sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Itabuna (BA) • Mutirão do diabético terá orientação, prevenção e exames.

Será realizado sábado e domingo (13 e 14), o Mutirão do Diabético de Itabuna, na Bahia, evento que vem sendo promovido há seis anos, pelo Hospital de Olhos Beira Rio e pela Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita). A primeira parte do evento será uma Feira de Saúde, Educação e Serviços de Diabetes, que acontece na Praça Rio Cachoeira, a partir de 8 horas de sábado, com prestação de serviços como medidas antropométricas, pressão arterial, dois mil testes de glicemia capilar, avaliação endocrinológica, oficina do pé diabético, oficina nutricional, avaliação bucal, auto-monitorização, aplicação de insulina, saúde e lazer e avaliação bucal.

Durante a Feira de Saúde também serão oferecidos serviços como orientação cidadã (OAB, INSS, serviço social), educação física (ginástica e alongamento), palestras, orientação psicológica (anti-stress), orientação para doenças cardiovasculares, atividades lúdicas, entre outras. O público alvo é composto de diabéticos e familiares ou pessoas da sociedade que queiram obter informações sobre a doença.

Pacientes diabéticos

Uma segunda etapa do Mutirão será exclusiva para pacientes diabéticos, que terão atendimento no Hospital de Olhos Beira Rio, com exames do fundo de olho com pupila dilatada, do pé diabético, tratamento a laser da retina (pacientes graves com indicação), e exames pelo grupo de nefrologia, que avalia a função renal e a pressão arterial e medida da cintura abdominal. Nessa etapa, a capacidade de exames é de aproximadamente 1500 pacientes diabéticos.

A terceira parte do projeto será um ato público de celebração do Dia Mundial do Diabetes, que transcorre a 14 de novembro, com a presença do prefeito Capitão Azevedo, secretários municipais de Saúde. Músicos regionais farão um show beneficente para os diabéticos e voluntários, durante o evento, que terá transmissão ao vivo para todo Nordeste pela TV Cabrália/ Record News.

Itabuna Azul

Como parte da campanha do Dia Mundial do Diabetes, já estão iluminados de azul, cor oficial do movimento, vários marcos da cidade de Itabuna, tais como Hospital de Olhos Beira Rio, a torre da TV Cabrália/ Record News, Catedral São Jose, Igreja Maria Gorete, FTC, Praça José Bastos, Torre do Hipermercado Itão, Ponte do São Caetano, CIAM, LAP Laboratórios, Clínica Metabólica, obelisco do Lions, Rotary Clube, UNIMED, além de casas e prédios residenciais.

O médico Rafael Andrade, idealizador e coordenador do Mutirão do Diabético, destaca que "vamos promover um grande momento de união à causa e de fortalecimento contra a doença, que afeta familiares e amigos". O evento acontece de 8 às 15 horas, na Praça Rio Cachoeira. Mais informações no site: www.mutiraododiabetico.com.br.

Esse ano, o evento tem a participação da Prefeitura Municipal de Itabuna, Lions Clube de Itabuna, Universidade Estadual Santa Cruz, Santa Casa de Misericórdia, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Bahiagás e segmentos da sociedade organizada. As informações são da Sesab.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524