skate nas pistas e rampas específicas, geralmente instaladas em praças, e nas ciclovias.

Eleições 2010 • Eleitorado cresce 8,5% e chega a 135,8 milhões.

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta terça-feira (20) dados consolidados sobre o eleitorado brasileiro que mostram que 135,8 milhões de eleitores estão aptos a votar nas eleições de outubro. O número é 8,5% maior que o da última eleição presidencial, de junho de 2006, quando o total de eleitores brasileiros era de 125,9 milhões. Os dados foram repassados ao TSE pelos tribunais regionais eleitorais (TREs).

O principal colégio eleitoral do país continua a ser o estado de São Paulo, com 22,3% do total de eleitores brasileiros –30,3 milhões de pessoas aptas a votar neste pleito–, seguido de Minas Gerais, com 14,5 milhões de eleitores (10,6% do eleitorado).

Em seguida, os estados com mais eleitores são o Rio de Janeiro (11,5 milhões de eleitores e 8,5% do eleitorado nacional), a Bahia (9,5 milhões e 7%) e o Rio Grande do Sul (8,1 milhões e 5,9%). O menor colégio eleitoral é Roraima –271,8 mil eleitores (0,2% do total).

A maioria do eleitorado brasileiro é composto de mulheres –51,8% das pessoas aptas a votar, ou 70,3 milhões de eleitoras. Os homens representam 65,2 milhões de votantes. Em 2006, o eleitorado feminino correspondia a 51,5% (64,8 milhões de votantes) e o masculino, a 48,3% (60,8 milhões).

Com 984,6 mil eleitoras (53,6% do total), o Distrito Federal é a unidade da federação com o maior proporção de mulheres votantes, seguido do Rio de Janeiro, com 6,1 milhões de eleitoras (53,2% do total).

Segundo o TSE, 200,3 mil eleitores devem votar no exterior. O voto para quem está fora do país vale apenas para os cargos de presidente e vice-presidente.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, o perfil básico do eleitor brasileiro é uma pessoa do sexo feminino com idade entre 25 a 34 anos. A maioria dos estados tem maior percentual de mulheres eleitoras, com exceção de Mato Grosso, Pará, Roraima e Rondônia.

“O aumento do eleitoral ele se estende em todos os outros números, como sessões, pontos de votação e de mesários convocados e tudo corresponderá a esse aumento”, afirmou Janino.

Bombeiros procuram jovem que sumiu no Rio São Francisco.

Os bombeiros procuram por uma adolescente de 13 anos que está desaparecida desde domingo (18), na região de Pirapora (MG). A menina estava em um barco que afundou no Rio São Francisco. Era a primeira vez que ela fazia a travessia em uma embarcação. Segundo a tia, a jovem insistiu para que a mãe a deixasse fazer o passeio.

O Corpo de Bombeiros faz buscas superficiais usando embarcações no rio. De acordo com as informações preliminares, uma causa possível para o acidente seria a superlotação. Testemunhas disseram que 12 pessoas estavam no barco e ninguém usava coletes salva-vidas. Entre elas, estavam cinco crianças.

Em nota oficial, a Capitania dos Portos de Pirapora informou que a embarcação não é inscrita no órgão. Um inquérito administrativo sobre o caso deve ficar pronto em 90 dias.

Eleições 2010 • Marina promove campanha na internet e critica ataques do PSDB.

A presidenciável Marina Silva (PV) esteve nesta terça-feira (20) em uma lan house em São Paulo para promover uma ação de campanha na internet. Além de conferir mensagens de apoio recebidas pelo Twitter, ela voltou a criticar os ataques do PSDB contra o PT por suposta ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Marina visitou uma lan house na Rua Augusta, na região da Avenida Paulista, em São Paulo. Lá ela incentivou partidários que promoveram um movimento apelidado de "twitaço". A ação ocorre no serviço de microblog e rede social Twitter, entre 12h e 18h.

A estratégia dos militantes e da coordenação de campanha é incentivar a publicação de mensagens com a expressão #euvotomarina. Por volta das 13h30, entre os 10 itens mais populares do Twitter no Brasil (trending topics), dois eram relacionados à candidata. Além da expressão, o nome da presidenciável ganhou destaque na lista.

Ataques

Em entrevista coletiva, ela voltou a criticar as acusações de José Serra (PSDB) e de Indio da Costa (DEM) contra o PT. O candidato e vice afirmam que o Partido dos Trabalhadores tem ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O PT anunciou que vai entrar na Justiça contra as declarações.

Ela disse que não vai participar do que chamou de baixaria eleitoral. Segundo ela, as críticas fazem parte da "política do rótulo", onde após atribuir ao adversário uma imagem negativa, não é mais necessário discutir propostas ou se explicar.

Estados Unidos

Marina Silva viajará aos Estados Unidos, ondese reunirá na quarta-feira (21) em Nova York com investidores americanos, a fim de apresentar as propostas que tem para o país. Ela vai se encontar com empresários da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos na sede do Conselho das Américas. Após a reunião, inaugurará a "Casa de Marina em Nova York", um espaço a partir do qual propõe divulgar suas ideias na cidade, onde vivem cerca de 300 mil brasileiros.

Eleições 2010 • PSB entrega contribuições para o plano de governo á Dilma.

A candidata de Lula a Presidência da República Dilma Rousseff (PT) foi recebida ontem á noite com uma chuva de pétalas de rosas no seminário “Brasil: desenvolvimento e inclusão social”, organizado pelo PSB, no Hotel Nacional, em Brasília.

No evento, Dilma recebeu do partido um documento com contribuições para o programa de governo da coligação "Para o Brasil seguir mudando". A proposta é resultado de uma série de seminários realizados, em todas as regiões brasileiras, pelo PSB. “Este documento é a compilação de todos os debates regionais, dos encontros da sociedade civil com a política”, explicou o presidente do PSB Nacional, Eduardo Campos.

“A sua campanha é a campanha do PSB. A militância do nosso partido fará sua campanha no país inteiro, em todos os estados, inclusive, naqueles em que os palanques estarão divididos”, garantiu Campos.

Executiva de mão cheia

Já o líder do PSB no Senado, Antônio Carlos Valadares (SE), elogiou Dilma: “Nos orgulha ter essa executiva de mão cheia como nossa candidata. Uma mulher que por sua fibra, sua tenacidade, seu engajamento e inteligência, será presidente do Brasil”.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, também destacou as qualidades de Dilma: “É uma candidata com profundo conhecimento da realidade nacional e saberá traduzir com ações concretas a confiança que os eleitores nela depositarão no dia 3 de outubro”.

A candidata disse que encaminhará as sugestões que lhe foram entregues pelo PSB e agradeceu o carinho dos militantes. “Quero agradecer essa militância valorosa, homens e mulheres de garra”, discursou Dilma.

Jamil Haddad, pai dos genéricos

Ao citar uma série de membros importantes do PSB, Dilma fez questão de lembrar o nome de um ex-deputado e ex-ministro da Saúde, falecido em dezembro do ano passado. “Gostaria de ressaltar também a importância de Jamil Haddad, que possibilitou a fabricação de genéricos no Brasil. Precisamos dar a autoria do programa a quem é de direito”, pontuou a candidata.

Dilma também enfatizou a autoria do programa de universalização da energia elétrica no Brasil. "Antes do Luz para Todos, existia um programa chamado Luz no Campo. Nesse programa, as pessoas que não tinham luz elétrica, tinham de pagar R$ 100 mil. Como que uma pessoa que não tem nem luz, pode pagar R$ 100 mil?”, indagou Dilma.
Valorizar os professores

Sobre os planos para Educação, a candidata disse que é preciso valorizar os professores e “não recebê-los com bordoadas”. No plano econômico, Dilma lembrou que a Copa do Mundo de futebol de 2014 no Brasil, as Olimpíadas de 2016 no Rio, o Pré-sal e o PAC 2 farão com que o país tenha um nível elevado de investimentos na infraestrutura.

Também estiveram presentes, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; o secretário nacional dos Portos, Pedro Brito; o governador do Piauí, Wilson Martins; o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra; o secretário geral do PT, José Eduardo Cardozo; além de quase todos os deputados e senadores do PSB.

Pesquisa revela que Brasil é o 12º país mais feliz do mundo.

Uma pesquisa feita pela revista Forbes, divulgada na última semana, revelou que o Brasil é o 12º país mais feliz do mundo.

Participaram da pesquisa, que teve como líder a Dinamarca, 155 países.

Em segundo lugar ficou a Finlândia, seguida da Noruega, Suécia e Holanda.

A pesquisa foi feita a partir de entrevistas realizadas entre 2005 e 2009, nas quais os entrevistados avaliaram a satisfação geral com suas vidas.

As perguntas levavam a classificar os entrevistados em três graus de satisfação, indo da felicidade ao sofrimento.

No Brasil, 58% das entrevistas disseram-se felizes, 40% disseram estar 'na batalha' e apenas 2% disseram estar sofrendo.

A 'nota geral' ficou em 7,5, e o país ficou à frente dos Estados Unidos.

Governo vai investir quase R$ 7 bi do PAC em portos e aeroportos para Copa de 2014.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, assinou hoje um termo aditivo à Matriz de Responsabilidades da Copa 2014 que trata de investimentos em portos e aeroportos. A medida prevê recursos de R$ 5,5 bilhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para aeroportos e de R$ 740,7 milhões para portos.

No caso dos aeroportos, serão incluídas todas as 12 cidades-sede da Copa. Para os portos, está prevista a ampliação e modernização dos terminais de Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP).

A Matriz de Responsabilidades da Copa 2014 foi assinada em janeiro pelo ministro, prefeitos das cidades que vão sediar os jogos e os governadores de Estados envolvidos na competição. O documento é um pacto de cooperação que define quais serão os encargos e os cronogramas de cada ente federativo na execução das obras de mobilidade urbana e dos estádios.

Orlando Silva destacou que os portos terão papel importante no turismo durante o evento esportivo porque vão permitir que cruzeiros atraquem e ampliem a oferta de leitos temporários. O ministro comentou ainda a assinatura da medida provisória que flexibiliza o limite de endividamento das cidades que vão receber jogos. “Essa medida provisória não muda a Lei de Responsabilidade Fiscal. Altera outra medida que vai dar condição para que as cidades possam contratar mais financiamentos, o que vai significar mais investimentos, mais capacidade, sobretudo, para o Rio de Janeiro, que vai sediar as Olimpíadas de 2016”, disse.

Eleições 2010 • Dilma diz que não ``descerá ao nível´´ de vice de Serra.

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse que não “descerá ao nível" do candidato a vice na chapa do PSDB, Indio da Costa. Ele acusou o PT de envolvimento com o narcotráfico e com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Ao deixar a reunião com o PSB, em Brasília, onde recebeu sugestões dos socialistas para seu programa de governo, Dilma disse que jamais esperava declarações como as feitas pelo vice de Serra. “Jamais esperava que, diante da adversidade, meu adversário recorresse a isso. Acho impensável que a eleição desça a esse nível. Eu não descerei a esse nível”, disse Dilma.

O PT apresentou ontem segunda-feira duas ações contra Indio. De acordo com o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, uma das ações será por dano moral e a outra, apresentada na Justiça Eleitoral, contém um com um pedido de direito de resposta.

As acusações feitas por Indio da Costa foram divulgadas pelo site do Mobiliza PSDB na sexta-feira. O PT ainda estuda uma ação contra o PSDB, caso o partido não se manifeste desautorizando o candidato à Vice-Presidência até o meio dia de hoje.

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524