quinta-feira, 30 de abril de 2009

Decretada situação de emergência no Piauí.

O governo do Piauí decretou situação de emergência em todo o estado por causa das enchentes. O Rio Poty, que atravessa a capital Teresina, já subiu 11 metros. Estão alagados 16 bairros de Teresina. É resultado da chuva que não dá trégua no estado. Num balneário, às margens do Poty, os restaurantes foram inundados. Quase duas mil famílias já tiveram que abandonar as casas.

“Onde eu vou ficar com as minhas filhas, sem ter para onde ir?”, desespera-se a dona de casa Gessé Alves. A água que tomou conta da periferia está chegando às avenidas importantes da cidade. O Rio Parnaíba, que também corta Teresina, não para de subir. A situação se agravou com a liberação de água da represa Boa Esperança, no sul do estado, que nesta quinta atingiu 100% da capacidade. A vazão é de 1,5 mil m³ por segundo. Com isso, o nível do Parnaíba subiu seis metros. “A situação está totalmente sob controle”.

Quinze municípios já decretaram situação de emergência. Na Região Norte, estradas foram destruídas pelas enchurradas. Muitas comunidades estão isoladas. “Quando fica alguém doente, a ambulância não atravessa, aí fica ruim”, lamenta o agricultor José Maria dos Santos.

Maranhão

No Maranhão, a Justiça decidiu converter penas alternativas em pagamento de cestas básicas para os desabrigados pelas enchentes. Quatro rodovias federais continuam parcialmente interditadas no estado. A Defesa Civil intensificou a distribuição de donativos em Trizidela do Vale, uma das cidades das mais atingidas.

Itabuna (BA) - Sedur inicia reposição de lâmpadas.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Prefeitura de Itabuna iniciou na semana passada a reposição de lâmpadas em áreas consideradas mais criticas da cidade. Além da substituição das lâmpadas queimadas na rede pública, o serviço de manutenção inclui ainda a troca de reatores e fotocélulas, segundo o informou o diretor de Iluminação Pública, Marcos Magalhães.

Ele disse que o trabalho de reposição de lâmpadas tem priorizado os bairros mais periféricos em atenção ao prefeito Capitão Azevedo que esteve em visita em alguns bairros e constatou a necessidade imediata do serviço de iluminação. Ele espera, em pouco tempo regularizar a situação em toda a cidade. Tanto o prefeito quanto o secretário de Desenvolvimento Urbano Fernando Vita acompanharam de perto o trabalho.

Magalhães informou ainda que nesta primeira etapa, foram priorizados os bairros de Ferradas, Nova Ferradas, Fernando Gomes, Maria Matos, Urbis IV, Morumbi, Campo Formoso e Nova Itabuna. O trabalho realizado inclusive nos fins de semana, teve continuidade também nos bairros Jorge Amado, Santa Clara, Odilon, Manoel Leão, Lomanto e Mangabinha.

O diretor disse que a segunda etapa de trabalho vai ser realizada tão logo chegue a segunda remessa de lâmpadas que já está em processo de licitação, conforme anunciou o secretário municipal de Administração, Gilson Nascimento.

Jornal Sport News.

Política - Jamais tomaria qualquer medida que prejudicasse poupança, diz Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a falar sobre as mudanças na poupança nesta quinta-feira (30) e afirmou que “jamais tomaria qualquer medida que prejudicasse as pessoas que investem na poupança”.

O presidente fez as declarações em resposta à propaganda partidária do PPS, veiculada em rádio e televisão, em que o deputado Raul Jungmann diz que o governo mexeria na poupança como fez o ex-presidente Fernando Collor de Mello.

“O povo brasileiro me conhece, sabe do meu comportamento e das minhas atitudes. E sabem que eu jamais tomaria qualquer medida que prejudicasse as pessoas que investem em poupança. Na verdade, a poupança é a garantia da não-desvalorização do dinheiro”, disse Lula, em entrevista coletiva após cerimônia de entrega do crachá do trabalhador número 30 mil do Complexo Siderúrgico da ThyssenKrupp CSA Complexo Siderúrgico da ThyssenKrupp CSA, no Rio de Janeiro.

“Fico muito preocupado quando as pessoas começam a brincar com a economia. Teve um partido político que teve uma atitude insana, uma atitude mentirosa, uma atitude de irresponsabilidade total de dizer que o governo brasileiro iria mexer na poupança”, disse Lula.

Bahia - Cheia do Sobradinho tira ribeirinhos de casas.

O lago do Sobradinho, no Norte do estado da Bahia, está muito cheio e foi preciso aumentar a vazão das comportas. Resultado: moradores que ficam na parte baixa do Rio São Francisco estão tendo que deixar as casas.

Há três dias, dona Judith da Silva já mostrava a preocupação com a cheia do Velho Chico, que ainda estava longe de casa. Agora, a água está bem perto de entrar na moradia. “Ela pode subir e a gente é obrigada a sair”.

Duzentas famílias vivem no bairro do Angarí, em Juazeiro. O lugar é o primeiro a ser atingido pela cheia do Rio São Francisco quando há liberação de água pela barragem de Sobradinho. O lago está com 100% de sua capacidade. Para controlar o armazenamento, a liberação de água aumentou de 3 mil para 4 mil metros cúbicos por segundo.

A situação é tão crítica que entrar em algumas casas só mesmo passando pela água. Um risco para os moradores. “É rato, barata e aranha. Entra tudo na casa”, diz a dona de casa Maria Anita Rodrigues.

A Defesa Civil já começou a mapear a área. “Nós estamos dando o apoio total aos moradores. Se for preciso, já iremos relocá-los”, ressalta o supervisor da Defesa Civil, Adalberto Carvalho.

Prazo para declarar IR termina à meia-noite desta quinta.

Esta quinta-feira (30) é o último dia que o contribuinte tem para entregar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.
Neste ano, quem deixou o acerto de contas para os momentos finais ganhou algumas horas de "fôlego" em relação ao ano passado: o prazo para entrega pela internet foi estendido das 20h para a meia-noite desta quinta. Já quem vai entregar em disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal; ou em formulário, nas agências dos Correios, deve observar os horários de funcionamento desses serviços.

Se você ainda não fez o ajuste anual com o Fisco, a recomendação que fique atento para que a pressa não resulte em erros que levem a declaração à malha fina.

Na hora de transmitir os dados pela internet, pode ser preciso paciência. Nos últimos anos, o sistema da Receita apresentou lentidão no final do prazo de entrega, por conta do grande volume de declarações enviadas.

A própria Receita, embora não preveja interrupção na transmissão de dados, alerta para o risco de o contribuinte "encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao endereço da Receita". Por isso, a recomendação é declarar o quanto antes.

Itabuna (BA) - MP obriga limpeza de canais e bueiros.

O Ministério Público Estadual (MPE) entrou com uma ação contra o município de Itabuna, exigindo a limpeza dos canais e bueiros, para proteger a saúde da população. O município é um dos mais atingidos pela dengue no estado, com oito mortes confirmadas. A prefeitura tem até o fim de maio para responder à ação.

“Se isto não for feito, nós teremos sempre criadouros da doença aqui. Além disso, os canais estando sujos, há um grande risco, como é um período chuvoso, de alagamentos e inundações na cidade”, declara o promotor de justiça Clodoaldo Anunciação. Itabuna registrou até hoje mais de 11,3 mil casos da doença. A maioria das vítimas é formada por crianças.

A falta de manutenção dos canais ao longo do tempo pode agravar a situação. Os transtornos para a comunidade são vários. “Quando a água vem, invade a casa toda. Aparecem, inclusive, cobras e ratos. É muito complicado”, conta a dona de casa Marinelza de Jesus.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, disse que está sendo feita uma roçagem no entorno de alguns canais como medida paliativa, mas espera do estado recursos para a limpeza de, pelo menos, dez canais. “ Eu acredito que em breve a gente vai encontrar uma solução. O governador já mandou engenheiros à cidade”.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, os engenheiros que fizeram a vistoria no local chegaram à conclusão de que não adianta fazer a limpeza dos canais enquanto a prefeitura não resolver o problema do despejo de esgoto nos córregos, que é contínuo.

Ibahia.

Vídeos - Ex BBB Josy leva tombo em passarela.

Josy Ex BBB9 desfilava no Festival da Moda de Fortaleza quando escorregou e caiu grotescamente na passarela.

Novidades - Conheça Cidades e São João 2009.

Conheça Cidades

A partir de Sábado (02/05), Você vai poder conhecer um pouco das cidades do Brasil aqui no blog.Serão postagens todos os Sábados onde você vai poder ver a foto da cidade e um pouco da sua história. Os internautas também poderão participar, enviando a história e a foto da sua cidade para o e-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com. A primeira cidade que vai estrear o "Conheça Cidades" no sábado (02/05), é São João Del Rei (MG), A 2ª cidade será de escolha dos internautas pelo e-mail do blog.


O Blog Portal Notícias do Brasil estará de plantão na cobertura do São João do Nordeste.
A cobertura de notícias do São João 2009 começa dia 10 de maio e vai contar com receitas típicas, Notícias de como foi o São João nas cidades e também a programação completa das bandas que vão animar as cidades e capitais do Nordeste.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cinema - Comédia 'Divã' conquista primeiro lugar nas bilheterias.

A comédia nacional "Divã" conquistou a liderança nas bilheterias brasileiras no último fim de semana, segundo dados da Nielsen Edi. Estrelado por Lilia Cabral, o filme atraiu cerca de 159 mil espectadores e já acumula público de 532 mil em duas semanas em cartaz.

O filme de ação "Velozes e furiosos 4", que liderou a lista por três semanas, caiu para a segunda posição no ranking, com público de aproximadamente 118 mil.

A comédia "Eu odeio o dia dos namorados", que chegou aos cinemas na última sexta-feira (24), ficou em quinto lugar, com cerca de 63 mil espectadores. Ainda entre as estreias mais recentes, "Eu te amo, cara" ficou em oitavo, com 35 mil.

Confira abaixo o ranking completo das bilheterias brasileiras.

1."Divã"
2. "Velozes e furiosos 4"
3. "Presságio"
4. "Monstros vs. alienígenas"
5. "Eu odeio o dia dos namorados"
6. "Evocando espíritos"
7. "Anjos da noite - A rebelião"
8. "Eu te amo, cara"
9. "A montanha enfeitiçada"
10. "Ele não está tão a fim de você"

Mundo está a um passo de pandemia de gripe suína, confirma agência da ONU.

A Organização Mundial da Saúde elevou nesta quarta-feira (29) o nível de alerta de pandemia de gripe de 4 para 5 (numa escala até 6), por conta da ameaça da gripe suína iniciada no México, que matou pelo menos 8 pessoas e contaminou 114 em 11 países de 4 continentes e dá sinais de estar se espalhando pelo mundo.

O anúncio foi feito pela chefe da OMS, Margaret Chan. Ela disse que a doença está se espalhando rapidamente e deve ser levada a sério. Mas, segundo ela, o mundo está "mais preparado do que nunca" para enfrentar a possível pandemia.A fase 5, de acordo com a escala da OMS, ocorre quando há um sinal forte de que a pandemia (epidemia de alcance mundial) é iminente.

O alerta significa que há pouco tempo para finalizar os trabalhos de organização, comunicação e implementação de medidas para mitigar a crise.
A decisão de elevar o nível de risco foi tomada após consultas intensas com especialistas e analistas. Em reunião poucas horas antes, o nível havia sido mantido em 4. A elevação do nível 3 para o 4 havia ocorrido na segunda-feira (27). A mudança do status coloca governos e companhias farmacêuticas em alerta em relação à necessidade de começar a fabricar drogas antivirais e a acelerar esforços para criar uma vacina para combater a cepa de gripe.

Chan disse que os estoques de antivirais da agência não são suficientes, e que será necessário o apoio de empresas e governos. Ela elogiou a maneira "aberta e transparente" como as autoridades mexicanas estão enfrentando a situação.
O mundo não enfrenta uma pandemia ha 41 anos, desde a gripe de Hong Kong, que matou ao menos um milhão de pessoas em 1968.

Situação no Brasil

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse em entrevista em Brasília que 36 casos de suspeita de gripe suína são monitorados em 11 estados no país (Assista ao lado).

Outros dois casos monitorados que demandam mais atenção do ministério foram registrados em São Paulo e Minas Gerais. As duas pessoas investigadas estiveram no México recentemente e apresentaram sintomas da doença, entre eles febre.

Temporão também afirmou que o país está preparado para enfrentar a crise.

Política - Bahia: Jaques Wagner confirma candidatura a reeleição.

Na entrevista coletiva que concedeu no seu retorno da Índia e continente europeu, o governador Jaques Wagner admitiu, publicamente, que é candidato à reeleição. “Tenho muito coisa ainda a fazer”, justificou.

Ele condenou as especulações sobre possíveis nomes, dentro do PT, para uma hipotética substituição da ministra Dilma Roussef na corrida pela presidência da República. “(As especulações) são cretinas”.

O governador disse achar estranha a posição dúbia do PMDB baiano. “Eu sei o que eu quero: a minha reeleição, eleger dois senadores, uma bancada de deputados e a ministra Dilma Roussef. Agora cada um fala o que quer”, alfinetou.

Ele deixou transparecer que ainda tem esperança de que um outro partido aliado, o PSDB, o apoie na reeleição, apesar do projeto José Serra para a presidência da República. Informações: Pimenta na Muqueca.

Itabuna (BA) - Marcos Gomes já foi transferido para Itabuna.

O juiz substituto da Vara Crime em Ibicaraí, Antônio Carlos Rodrigues de Moraes, ouviu nesta tarde o agropecuarista Markson Monteiro de Oliveira, o Marcos Gomes, acusado de assassinar o vaqueiro Alexsandro Honorato, em 2 de dezembro de 2006, no Haras Redenção, em Floresta Azul.

Filho do ex-prefeito Fernando Gomes, ele estava foragido desde março de 2007 e foi preso pela Polícia Federal na última segunda-feira, 20, no apartamento da namorada Renata Del Rey, na Pituba, em Salvador. Durante a audiência hoje à tarde, Marcos Gomes se negou a falar do crime. “Sou inocente”, era o que respondia a toda pergunta feita pelo juiz substituto.

Após o término da audiência, Marcos Gomes foi conduzido por agentes da Polícia Federal para o Conjunto Penal de Itabuna, no bairro Nova Ferradas, onde ficará em cela comum.

Pimenta na Muqueca.

Chuva forte em 11 Estados, alerta Defesa Civil.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Mato Grosso, Rondônia, Amapá, Roraima, Tocantins, Piauí, Ceará, Maranhão, Amazonas, Pará e Bahia.
Nesta quarta-feira (29), áreas de instabilidade formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no norte do Mato Grosso e no norte e centro-leste de Rondônia. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.
A presença de áreas de instabilidade tropicais provoca pancadas de chuva no sul e sudeste do Amapá, no sul de Roraima, no Tocantins, no Piauí, no Ceará, no Maranhão, no Amazonas, no Pará e em grande parte da Bahia. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, principalmente no oeste, centro-norte, leste e Recôncavo Baiano; no nordeste, leste e centro-sul do Pará; e no centro-leste e norte do Amazonas.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados do PA, TO, PI, MA e CE são baseado em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas são baseados em informações do Cptec.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Porto Alegre e mais 17 municípios entram para área de risco da febre amarela.

Mais 18 municípios gaúchos, entre eles Porto Alegre, entraram para a área de risco da febre amarela nesta terça-feira (28). Com a inclusão dos novos municípios, sobe para 290 o número de cidades no Rio Grande do Sul em zona de risco da doença.

Os municípios que foram incluídos na área de risco são os seguintes: Alvorada; Arroio dos Ratos; Barão do Triunfo; Barra do Ribeiro; Cachoeirinha; Canoas; Charqueadas; Eldorado do Sul; Gravataí, Guaíba; Mariana Pimentel, Porto Alegre, São Jerônimo; Sertão Santana; Viamão; Rosário, Dom Pedrito e Piratini.

Agora são cerca de 5 milhões de pessoas nas áreas de risco. Estão fora parte da Região Metropolitana, toda o Norte do RS e parte da metade Sul.

O anúncio foi feito à tarde, depois de confirmadas as mortes de dois bugios em Guaíba por causa da doença. Segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, os animais foram encontrados mortos no último final de semana.

Dois milhões de pessoas devem ser vacinadas em Porto Alegre. A orientação das autoridades é que a população procure os postos de saúde para receber a vacina. Atualmente, 12 postos de saúde da capital realizam a imunização e, partir de segunda-feira (4), a vacinação deve ser ampliada para 150 unidades de saúde.

Desde outubro de 2008, foram registrados 18 casos da doença no Rio Grande do Sul, com sete mortes.

Bahia é o sétimo estado a registrar suspeita de gripe suína.

Um homem de 40 anos foi internado em Salvador, na segunda-feira (27), com sintomas da gripe suína. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, ele chegou de Miami, nos Estados Unidos, com febre, tosse e dores no corpo e está passando por exames.

O Ministério da Saúde informa que está acompanhando todos os casos suspeitos da doença. Até a tarde de segunda, o governo federal registrava 11 pacientes com sintomas da doença. São três casos em Minas Gerais; dois no Rio de Janeiro; dois no Amazonas; um no Rio Grande do Norte; um em São Paulo e um no Pará. O ministério diz que não há evidências de que o vírus da gripe suína esteja circulando no Brasil.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Itabuna (BA) - Homem morre com suspeita de Dengue.

Um homem morreu com suspeita de dengue hemorrágica na madrugada deste domingo (26) em Itabuna, Sul da Bahia. De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE) da cidade, Jailson Bonfim de Souza,de 38 anos, que residia na rua Frei Joaquim Camelle no bairro Pedro Jerônimo, morreu no Hospital de Base cerca de 10 horas após a internação.

Ainda segundo a VE, o paciente, que pesava 56kg, era alcoólatra e tinha a imunidade corporal baixa. No momento da internação, os médicos informaram que o paciente estava extremamente debilitado e com febre e falta de apetite.

Amostras do sangue da vítima foram encaminhadas nesta segunda-feira (27) para o Laboratório Central Gonçalo Muniz, onde devem ser feitos os testes para checar a causa da morte.
Em Itabuna, já foram notificados 11357 casos de dengue este ano. Oito pessoas já morreram e outras sete mortes estão sendo investigadas.

Uso do cartão de débito supera o de cheque, informa BC.

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (27) um estudo sobre os meios de pagamento existentes no país, documento que mostra forte crescimento do número de cartões de débito em 2008, assim como a quantidade de transações realizadas por meio deste instrumento e os valores envolvidos.

Os dados do BC mostram forte crescimento no uso dos cartões de débito que, pela primeira vez, ultrapassaram a quantidade de operações com cheques no país. Em 2008, houve 2,1 bilhões de transações com cartões de débito, contra 1,94 bilhão de operações com cheques. Em 2007, as transações com cartões de débito somaram 1,7 bilhão, e aquelas com cheque totalizaram 1,99 bilhão.

De acordo com o BC, a quantidade de transações realizadas com cartões de crédito, que cresceu à taxa média anual de 19%, de 2003 a 2007, teve sua taxa de expansão reduzida para 14,8% em 2008. Para cartões de débito, as respectivas taxas de crescimento foram de 27% e 23,5%, acima, portanto, das correspondentes taxas dos cartões de débito em circulação, o que indica aumento no percentual de utilização por cartão de débito.


"Embora a quantidade de transações por cartão de crédito seja similar àquela observada nas economias mais desenvolvidas - 18,4 transações por cartão por ano - a de cartões de débito ainda é relativamente pequena - 9,3 transações por cartão por ano - o que mostra que ainda há espaço para aumento na utilização desse instrumento de pagamento", avaliou o BC.

Vila Velha (ES) - Câmeras flagram casal assaltando loja.

Um casal que assaltava uma loja no Centro de Vila Velha, na madrugada desta segunda-feira(27), foi preso com ajuda de câmeras de monitoramento instaladas em algumas ruas do município. O assaltante quebrou o vidro da loja e com ajuda da comparsa roubaram monitores e equipamentos eletrônicos. Após o furto, o casal seguiu pelas ruas da cidade com tranquilidade. A central de monitoramento da Prefeitura de Vila Velha percebeu o assalto e acionou a polícia que prendeu os bandidos três minutos após o rouba.

As câmeras de monitoramento foram instaladas no centro de Vila Velha há menos de dez dias. Durante esse período, várias ocorrências desse tipo foram registradas. Segundo o Secretário de Defesa Social de Vila Velha, Ledir Porto, o resultado é considerado satisfatório, e por isso a prefeitura pretende ampliar o monitoramento. "Inicialmente a ampliação será em todo centro comercial da Glória, centro de Vila Velha, Praia da Costa, Itapõa e Itaparica" afirma.

Belo Horizonte (MG) registra mais um suspeito de gripe suína.

Um homem foi internado no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (27), com suspeita de gripe suína. Segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, ele não se enquadra dentro dos critérios de suspeição do Ministério da Saúde.

De acordo com a Secretaria, o rapaz passou por uma avaliação clínica e não apresentou todos os sintomas da gripe suína. Ele pode ter outra doença e vai fazer os exames por precaução.
Os médicos também colheram material, que foi encaminhado para análise. Segundo o hospital, o rapaz teria voltado recentemente dos Estados Unidos.

Outros casos

Um casal também foi internado com suspeita de gripe suína no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (27). Segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, o casal havia passado alguns dias no México e começou a apresentar os sintomas da gripe ainda na aeronave, que pousou durante a madrugada no Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

domingo, 26 de abril de 2009

Após anúncio de câncer, Dilma volta ao trabalho na segunda-feira.

Depois de anunciar neste sábado (25) que está em tretamento por conta de um linfoma (tipo de câncer), a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, vai voltar ao trabalho às 8h de segunda-feira (27), quando viaja com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para Manaus. Ela passará o domingo descansando, em Brasília.

Dilma Rousseff convocou neste sábado uma entrevista coletiva para contar que se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um câncer. A ministra deverá se submeter a sessões de quimioterapia nos próximos quatro meses.

Dilma ganhou nova projeção política depois que passou a ser apontada como provável candidata do PT à presidência em 2010. A própria ministra fez questão de dar a notícia de que está fazendo tratamento contra um câncer. E afirmou que não vai parar de trabalhar.

São Paulo (SP) - Em menos de 24h, quatro crimes ocorrem numa mesma rua.

Em menos de 24 horas, quatro crimes ocorreram numa mesma rua do Centro de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar, entre a tarde de sábado (25) e a madrugada deste domingo (26), a Rua Major Diogo, no bairro Bela Vista, teve uma tentativa de assalto a um apartamento _na fuga, os bandidos ainda esfaquearam o porteiro do prédio_, um assalto a uma loja e um furto de som de veículo.

Todos os crimes ocorreram entre 13h de sábado e 4h deste domingo. Os casos foram registrados indidualmente no 5º Distrito Policial, na Aclimação, segundo a PM. O primeiro crime ocorreu no início da tarde, em um prédio residencial de 18 andares na Rua Major Diogo. Após denúncia, a PM foi ao local verificar a informação de que assaltantes tentavam entrar em um apartamento. Os policiais militares, no entanto, não encontraram os criminosos e foram embora depois de fazer a varredura no prédio.

Por volta das 22h, quase dez horas após a varredura da PM, o grupo criminoso, que conseguiu escapar da PM ao se esconder no prédio, desceu as escadas e esfaqueou o zelador. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. Na fuga, os assaltantes usaram um carro. Ninguém foi preso. Entre 13h e 22h, outro crime ocorreu na mesma rua. Dessa vez, assaltantes roubaram dinheiro e telefones celulares dos funcionários de uma loja de tintas. Nenhum suspeito foi detido.

E na madrugada deste domingo, o motorista de um carro teve seu aparelho de som furtado quando estacionou o veículo na Rua Major Diogo. A Polícia Civil procura os suspeitos e investiga se esses dois crimes foram praticados pela mesma quadrilha que tentou assaltar o apartamento e esfaqueou o porteiro.

Itabuna (BA) - Após filho, pai é assassinado no centro da cidade.

Uma morte aconteceu ontem à noite, no centro de Itabuna. O comerciante Zenildo Lacerda foi assassinado por um homem, na rua Almirante Barroso, no bar Amarelinho. Segundo familiares e testemunhas, o executor se aproximou numa moto, desceu e efetuou três disparos.

O comerciante estava de costas para a rua e foi surpreendido com os disparos. O executor desceu da moto a menos de um metro da vítima. Dois dos disparos atingiram a cabeça de Zenildo e um terceiro desviou após a esposa do comerciante partir para cima do bandido para tentar evitar a execução.

Após o crime, o bandido deixou o veículo no local do crime e fugiu em um carro Fiat Uno, com dois homens que davam cobertura. Lacerda era jurado de morte há, pelo menos, dois anos e chegou a pedir proteção de vida. Há exatos três anos e um mês, o filho, Neto Lacerda, conhecido como Lacerdinha, foi assassinado em plena praça do Trabalho, no bairro Pontalzinho.

As ameaças a Zenildo começaram após investigações particulares sobre o crime. Ele chegou aos nomes dos três suspeitos da morte do seu filho depois de rastrear a movimentação de cheques que estavam em mãos de Neto Lacerda e teriam sido roubados no dia do assassinato, em março de 2006.

Pimenta na Muqueca.

sábado, 25 de abril de 2009

Conheça Cidades.

A partir de Sábado (02/05), Você vai poder conhecer um pouco das cidades do Brasil aqui no blog.
Serão postagens todos os Sábados onde você vai poder ver a foto da cidade e um pouco da sua história.

Os leitores também poderão participar, enviando a história e a foto da sua cidade para o e-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com. A primeira cidade que vai estrear o "Conheça Cidades" no sábado (02/05), é São João Del Rei (MG).

Surto de gripe suína pode virar pandemia.

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse neste sábado (25) que o surto de gripe suína detectado no México e nos Estados Unidos "é muito grave", de evolução imprevisível e deve ser "vigiado de perto".
Em entrevista coletiva, Chan disse que "um novo vírus é o responsável por estes casos" e que "a situação está evoluindo muito rapidamente".

Os surtos de gripe suína no México e nos Estados Unidos têm o potencial para causar uma pandemia mundial, mas é cedo demais para afirmar se isso vai ocorrer, disse neste sábado a chefe da Organização Mundial da Saúde. "Ela tem potencial de pandemia porque está infectanto pessoas", disse Chan.

A nova cepa de gripe - uma mistura de vírus das gripes suína, humana e aviária, que matou até 68 pessoas entre 1.004 casos suspeitos no México e infectou oito pessoas nos Estados Unidos - ainda é pouco compreendida e a situação está evoluindo rapidamente, disse Chan em uma teleconferência.

Salvador (BA) - Obras em avenidas afetam trânsito na cidade.

Obras de recapeamento em algumas vias estão obstruindo o fluxo de veículos em Salvador, na tarde deste sábado (25). As informações foram passadas pela Transalvador.

Segundo o órgão, as operações de recondicionamento das pistas estão sendo realizadas nas avenidas ACM, Pinto de Aguiar, Otávio Mangabeira e na rua marginal à Avenida Paralela, nas proximidades de Narandiba.

Ainda de acordo com a Transalvador, catorze acidentes foram registrados, nas últimas 24h, na capital baiana. Quatro pessoas ficaram feridas em decorrência destes acidentes.

Ministra Dilma faz tratamento contra câncer linfático.

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), de 61 anos, informou neste sábado (25) que retirou um tumor de 2 cm em sua axila esquerda. Segundo seus médicos, o tumor era um linfoma, um câncer do sistema linfático (parte do sistema de defesa do organismo). Ele foi retirado para ser avaliado e, de acordo com a equipe médica, exames posteriores detectaram que ele era o único foco da doença no organismo.

Dilma deu entrevista com seus médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff e Yana Novis na tarde deste sábado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

Segundo os médicos, Dilma deve passar agora por quatro meses de quimioterapia preventiva para evitar o surgimento de novos nódulos. Para facilitar a administração dos medicamentos nesse período, ela passou por uma cirurgia de implantação de um cateter embaixo do braço direito.

Dilma Rousseff é considerada o principal nome do PT para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. Em 15 de abril, em entrevista à Rádio Globo, Lula disse: "Fazer minha sucessão é uma tarefa gigantesca. Todo mundo sabe que tenho intenção de fazer com que Dilma seja candidata do PT e dos partidos, mas se ela vai ganhar vai depender de cada brasileiro"

No entanto, a ministra não quis comentar o impacto do tratamento em uma eventual campanha eleitoral no próximo ano.

Apesar da quimioterapia, Dilma afirmou que não vai reduzir nem diminuir suas atividades. "Vou manter minha atividade como ministra no mesmo ritmo. Esse tratamento não implica que eu tenha que me retrair ao deixar de comparecer à minha atividade. Acredito que até vai ser um fator para me impulsionar. Na vida, a gente enfrenta desafios. Esse é mais um desafio", disse.

Política - TRE do Maranhão recebe três ações contra Roseana.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão recebeu três Recursos contra Expedição de Diploma contra a governadora Roseana Sarney (PMDB), que tomou posse no último dia 17, após a cassação do governador eleito, Jackson Lago (PDT). As informações foram repassadas pela assessoria do TRE-MA.
As ações pedem a cassação do diploma de Roseana e, segundo o TRE, ainda não foram distribuídas aos relatores. De acordo o advogado que defende a governadora, Heli Dourado, todos foram protocolados na quarta-feira (22).

O TRE informou que um dos processos é de autoria de Jackson Lago e da Frente de Libertação do Maranhão. Outro foi protocolado pelo PSB, PSDB e PT. E o último foi impetrado por Aderson Lago, que disputou as eleições e teve 3,4% dos votos no primeiro turno das eleições.

PSDB, PSB e PT alegam que Roseana cometeu irregularidades durante a campanha de 2006. As legendas acusam Roseana de uso da máquina pública e de infidelidade partidária. De acordo com os três partidos, ela aproveitou da sua posição na época de membro da base de apoio do governo no Senado Federal para levar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um de seus comícios às vésperas do segundo turno das eleições.

Outra suposta evidência de que a governadora teria usado a máquina pública foi o empenho em acelerar convênios federais com prefeituras maranhenses em período eleitoral. A oposição ainda argumenta que Roseana trocou de legenda após o pleito estadual, deixando o então PFL (atual DEM) e aderindo ao PMDB após a sua derrota nas eleições de 2006. A defesa dos partidos alega que a governadora teria incorrido em infidelidade partidária, uma vez que assumiu o governo com votos obtidos quando fazia parte de outra legenda.

Vitória (ES) - Mulher devolve dinheiro encontrado na rua.

Uma mulher achou na rua, em Vitória, duas carteiras e uma bolsa contendo pouco mais de 530 euros, além de R$ 600, alguns dólares, cartões de crédito e documentos pessoais, na sexta-feira (24). Ela procurou a polícia para devolver tudo.

Alzinete Ferreira contou que encontrou os objetos pouco depois de sair do trabalho, quando parou o carro em um congestionamento. “Eu percebi que ao lado da porta estavam jogadas duas carteiras e uma bolsa preta. Quando eu abri a bolsa, vi que tinha dinheiro. Então, eu tinha que entregar aquilo da melhor forma possível”, disse.

Segundo a polícia, as carteiras e a bolsa estavam perto de um ponto de ônibus. O material havia sido roubado de uma comerciante na manhã de sexta-feira.
A comerciante conheceu Alzinete na delegacia e agradeceu pela devolução do dinheiro e dos documentos. “Eu fiquei emocionada por entregar uma coisa que não é minha”, disse Alzinete.

País começa hoje a vacinar idosos contra gripe.

Começa neste sábado (25), a 11ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe. A mobilização, que contará com 241 mil agentes de saúde, 27 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais) e 21 milhões de doses da vacina, vai até 8 de maio, em todo o país. A campanha pretende vacinar 80% da população com 60 anos ou mais e também tem como foco toda a população indígena acima de seis meses.

De acordo com o Ministério, a vacinação contra gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade na população idosa. A vacina contra a gripe é gratuita e está disponível em cerca de 65 mil postos de vacinação, entre eles postos de saúde e hospitais em todo o país.

Idosos que moram em regiões isoladas ou pessoas com dificuldade de locomoção devem procurar a secretaria de Saúde do seu município para se informar sobre como ter acesso à imunização. O Ministério afirma que cada secretaria determina os locais dos postos de vacinação e seu horário de funcionamento.

Vale lembrar que a política de vacinação contra a gripe atualmente adotada pelo Ministério da Saúde é direcionada para os grupos de maior risco de desenvolver as formas graves e complicações da doença. Fora do período da campanha, no entanto, a vacina está disponível gratuitamente para pacientes dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Maceió (AL) - Bebê de 3 meses sobrevive após ser arrastado por carro.

Um bebê de 3 meses sobreviveu após ser arrastado por cerca de 400 metros em Maceió, na noite desta quinta-feira (23). O menino ficou preso na cadeirinha em que era transportado pela mãe. A criança sofreu escoriações no braço e na perna esquerda, passou por tomografia e foi liberada na manhã desta sexta-feira (24) da Santa Casa de Misericórdia da capital alagoana.

Segundo informações da polícia, a mãe se preparava para sair de casa com o filho quando foi abordada por três rapazes, que pediram o carro dela. Ela ainda tentou tirar o filho com a cadeirinha, mas não teve tempo. Um dos criminosos, que assumiu o volante, acelerou o veículo e a criança ficou pendurada do lado de fora.

De acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Social de Alagoas o carro foi roubado no Bairro da Ponta Verde e foi abandonado no Bairro Trapiche, na avenida da orla da capital. A cadeirinha com o bebê foi arrastada pela parte de baixo da porta do lado esquerdo do veículo.

O pediatra Oscar de Andrade, que cuidou da criança, disse que a estrutura da cadeirinha pode ter evitado que o bebê sofresse maiores lesões.
A secretaria informou que o caso será investigado pela Delegacia de Roubos e Furtos de Maceió e o delegado responsável ainda não marcou o depoimento da mãe do bebê.

A polícia ainda tenta identificar os assaltantes que abordaram a mãe do menino. Não há confirmação ainda sobre a existência de imagens registradas por câmeras de circuito de segurança de prédios residênciais ou comerciais.

Os equipamentos poderiam ter gravado imagens no trajeto em que a criança foi arrastada e facilitar a prisão dos responsáveis. Eles abandonaram o bebê com a cadeirinha em uma calçada após serem avisados por motoristas que a criança estava sendo arrastada do lado de fora do veículo.

Últimas da Tv - Band é acusada de copiar formato de programa.

A produtora Medialand acusa a Band e a Cuatro Cabezas de plagiar um formato deles e usá-lo no E24.O E24 é produzido, na Argentina, pela Cuatro Cabezas desde 2003, mas a Medialand afirma que os moldes da atração, que mostra os bastidores dos pronto-socorros, é somente dela no Brasil.

A diretora da Medialand, Carla Albuquerque, diz que registrou, com o nome Emergência 24 horas, o mesmo formato do E24, e que entregou em janeiro de 2009 um piloto para a Band.Elisabetta Zenatti, diretora artística da Band, defendeu a emissora:

- A gente fechou com a Cuatro Cabezas e começou a pré-produção em outubro do ano passado, antes de sermos procurados pela Medialand, declarou para a Folha de S. Paulo.

Salvador (BA) - Capital ganha novo shopping na próxima terça.

A capital baiana ganha mais um shopping na próxima terça-feira (28). Com área de 120 mil metros quadrados, o Shopping Paralela abriga 350 lojas. Dentre elas estão dez megastores, um multiplex com seis salas de cinema, e 2400 vagas para estacionamento.

O empreendimento é responsável pela geração de 4 mil novos postos de trabalho em Salvador. Segundo o departamento de Marketing do shopping, todas as vagas de emprego do novo empreendimento já foram preenchidas, mas os interessados podem se cadastrar no SIMM, que matém parceria com o shopping, para furturas oportunidades.

Professores fazem paralização de 24 horas.

O fim de semana começou mais cedo para a maioria dos alunos das escolas públicas. Os professores decidiram fazer uma paralisação de 24 horas para reivindicar, entre outros pontos, o cumprimento do piso salarial aprovado no ano passado.

Os professores querem o cumprimento da Lei Federal que em junho do ano passado unificou o piso salarial do magistério no valor de R$ 950. Com a correção anual, prevista em lei, o piso que já deveria estar sendo pago desde janeiro é no valor de R$ 1.142.

A categoria espera chamar a atenção dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Os professores cobram o julgamento da ação movida por governadores de cinco estados que impede que 1/3 da carga horária do professor seja usada fora da sala, no preparo das aulas e projetos, além da busca de qualificação.

Itabuna (BA) - Operário da emasa morre soterrado.

O operário Rosivaldo de Jesus Santana, 38 anos, funcionário da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), morreu ontem a tarde, quando trabalhava no conserto de um cano do sistema de abastecimento na Avenida Manoel Chaves, imediações da fábrica da Kildare.

Rosivaldo e mais quatro operários estavam dentro de um buraco aberto na rua para a realização do serviço, quando uma encosta cedeu. Além da vítima, também ficou soterrado Nilson Vieira, que foi levado consciente para o Hospital Calixto Midlej Filho. O atendimento foi prestado pelo Corpo de Bombeiros e Samu 192.

Pimenta na Muqueca.

Ford tem prejuízo de US$ 1,4 bilhão no primeiro trimestre.

A Ford divulgou nesta sexta-feira (24) que teve no primeiro trimestre um prejuízo menor que o esperado. A companhia norte-americana registrou perda líquida de US$ 1,4 bilhão no primeiro trimestre do ano, contra um lucro de US$ 70 milhões há um ano, mas reafirmou seu objetivo em conseguir o equilíbrio ou dar rentabilidade em 2011, sem buscar empréstimos do governo norte-americano.

A montadora também divulgou que consumiu na divisão automotiva US$ 3,7 bilhõesem recursos no trimestre passado, queda acentuada ante o segundo semestre do ano passado. A empresa encerrou março com US$ 21,3 bilhões em caixa.

A Ford ainda não recorreu à ajuda do governo dos Estados Unidos, se distanciando de General Motors e Chrysler, que estão operando graças a empréstimos federais de US$ 17,4 bilhões e que buscam mais recursos para evitar processos de recuperação judicial.
Em 2008, a Ford sofreu prejuízo de US$ 14,7 bilhões, recorde para a empresa. Nos últimos três anos as perdas acumuladas somam cerca de US$ 30 bilhões.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Política - Berzoini anuncia ação contra propaganda alarmista e mentirosa do PPS na TV.

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), repudiou nesta quinta-feira (23) o boato que vem sendo espalhado pelo PPS, em inserções na televisão e no rádio, de que o governo Lula vai mexer na caderneta de poupança, como fez o governo Collor em 1990, confiscando depósitos. “Ao manipular informações com o objetivo de alarmar as pessoas, o PPS age como uma sublegenda dos neoliberais tucanos e a serviço do governador de São Paulo, José Serra.

O PPS utiliza de forma indevida o horário partidário no rádio e televisão para espalhar o pânico”, disse Berzoini.A assessoria jurídica do PT vai encaminhar um questionamento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as inserções do PPS. “A utilização do horário eleitoral de modo indevido prejudica uma conquista democrática. É inadmissível que o PPS utilize o espaço reservado aos partidos como está fazendo, manipulando informações”, disse o presidente do PT.

Segundo ele, o PPS, sob a gestão do ex-senador Roberto Freire (PE) está “cada vez mais alinhado à direita brasileira, servindo de instrumento de ataque a um governo de enorme popularidade, especialmente em Pernambuco”, de onde é o dirigente do PPS.

Berzoini também estranhou o fato de Freire ser conselheiro da Sabesp (empresa de saneamento do estado de São Paulo), “sem ter nenhuma relação histórica com a empresa ou o próprio estado”.

Constituição

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) aconselhou aos membros do PPS lerem a Constituição Federal que, no artigo 62, parágrafo primeiro, inciso II, proíbe claramente qualquer tipo de confisco financeiro, como fez o Governo Collor em 1990. “Por má-fé, o PPS , no afã de se mostrar simpático ao governador José Serra (possível candidato tucano à presidência da República em 2010) está propagando uma calúnia”.

Ele observou que a propaganda do PPS é feita pelo deputado Raul Jungmann (PPS-PE), que “está agindo como um ventríloquo tucano. É uma enorme irresponsabilidade espalhar um boato que mexe com todos os brasileiros.” Para Ferro, o PPS também é agremiação que age como instrumento do PSDB, com o qual atua como sublegenda.

O deputado EduardoValverde (PT-RO) analisa que o boato espalhado faz “terrorismo com a população brasileira”, ao incutir na mente das pessoas que poderia haver “um sequestro da poupança, como fez o governo Collor. Ele também frisou que a Constituição brasileira é clara na proibição a este tipo de medida.

“Podemos tranquilizar a população de que o presidente Lula não vai mudar as regras da poupança para causar prejuízos aos pequenos poupadores”, disse Valverde.

Partido dos Trabalhadores - Diretório Nacional.

Total de celulares no Brasil chega a 153,67 milhões.

O total de celulares no Brasil chegou a 153,67 milhões no mês passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (23) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
No mês de março, foram vendidos 1,3 milhão de novos celulares, o que representa um crescimento de 0,86% sobre os dados gerais da telefonia móvel de fevereiro. Deste total, 81,61% são pré-pagos e a outra parte está na modalidade pós-paga. Segundo a Anatel, no primeiro trimestre do ano, 3 milhões de novas linhas foram habilitadas. Esse desempenho ficou abaixo dos números do setor no mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 4,8 milhões de novos celulares.

A proporção entre o total de celulares e a população brasileira manteve o crescimento dos últimos anos. Em março foi verificado um índice de 80,56 celulares em cada grupo de 100 habitantes. No Distrito Federal, que lidera o ranking da chamada teledensidade, há aproximadamente um celular e meio por habitante. O Rio de Janeiro aparece com 98,33% de teledensidade e São Paulo, com 95,25%.

A Vivo segue na liderança entre as operadoras com maior número de clientes, com 29,7% do mercado. Em segundo lugar está a Claro, com 25,76%, seguida da TIM, com 23,5%. A Oi e Brasil Telecom juntas aparecem em quarto lugar com 20,67% de participação. A tecnologia GSM é a mais usada, segundo a Anatel, e está presente em 88,98% dos celulares. A terceira geração da telefonia celular (3G), que estreou no ano passado, já tem 1,23 milhão de usuários no País.

Rio de Janeiro (RJ) - Apreendidos balões no dia de São Jorge.

Dois balões foram apreendidos e oito pessoas presas em diferentes pontos da cidade na manhã desta quinta-feira (23), dia de São Jorge.

O balão apreendido no Campo do Gradin, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, com cerca de 25 metros de comprimento, estava sendo solto quando a polícia chegou.

Segundo o delegado Fernando Reis, 30 pessoas chegaram a ser detidas no local, mas apenas cinco pessoas foram presas e levadas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em São Cristóvão, na Zona Norte. Reis explica que a região já estava sendo monitorada havia algum tempo.

Na Praia de Tubiacanga, na Ilha do Governador, a polícia apreendeu um outro balão com cerca de 10 metros no momento em que ele estava sendo solto. Três pessoas foram presas e levadas, junto com o balão, para a 37ª DP (Ilha do Governador).
Segundo a polícia, que chegou ao local após receber uma denúncia anônima, o balão tinha uma cangalha com fogueteiro e estava com a foto de São Jorge.

Além dos dois balões apreendidos, mais dois balões foram flagrados nesta manhã. Um deles sobrevoava o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Apesar do risco para o espaço aéreo, ele acabou caindo na água, na Baía de Guanabara. O outro voava sobre a Baía de Guanabara.

Lula diz que ministros do STF devem discutir 'nos autos' e não 'pela imprensa'.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta (23), em Buenos Aires (Argentina), que a discussão entre os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, não representa "crise institucional", mas, para ele, as divergências entre os dois não deveriam ter sido expostas pela imprensa. "Eu creio que, quando temos determinadas funções, é importante que a gente diga tudo o que quiser nos autos do processo e que não se fique dizendo pela imprensa", declarou, em resposta à pergunta de um jornalista, durante entrevista conjunta com a presidente argentina, Cristina Kirchner.

Lula, porém, ressalvou que a observação é um "pensamento de leigo e não de magistrado". De acordo com o presidente, se não ocorressem desentendimentos, não haveria futebol. "Se fosse assim, não existiria mais futebol porque tem sempre briga. A única coisa que acho é que se, esse tipo de briga, assistido por toda a sociedade brasileira, ajuda a sociedade, a democracia, muito bem", afirmou.

Salvador (BA) - PM empurra aluno em protesto e cria confusão no Stiep.

Alunos de uma escola estadual no bairro do Stiep, em Salvador, fizeram um protesto, na manhã desta quarta-feira (23), contra a falta de professores. A cena tem sido comum nas últimas semanas em Salvador. Só que hoje teve um agravante. Um dos alunos acabou sendo agredido por um policial militar e depois levado numa viatura, acusado de desacato.

Os alunos fecharam a rua Adelaide Fernandes da Costa, em frente ao Colégio Estadual Thales de Azevedo, no bairro do Stiep. Eles levaram faixas e cartazes para protestar contra a falta de professores e a infraestrutura do colégio.
‘Quando chove, lá fica tudo molhado. Alaga tudo e a gente precisa usar sombrinha no colégio. A quadra está um desastre, tudo caindo, não tem mais segurança. Fora isso, qualquer pessoa pode entrar no colégio por trás’, denuncia a estudante Marília Gabriela.

‘Sem professor de português para o 3º ano, sem professor de biologia, sem professor de química. Professor de redação também falta’, relata o estudante Marcos Vinícius.
O aluno Vinícius Santos, que está se preparando para o vestibular, acha que vai ser prejudicado. ‘A gente está sentindo muita falta de professor de português porque o vestibular está chegando. Estamos assim desde o início do ano, ainda não teve aula’, afirma o jovem.

A direção da escola disse que não tinha autorização para gravar entrevista, mas professores confirmaram o problema. ‘Está sem coordenador, sem professor. Quer dizer, os alunos de terceiro ano, principalmente, sem aula das matérias para se preparar para o vestibular. Eles estão fazendo essa paralisação hoje, reivindicando melhorias e a qualidade de ensino deles’, confirma a professora Ana Cláudia Moreira.

Sobe para 30 mil o número de desabrigados no Maranhão.

Subiu para 30 mil o número de desabrigados nas enchentes no Maranhão, onde chove forte há cerca de duas semanas. A situação é crítica nas cidades banhadas pelo rio Mearim, que está quase dez metros acima do normal. O nível da água não para de subir e muitas famílias estão vivendo em abrigos, mas alguns moradores insistem em permanecer nas casas alagadas.

Moradores preferem erguer os móveis e eletrodomésticos a sair dos imóveis. A maioria teme que alguém entre na casa e leve os poucos móveis e eletrodomésticos. “Se chover muito a gente dá um jeito para sair, nem que seja pelo telhado”, diz Raimundo Nonato, lavrador.

Comerciantes usam as prateleiras mais altas para armazenar os produtos.

O risco de contaminação é grande. Equipes de saúde estão visitando abrigos e as casas dos ribeirinhos para diagnosticar as doenças. Cestas básicas e colchões estão sendo transportados de São Luís até os alojamentos nas regiões afetadas.

A Defesa Civil informou, nesta quinta-feira (23), que pode recorrer à polícia para remover quem insiste em continuar em áreas alagadas.

Política - Itabuna (BA): Vereadores já cogitam pedir o afastamento do prefeito.

Prefeito de Itabuna: Capitão Azevedo (DEM).

O Secretário de administração de Itabuna, Sargento Gilson, esteve na tarde desta quarta-feira na câmara de vereadores, o objetivo dele era tentar solucionar o problema entre a câmara e a prefeitura.Porém, o mesmo não obteve êxito, pois o Secretário de Finanças, Carlos Magno Burgos, está irredutível em relação a redução do valor do repasse da câmara.

Os vereadores vão aguardar mais um pouco, mas se o problema não for solucionado, eles vão pedir o afastamento do prefeito Capitão Azevedo (DEM). Na segunda-feira (20), a Prefeitura repassou o duodécimo para a Câmara, faltando quase R$ 130 mil. De acordo com a Constituição Federal, constitui crime de responsabilidade do prefeito o repasse a menor. A irregularidade pode implicar na cassação do prefeito.

O vereador Roberto de Souza (PR) afirmou que tentaria uma solução junto ao governo. “Caso isso não se resolva, vou coletar assinaturas para que seja pedido o afastamento do prefeito”, declarou. Pelo menos 10 dos 13 veredores já disseram que subscrevem o pedido.

Políticos do Sul da Bahia, Pimenta na Muqueca.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Governo antecipa R$ 1 bilhão do Fundeb a estados e municípios.

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (22) a antecipação dos repasses da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) a nove estados brasileiros e seus municípios. Com a medida, os estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí e seus municípios receberão R$ 1,06 bilhão a mais entre os meses de abril e julho de 2009.

Sem a antecipação, os estados, e municípios contemplados, receberiam R$ 1,66 bilhão em repasses da complementação do Fundeb entre abril e julho deste ano. Após a alteração no cronograma, passarão a receber R$ 2,72 bilhões neste período. Após julho, entretanto, estes estados receberão menos do que previsto anteriormente. O volume total de repasses da complementação ao Fundeb foi mantido em R$ 5,07 bilhões para este ano pelo governo federal.

O Ministério da Fazenda informou que o objetivo da medida é reduzir os efeitos da queda dos repasses dos fundos de participação dos estados e municípios verificada no primeiro trimestre deste ano. A queda dos repasses do governo aos estados e municípios, por meio do chamado "fundo de participação", tem acontecido em 2009 por conta da crise financeira internacional - que tem diminuído o nível de atividade, e, com isso, gerado uma queda na arrecadação de impostos do Tesouro Nacional.

Essa é a terceira medida anunciada recentemente pelo governo para proporcionar mais recursos aos municípios e estados. Neste mês, já foi anunciada a edição de uma Medida Provisória para repor R$ 1 bilhão aos municípios e o crédito de até R$ 4 bilhões, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos do FAT, para os estados.

Lula assina na semana que vem decreto que padroniza certidões de nascimento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar no começo da semana que vem um decreto que determina a padronização das certidões de nascimento em todo o país. De acordo com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), os novos documentos terão um modelo padrão e matrícula unificada.

Além de tornar mais seguro os registros de nascimento, o decreto tem como objetivo diminuir a quantidade de crianças nascidas no país que não são registradas. Dados da SEDH mostram que atualmente 12,2% dos nascidos no Brasil não têm a certidão.


Segundo o assessor da SEDH Wellington Pantaleão, os índices são ainda mais preocupantes em estados da região Norte e Nordeste. Em Roraima, por exemplo, 40,1% dos nascidos em 2007 não teriam sido registrados, enquanto no Amapá, o percentual chegou a 33,3%.

Pantaleão explicou que a meta do governo é cruzar os dados da Declaração de Nascido Vivo (DNV) com os registros de certidão de nascimento para mapear os locais onde há maior concentração dos chamados sub-registros.

Ilhéus (BA) - Termina rebelião em Ilhéus. Reféns são libertados.

Terminou na tarde desta quarta-feira (22), por volta das 17h, a rebelião no Presídio Advogado Ariston Cardoso, em Ilhéus. Após negociações com os internos, os três agentes penitenciários que eram mantidos reféns desde a terça-feira (21) foram libertados.

A rebelião começou ontem quando os internos fizeram cinco agentes penitenciários reféns. Após as primeiras negociações, dois dos agentes foram libertados.

Na manhã de hoje, o superintendente em exercício de Assuntos Penais da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Isidoro Orge, e o Juiz Corregedor do Tribunal de Justiça, Cláudio Daltro, viajaram para o local a fim de acompanhar de perto o andamento das negociações que resultaram na libertação dos três outros reféns.

Salvador (BA) - Mulher de 91 anos é atingida por galho de árvore.

O galho de uma árvore caiu e atingiu uma idosa de 91 anos, na manhã desta quarta-feira (22), no bairro do Canela, em Salvador. Gertrudes Pereira foi atingida quando passava nas proximidades da reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Embora estivesse em frente ao Hospital das Clínicas, a idosa não pôde ser atendida na unidade por não haver serviço de emergência no local. Ela esperou atendimento por cerca de 30 minutos e foi levada por uma equipe do Salvar até o Hospital Geral do Estado (HGE).

De acordo com os bombeiros, Gertrudes Pereira teve traumatismo craniano e escoriações nos membros inferiores. Segundo a assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a vítima permanece no HGE em estado grave.

Em nota, a direção do Hospital das Clínicas informou que todas as providências já foram tomadas com relação ao galho de uma árvore que caiu e atingiu a idosa. A poda das árvores já vem sendo feita periodicamente e, segundo a Prefeitura do Campos Universitário (PCU), as providências já foram tomadas para prevenir outros acidentes.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Celebridades - Ivete Sangalo confirma gravidez.

Acabou o mistério. Ivete Sangalo confirmou que está gravida do namorado, Daniel Cady, nesta terça-feira (21), durante o show do cantor italiano Andrea Bocelli, em São Paulo.
A cantora, que também se apresentou no evento gratuito, realizado no Parque da Independência, foi anunciada por Toquinho, que acabou por contar o segredo que Ivete vinha tentando manter, a fim de ter uma gestação mais tranquila.

“Agora vai entrar para cantar com vocês uma pessoa especial, aliás, uma não duas, ela e um bebezinho de quatro meses”, afirmou o cantor.
Ivete subiu ao palco e confirmou a notícia dada por Toquinho. “Poxa, era segredo, mas agora não é mais. É muito importante para mim estar aqui hoje, porque este show só tem famílias e agora eu vou formar a minha família”, anunciou a cantora.

Bom Jesus da Lapa (BA) - Empresário é procurado por sumiço de servidora pública.

A polícia da cidade de Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano, está a procura do empresário Wélio Barbosa dos Santos, conhecido como Bil. Ele é um dos suspeitos do desaparecimento da servidora pública Maria Isabel Cristina Pereira Benevides, 31 anos, que está grávida de quatro meses, e segundo amigos dela, o filho seria do empresário.

A outra pessoa acusada de envolvimento no sumiço da servidora, ocorrido há 15 dias, é a mulher de Wélio, a professora Valdirene Brito, que está presa. Ainda de acordo com os amigos, Maria Isabel estava sendo pressionada a interromper a gravidez, inclusive sendo ameaçada de morte.

Brasília comemora 49 anos.

A cidade de Brasília comemora 49 anos nesta terça-feira (21) com um dia cheio de atividades. Um dos principais cartões postais da cidade, a Esplanada dos Ministérios recebe a maior parte dos eventos, incluindo os principais shows da noite, com a apresentadora e cantora Xuxa Meneghel, a banda mineira Jota Quest e a cantora baiana Cláudia Leitte.

Segundo o governo do Distrito Federal, os gastos da administração com a festa são de R$ 10 milhões e a expectativa do governo é atrair mais de um milhão de pessoas para a comemoração do aniversário da capital federal.

Para atender o público da festa, o metrô será gratuito para a população durante todo o dia e as passagens de ônibus custarão R$ 1,00 (em dinheiro) para quem for para a Esplanada. O trânsito na via onde ficam os prédios principais dos ministérios será interrompido já nesta noite e os motoristas poderão estacionar nas ruas onde ficam os anexos.

Pela manhã, a partir das 7h, uma maratona, apresentações de futebol de areia e a terceira Cavalgada Brasil são as principais atrações. À tarde, exibições de motocross e shows de bandas gospel são os destaques. Os principais eventos acontecem pela noite. A banda mineira Jota Quest tem entrada prevista no palco principal às 18h30. Logo após às 20 horas é a vez da apresentadora e cantora Xuxa fazer o seu show. A dupla sertaneja Jorge e Mateus entrará em ação por volta das 22h e a cantora baiana Cláudia Leitte fecha a programação oficial com show marcado para começar às 23h30.

Itabuna (BA) - Motociclista bate em ônibus na BR-101 e morre.

Um mototaxista morreu em Itabuna depois de bater na lateral de um ônibus da empresa Rio Cachoeira. Rosalvo Cavalcante da Silva, 21 anos, perdeu o controle da moto na saída da cidade, pela BR-101, por volta das 18h de ontem (20/04).

Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado pro Hospital de Base mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Rosalvo ia passar o feriado de Tiradentes na fazenda do pai dele, na cidade de Buerarema. Chovia muito na hora do acidente.

Indiano ostenta pelos de 25 centímetros nas orelhas.

O comerciante indiano Radhakant Bajpai bateu o recorde mundial de pelos na orelha em 2003. Na época, os tufos tinham 13,2 centímetros. Ele continuou cultivando o topete auricular e hoje atingiu impressionantes 25 centímetros.

Enquanto aguarda auditoria do Guinness para validar sua nova marca, Radhakant, de 58 anos, lava (com xampu de ervas) e penteia a orelha com todo o cuidado do mundo.

Ele cultiva os pelos desde os 18 anos de idade por considerá-los um sinal de sorte e prosperidade. Sua mulher já teria feito inúmeros pedidos para dar um fim nisso.

Carro roubado no Espírito Santo é encontrado no Mato Grosso do Sul.

Um carro roubado no Espírito Santo foi encontrado na cidade de São Gabriel do Oeste, Mato Grosso do Sul no último sábado (18). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o veículo modelo GM Meriva, placas MQI 4754, portava as placas frias MRY 5168 e estava com o chassi adulterado.

O roubo ocorreu em março de 2009 no Espírito Santo. O condutor levaria o veículo para Rodônia, quando foi interceptado por agentes da PRF. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste.

Itabela (BA) - Ex-mulher é suspeita da morte de vereador.

O vereador Clébio Gonçalves Vieira, 24 anos, que cumpria seu primeiro mandato em Itabela, foi assassinado com uma facada no peito segundo o site RADAR 64, às 19h30min desta segunda-feira (20), dentro de casa, na Rua Uruguaiana, no centro da cidade. O parlamentar, segundo os médicos, já deu entrada no Hospital sem os sinais vitais.

O Tenente Jozival Silva, da Polícia Militar local, já tem um suspeito para o crime. De acordo com ele, trata-se da mulher de Clébio, de prenome Janaína, que está sendo procurada. Os dois, ainda de acordo com o militar, estavam separados há uma semana.

Clébio foi visitar a ex-mulher, com quem tem dois filhos menores, o que teria despertado a fúria de Janaína. “Quando chegou em casa, Clébio encontrou Janaína. Houve uma discussão, que culminou com a morte do vereador”, disse o policial.

Clébio foi eleito pelo PP, com 327 votos, na coligação do ex-prefeito Júnior Dapé. Ele tinha forte ligação com o esporte amador do município. O cargo deve ser assumido pelo primeiro suplente da coligação, o comerciante José Amaro Gomes Roseira, 60 anos, também do PP, que obteve 304 votos na disputa.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Roseana dá posse a 29 secretários de governo no Maranhão.

A nova governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), anunciou nesta segunda-feira (20) 29 nomes de sua equipe de governo. Ela tomou posse na sexta (17) como governadora, após a Justiça Eleitoral confirmar a cassação de Jackson Lago (PDT), que se recusou em deixar a residência oficial do governo até o sábado (18). Segundo o secretário de comunicação, Sérgio Macedo, Roseana reduziu de 42 para 30 secretarias - entre os nomes anunciados nesta segunda, a Polícia Militar não é secretaria, mas o comandante da pasta tem status de secretário.

Ainda não foram definidos os titulares das pastas de Agricultura e Desenvolvimento Agrário.
Entre os integrantes do governo, estão deputados federais, estaduais, o ex-prefeito de São Luís Tadeu Palácio (PDT) e o ex-senador Francisco Escórcio (PMDB).

Salvador (BA) - Acusado de assassinato é preso.

A Polícia Federal confirmou a prisão do fugitivo Markson Monteiro de Oliveira, também conhecido como Marcos Gomes. Ele é acusado do assassinato de um vaqueiro em Ibicaraí, em 2006. Marcos Gomes deve permanecer custodiado na sede da PF em Salvador até a quarta-feira (22). Ele é filho do ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes.

A prisão ocorreu na manhã desta segunda-feira. Marcos Gomes tinha prisão preventiva decretada pela Vara Criminal de Ibicaraí pelo assassinato do vaqueiro Alexsandro Honorato de Souza, no dia 2 de dezembro de 2006, na fazenda Haras Redenção.

De acordo com um agente do DPF -Ilhéus, a prisão ocorreu após diversas diligências para localizar seu paradeiro. Ele foi encontrado numa residência no bairro da Pituba, em Salvador, onde recebeu a voz de prisão. A casa pode ser sua residência, ou de alguém que o estivesse dando cobertura, acreditam os policiais federais, o que será investigado.

Marcos Gomes foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, na capital baiana, enquanto aguarda transferência para o DPF - Ilhéus, onde será interrogado e posteriormente encaminhado para alguma unidade prisional na região.

Pimenta na Muqueca.

Resultado da Enquete - Você gostou da rádio fm no blog?

Sim :
██████████ 95%

Não:
5%

Jequié (BA) - Epidemia de Dengue pode cancelar São João.

O Ministério Público (MP) instaurou inquérito civil para apurar as responsabilidades sobre a epidemia de Dengue em Jequié, na região Sudoeste. Os festejos de São João na cidade também estão ameaçados, por causa da doença, que não para de fazer vítimas.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, nos três primeiros meses deste ano foram notificados mais de 8,8 mil casos de Dengue no município. Oito mortes foram confirmadas. É o maior índice de proliferação da doença registrado na Bahia.

O MP pretende investigar possíveis falhas no Programa de Prevenção à Dengue, em Jequié, desde o ano de 2007. Durante as investigações, a Promotoria deve ouvir representantes da Secretaria de Saúde do Estado e da Secretaria de Saúde do Município.
“Ao final do inquérito se ficar comprovada a responsabilidade por ato de improbidade de qualquer agente público, eles serão responsabilizados civilmente”, declara o promotor de justiça Maurício Pessoa.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Jequié, todas as ações para o controle da Dengue no município estão sendo tomadas. A secretária Stela Souza aprova a iniciativa do Ministério Público. Para ela, se existe falha em algum procedimento, é necessário que se apure quem são os responsáveis.

A própria Secretaria vem realizando uma investigação interna. O inquérito administrativo foi instaurado no mês de fevereiro e prevê uma análise detalhada das ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde entre os anos de 2008 e 2009.

“Se houver ações que não foram feitas como deveriam ser feitas, com certeza elas aparecerão. Até porque temos um inquérito na Promotoria e na Secretaria Municipal de Saúde e temos a colaboração da universidade”, afirma Stela Souza.

Rio sobe cinco metros em dois dias no Maranhão.

O Rio Mearim subiu cinco metros em dois dias e alagou ruas em duas cidades do Maranhão: Pedreiras e Trizidela do Vale. A canoa serviu como transporte de emergência no meio do caos. Móveis das casas, como guarda-roupa, foram transportados às pressas. E as crianças foram junto com a mudança.

Famílias aflitas tiveram que fugir às pressas para escapar da enchente e salvar a mobília. "É triste olhar nossas coisas dentro d’água, sem poder salvar. Lá ficou televisão, geladeira, cama, armário, ficou tudo", lamenta a dona de casa Deusimar Campelo.

A enchente deixou bairros inteiros embaixo d’água. Muitas famílias ficaram isoladas à espera de socorro. Mulheres e crianças tiveram que desafiar os riscos, com a água pela cintura. Prédios públicos estão sendo usados como abrigo.

Política - Bahia: Geraldo e Juçara fazem reivindicações a Wagner.

O governador Jaques Wagner participou na última quinta-feira de uma audiência com o deputado federal Geraldo Simões e o deputado estadual Jota Carlos, que estiveram acompanhados de prefeitos sul-baianos e da ex-candidata a prefeita de Itabuna, Juçara Feitosa.

Durante o encontro, que aconteceu no gabinete de Wagner, foram entregues reivindicações para obras, investimentos em saúde e educação e ampliação de programas sociais. Juçara Feitosa fez questão de agradecer ao governador pelas ações de combate à dengue em Itabuna, que resultaram na redução do número de óbitos e dos casos da doença. Entre esses investimentos estão a liberação de recursos para o Hospital de Base e Santa Casa, a contratação de médicos, instalação de postos de atendimento na 7ª. Dires e no Hospital São Lucas e a doação de remédios e equipamentos.

Além de agradecer a Wagner pela atuação na área de saúde, ela aproveitou a audiência para fazer reivindicações para beneficiar a população itabunense. Juçara Feitosa solicitou ao governador a liberação de recursos para a construção de casas populares, que além de reduzir o déficit de moradias no município também gera empregos e movimenta a economia; a realização de obras de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação no bairro Jorge Amado, que vai atender cerca de 7 mil pessoas; e a implantação do Pólo Têxtil, com a atração de indústrias para a cidade.

“Também pedimos a Wagner que agilize a implantação do Instituto de Educação Tecnológica, o Infet, que vai proporcionar a capacitação dos nossos jovens”, disse Juçara, que qualificou a audiência com Jaques Wagner bastante proveitosa. “O governador garantiu que esse é o ano do trabalho e disse que Itabuna e o Sul da Bahia serão contemplados com obras importantes”, ressaltou.

O deputado federal Geraldo Simões destacou que “Jaques Wagner vem realizando um excelente Governo e com o apoio do presidente Lula busca atender as reivindicações de deputados, prefeitos e lideranças regionais”. “Vamos continuar atuando como porta-voz dos prefeitos baianos junto à Lula e Wagner, contribuindo para a melhoria das condições de vida da população”, finalizou o parlamentar.

Políticos do Sul da Bahia.

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524