quinta-feira, 7 de maio de 2009

Região Sul registra temperaturas perto de 0ºC.

Santa Catarina teve, nesta quinta-feira (7), a manhã mais fria do ano em dois municípios. Os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 0,2ºC em Caçador e 4,8ºC em São Joaquim, entre 6h e 7h.
No Paraná, um município também registrou a temperatura mais baixa de 2009. Segundo o Inmet, os moradores de General Carneiro enfrentaram, no início da manhã, um frio de -1ºC.

Segundo Gil Russo, meteorologista do Inmet, a manhã fria nos dois estados foi resultado da ação de uma massa polar vinda do sul do continente. “Esta massa faz a temperatura baixar nas regiões por onde passa, mas principalmente nas regiões de serra.”

O meteorologista explicou que a massa de ar seco que está na região também colaborou para as baixas temperaturas. De acordo com ele, quando há menos umidade no ar, menos nuvens se formam. As nuvens funcionam como um isolante térmico impedindo que a radiação do sol, que atinge a superfície durante o dia, seja dissipada durante a noite, fazendo a temperatura baixar mais.
“É possível observar que as temperaturas mínimas ocorreram na parte sul de Santa Catarina, justamente onde está menos nublado”, afirma Russo.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524